sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ainda é Inverno, mas vários concelhos estão em risco alto de incêndio

Ainda estamos no Inverno, mas os fogos estão aí. Vários concelhos do país estão hoje com risco “muito elevado” ou “elevado” de incêndio e, até às 14h, os bombeiros já tinham sido chamados a combater 106 ocorrências.
Segundo o Instituto de Meteorologia, há três concelhos – Covilhã, Arganil e Pampilhosa da Serra – com risco de incêndio “muito elevado”, o segundo mais grave na escala. Com risco “elevado” estão vários outros, nos distritos do Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre e Évora.
Nos últimos dias, tem havido um número significativo de ocorrências. Desde 6 de Fevereiro – um mês onde o usual seria a chuva –, foram registados 3254 incêndios, segundo dados da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Só ontem, foram mobilizados 3052 bombeiros e 827 viaturas para combater 372 fogos.
O tempo seco prolonga-se em Portugal desde Dezembro. Até 15 de Fevereiro, 5% do território continental estavam sob seca meteorológica “extrema”, 70% em “seca severa” e os restantes 25% em “seca moderada”.
Nas suas previsões mensais – feitas com base em probabilidades e que têm um grau maior de incerteza – o Instituto de Meteorologia antecipa que, pelo menos até 4 de Março, a pluviosidade será inferior ao normal. A temperatura média semanal possivelmente ficará acima da média. Até segunda-feira, é praticamente certo que não vai chover.
Fonte: Público, em 25-02-2012

Sem comentários: