quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bombeiros preparam ataque a fogo no Parque da Peneda-Gerês

O comando distrital de Braga da Proteção Civil prepara um "ataque" em grande escala para tentar controlar o incêndio que lavra desde domingo no Parque Nacional da Peneda Gerês. Duas aldeias estão no caminho das chamas.
O incêndio florestal, que lavra no concelho de Terras de Bouro, nas zonas da Ermida e Pedra Bela, tem neste momento três frentes activas. A aldeia da Ermida está no caminho de uma das frentes de fogo, assim como a aldeia de Fafião, já no concelho de Montalegre.
Victor Azevedo, comandante das operações no terreno, vai colocar no terreno uma GRIF do Porto e outra de Braga, no total de 24 corporações de bombeiros. Também onze equipas de GIPS da GNR e Sapadores florestais preparam-se para o combate.
Também está prevista a ajuda de dois meios aéreos, assim que as condições de visibilidade (muito fumo a esta hora) permitirem.
As difíceis acessibilidades, declives acentuados e ventos imprevisíveis são as principais dificuldades que Victor Azevedo apontou neste incêndio que devasta floresta no interior do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Fonte: Jornal de Notícias, em 29-02-2012

Sem comentários: