A ADERE Peneda Gerês, parceira do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca nos cinco projetos candidatados ao Prémio Ilídio Pinho, Ciência Na Escola, planificou e desenvolveu um conjunto de atividades de educação ambiental, através das quais, de forma simples e participativa, os alunos puderam (re)conhecer a importância da flora e da fauna para a preservação da biodiversidade, a importância da floresta na manutenção das atividades económicas, identificaram algumas das espécies arbóreas mais importantes do território, perceberam a importância do uso múltiplo da floresta, participaram em pequenas ações de limpeza da floresta e usufruíram de um espaço natural, no qual puderam aprender, brincando e experimentando.
Estas atividades, com diferentes níveis de dificuldade, foram desenvolvidas com os alunos:
• do ensino pré-escolar, no âmbito do projeto “de mãos dadas com a Floresta” candidatado ao 1º escalão (ensino pré-escolar) do Prémio Fundação Ilídio Pinho, Ciência na Escola;
• do 1º ciclo, no âmbito do projeto “vamos assustar o fogo mau” candidatado ao 2º escalão
• do 2º ciclo, no âmbito do projeto “ A Chama da Nossa Floresta”, candidatado ao 3º escalão
Nos dias 13, 16 e 17 de Abril foram recebidos os alunos do ensino pré-escolar (Centro Escolar de S.Martinho de Crasto, Centro escolar de S.Miguel de Entre Ambos-os-Rios e Escola Sede, num total de 158 crianças);
No dia 18 de Abril foi realizada uma atividade, no Centro escolar de S.Miguel de Entre Ambos-os-Rios, com cerca de 30 alunos do 4º ano;
No dia 4 de Maio recebemos na Floresta de Experimentação duas turmas do 1º ciclo, que participaram numa animada conversa sobre as práticas tradicionais na gestão dos matos com 3 utentes do centro de dia de S.Miguel e com um biólogo convidado pela ADERE-PG. De seguida assistiram a uma demonstração da prática florestal “condução do giestal”, importante na prevenção dos fogos florestais e na gestão dos matos;
No dia 10 de Maio foi a vez dos alunos do 2º ciclo, uma turma de 28 alunos, se deslocar à floresta de experimentação e desenvolver uma atividade prática relacionada com a problemática dos fogos florestais, meios de prevenção e combate. No final foram analisadas as estratégias usadas pelos participantes para a prevenção e combate ao fogo tendo os alunos trocado ideias e opiniões sobre as vantagens da prevenção, dificuldades no combate e rescaldo, etc.
No dia 11 de Maio, algumas das crianças do ensino pré-escolar voltaram à floresta de experimentação para, com o apoio da equipa de sapadores florestais procederem à plantação de árvores e limpeza da área florestal.
Nesse dia realizaram-se também as atividades com os alunos do 1º ciclo, que consistiram numa caminhada pelo Trilho interpretativo de S.Miguel, na realização de um jogo pedagógico na floresta de experimentação e de um jogo pedagógico no parque de campismo de S.Miguel de Entre Ambos os Rios, onde depois os alunos confraternizaram com pais e professores, à volta do “fogo bom”.
Fonte: ADERE Peneda-Gerês, em 28-05-2012
Sem comentários:
Enviar um comentário