quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

«Agenda Pela Nossa Terra» incentiva confiança no Minho

A confiança no futuro de uma região que sofre de atrasos profundos em relação ao resto de Portugal e da Europa, mas com grandes potencialidades e uma diversidade concentrada única, marcou a apresentação do livro ‘Agenda Pela Nossa Terra 2012’do eurodeputado José Manuel Fernandes, numa cerimónia que juntou mais de 300 pessoas, na noite de sexta feira, em Viana do Castelo.
“fundamental saber em que situação estamos, para podermos refletir e tomar as melhores decisões, tendo consciência que todos somos importantes para o desenvolvimento do Minho, da nossa terra. Esta obra é um contributo para isso” afirmou o eurodeputado, numa cerimónia em que o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, salientou a importância de “abermos aproveitar as oportunidades da Europa”.
Vincando os parabéns “ela postura e pelo exemplo do eurodeputado José Manuel Fernandes que enobrecem a política e a causa pública” Marco António Costa destacou o impacto das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) na sociedade e no Estado de Direito. Nesse enquadramento, enalteceu a iniciativa de José Manuel Fernandes –“m político de dimensão europeia que não esquece as suas raízes”–por ter dedicado a obra ‘Agenda Pela Nossa Terra’ à área social, às IPSS e aos voluntários que dedicam grande parte do tempo das suas vidas a lutar contra a exclusão social.
Importância redobrada das IPSS nos novos tempos
Na apresentação da obra, José Manuel Fernandes salientou que “unca é demais elogiar as IPSS” Até porque “ão é possível quantificar os custos da ausência das IPSS” Deixou ainda um forte elogio às IPSS por praticarem há muitos anos as prioridades que estão definidas pela União Europeia para o crescimento desta década, na estratégia Europa 2020: “s IPSS inovam, criam emprego, promovem crescimento sustentável e favorecem a inclusão”
Numa intervenção que encerrou com a declamação de um poema dedicado a Santa Luzia –da autoria de um antigo autarca vilaverdense Fausto Feio – José Manuel Fernandes frisou que “todos somos importantes para o desenvolvimento do Minho” Por isso, salientou “ orgulho por juntar numa mesma edição os nomes dos presidentes da União Europeia, do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão, juntamente com os deputados do Minho, os presidentes de Câmara e vereadores, mas também os presidentes de Junta, para além de reunir o máximo de informação possível sobre as IPSS e a sua intervenção nas diferentes comunidades”
Pela valorização do território e das pessoas
A valorização do território e das pessoas do Minho mereceu a nota de destaque do ex-presidente da região de turismo do Alto Minho, Francisco Sampaio, que assumiu a “responsabilidade”da apresentação do livro ‘genda Pela Nossa Terra’ Depois da intervenção inicial do presidente da direção do Lar de Santa Teresa, Armando Soares Pereira, que manifestou o orgulho pela receção do evento, Francisco Sampaio escalpelizou o conteúdo do livro e enalteceu o levantamento de informação criteriosa sobre o Minho, no contexto de Portugal e da União Europeia, considerando um contributo da maior importância para o futuro da região. Para o justificar, citou o filósofo romano Seneca: “não há ventos favoráveis para quem não sabe para onde vai”.
Cerimónia sobrelotada
Mais de 300 pessoas passaram pelo Lar de Santa Teresa, em Viana do Castelo, para marcar presença na apresentação pública da ‘Agenda Pela Nossa Terra’ do eurodeputado José Manuel Fernandes. O auditório acabou por revelar-se demasiado pequeno, para uma cerimónia que abriu com a exibição de um vídeo sobre o Minho e a Europa realizado por alunos da Escola Secundária de Monserrate, no âmbito do Prémio Escola na Europa. Foram muitas as pessoas que acabaram por não conseguir entrar no auditório. Presentes estiveram personalidades de diferentes quadrantes políticos e setores de atividade, como o reitor da Universidade do Minho, António Cunha, e responsáveis de outras instituições de ensino superior da região, os diretores da Segurança Social de Braga e Viana do Castelo, Rui Barreira e Paulo Vale. Deputados dos distritos de Braga, Viana do Castelo e também do Porto, vários presidentes de Câmara, nomeadamente de Viana do Castelo, Monção, Ponte da Barca e Valença, a par de muitos autarcas, como os vereadores Hugo Pires (Braga), Benjamim Pereira (Esposende), Emanuel Magalhães (Amares) e Luís Filipe Silva (Vila Verde), e do ex-líder socialista Martinho Gonçalves. Foram também muitos os presidentes de Junta dos diferentes concelhos do Minho. Entre os presentes ressaltavam presidentes de IPSS, provedores de misericórdias e diversos dirigentes associativos.
Turismo e ambiente do Vale do Homem
As praias fluviais, as encostas de Mixões da Serra, a Abadia e o Monte de S. Pedro Fins, assim como a serra Amarela e Vilarinho da Furna, S. Bento e a albufeira da Caniçada, Santa Isabel do Monte e o Gerês, fazem dos locais minhotos destacados em ‘Agenda Pela Nossa Terra 2012’–um livro com conceção e realização gráfica da empresa Terraimagem. Nas 264 páginas da obra, cada concelho minhoto surge com uma breve caraterização, uma gravura oitocentista e o mapa das freguesias, com inclusão do padroeiro, presidente, área e população atual de cada localidade.
O livro abre com páginas dedicadas à explicação do que constitui a União Europeia, com destaque para o Fundo Social Europeu, a política de coesão e as perspetivas para os próximos fundos comunitários. Na área de agenda, são elencadas as inúmeras festas minhotas, sendo ainda deixados conselhos semanais para a defesa da biodiversidade e sugestões diárias de pensamentos e citações de mais de 50 autores europeus.
Fonte: Terras do Homem, em 2-02-2012

Sem comentários: