No dia 13 de maio, as vezeiras de Vilar da Veiga e Rio Caldo voltam a subir à serra do Gerês, cumprindo uma tradição comunitária secular que, devido sobretudo ao esforço e persistência dos vezeiros, se repete ano após ano desde 1802. Este ano, e pela primeira vez, a vezeira de Rio Caldo associa-se à tradicional festa da subida da vezeira organizada pela Associação Lírio do Gerês, em colaboração com o município de Terras de Bouro e a Associação Gerês Viver Turismo.
Do programa, que tem início dia 9 de maio, constam diversas atividades relacionadas com a referida prática comunitária, nomeadamente, uma exposição subordinada ao tema das vezeiras, trilhos pedestres pelos currais usados no pastoreio, conferências com especialistas, tertúlias com anciãos, culminado com a subida das vezeiras, no dia 13 de maio, pelas 09h00, desde as pontes de Rio Caldo até à serra, passando pelo centro da Vila do Gerês.
Neste último dia, para além da passagem das vezeiras, os interessados poderão ainda fruir de uma mostra gastronómica promovida pelos hoteleiros locais, assistir à atuação do Rancho folclórico de Paradela, ao grupo Cantares do Minho de Amares e outros cantares ao desafio, não faltando ainda as tradicionais “chegas” de bois que atraem sempre multidões.
São cinco dias de atividades representativas da cultura das gentes serranas, onde não faltará muita animação, folclore, gastronomia e, especialmente, a possibilidade de participar numa prática comunitária secular que continua a persistir nos dias de hoje.
Fonte: Município, em 7-05-2012
Sem comentários:
Enviar um comentário