sexta-feira, 18 de maio de 2012

Os vinhos do século XVI em conferência na EPATV

Inserido na programação da Feira Quinhentista que se realiza até ao próximo Domingo, o Município de Vila Verde juntamente com a Escola Profissional Amar Terra Verde, realizaram hoje uma conferência sobre ‘Os vinhos nos trovadores do século XVI’. Posteriormente a esta actividade, houve uma prova de vinhos verdes e sabores da época.
A conferência teve como orador o professor catedrático, Aurélio de Oliveira que falou do Sá de Miranda, do consumo dos vinhos no século XVI, os efeitos do consumo do vinho e todas as peripécias relacionadas com os que consomem pouco e os que consomem muito vinho. «É sempre interessante conhecer aquilo que se fez e aquilo que aconteceu no passado e retirar muitas vezes ilações para o presente. O estudo da história não é o estudo do passado, mas sim serve para nos situarmos no presente e para termos uma visão critica e interventiva», afirmou. 
Presente esteve também o Enólogo António Rosas, que referiu que «os vinhos são uma actividade agrícola de grande importância desde sempre e hoje tal como há quinhentos anos é muito apreciado e nesse aspecto é que se consegue este enquadramento do vinho na feira quinhentista e no Sá de Miranda».
Presentes estiveram também a Vereadora da Educação e Cultura, Júlia Fernandes, a Directora Pedagógica da EPATV, Sandra Araújo Monteiro e alunos do estabelecimento de ensino. 
Fonte: Vilaverdense, em 18-05-2012

Sem comentários: