Deu-nos a impressão de que a Lua estava um pouco maior e mais brilhante nesta noite de sábado, existe uma razão para isso. De facto, a Lua esteve especialmente perto da Terra e cheia. Por isso, durante o seu nascimento, o astro estava maior e mais brilhante.
De acordo com o «Público» “às 5h da madrugada de domingo a Lua vai estar no seu perigeu, no ponto da órbita mais próximo da Terra”, diz ao PÚBLICO Susana Ferreira, astrónoma do Observatório Astronómico de Lisboa. O facto de a aproximação coincidir com uma Lua cheia, torna o fenómeno mais espectacular.
No perigeu, a Lua fica a 363 mil quilómetros de distância, em média, da Terra. No apogeu, quando o astro está mais longe, fica a 405 mil quilómetros. Esta diferença faz com que amanhã a Lua esteja 14% maior e 30% mais brilhante.
Mas a altura melhor para observar esta diferença será umas horas antes, ainda no sábado, durante o nascer da Lua, às 20h09, quando esta parece sempre maior.
O Observatório Astronómico de Lisboa não vai fazer nenhuma actividade de observação devido à nebulosidade anunciada para sábado.
Mas haverá mais oportunidades. Segundo Susana Ferreira, o fenómeno é cíclico. A última vez que aconteceu foi a 19 de Março de 2011 e as próximas oportunidades para se observar uma Lua tão grande serão a 19 de Março de 2013 e a 10 de Agosto de 2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário