quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vilar da Veiga: Gerês está a arder há dois dias

“Estamos a ver se o fogo não chega às casas.” O desabafo é de um morador do Lugar da Ermida, em Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro, que conjuntamente com alguns vizinhos tentava evitar o avanço das chamas com recurso a mangueiras.
O mesmo popular acrescentou que a noite vai ser de sobressalto porque “o fogo não dorme e não nos deixa dormir, Vai ser uma noite sem dormir”.
No local, estavam, também, vários sapadores florestais.
A inclinação do terreno e a falta de acessos fazia com que fosse quase impossível o ataque às chamas por terra. A juntar a isto há ainda, a falta de chuva.Se não chover vai ser muito complicado apagar o fogo”, confidenciou ao ‘Correio do Minho’. O fogo teve início, na segunda-feira à tarde na zona da Foz do Pontido e subiu a encosta em direcção à Ermida.
No local estavam, ontem ao fim do dia, 45 bombeiros (dos Voluntários de Terras de Bouro, Braga, Amares e Póvoa de Lanhoso), 20 elementos do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, e 13 sapadores florestais, num total de 73 homens, apoiados por 25 viaturas. Um helicóptero bombardeiro pesado foi accionado durante a manhã.
Além de Vilar da Veiga, foram registados mais fogos florestais em Silvares São Martinho (Fafe) e em Guimarães.Em Silvares São Martinho tratou-se do reacendimento do fogo que deflagrou a meio da tarde de segunda-feira.
O combate às chamas levaram à intervenção de cinco elementos dos Bombeiros Voluntários de Fafe, apoiados por uma viatura. Em Guimarães, foi registado pelas 17.40 horas de ontem, um fogo numa viatura abandonada, na freguesia de Abação, cujas chamas alastraram para um monte.
Arderam 500 metros quadrados de mato. Os Bombeiros Voluntários de Guimarães estiveram no local com cinco elementos.
Fonte: Correio do Minho, em 29-02-2012

Sem comentários: