quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Gastronomia para ajudar turismo

O próximo fim de semana volta a ser gastronómico, em Terras de Bouro. O município e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal promovem, em 17 restaurantes do concelho, o tradicional 'Cozido de Terras de Bouro', também conhecido por 'Cozido de Couves com Feijão'.
São dois dias, sábado e domingo, que prometem. No 'Cozido de Couves com Feijão', a originalidade dos ingredientes e da sua confeção deu origem a uma genuína e ancestral refeição minhota que fez lembrar um dos modos alimentares do campo nos tempos idos e que, hoje, é considerado um “manjar de gente rica e amiga do mundo rural” que aproveita a apresentação deste festival gastronómico para “matar saudades” da vida do campo, através da degustação de uma refeição feita de produtos vindos da horta. A sua confeção e os temperos como o azeite e os pedacinhos de alho fizeram o resto. Se a isto acrescentarmos, à sobremesa, a aletria, ou as rabanadas, completa-se assim uma refeição do lavrador e para digestivo, por exemplo, a bagaceira de lavrador.
Os pratos típicos do concelho, relacionados com as suas características de “terra de montanha” e com os produtos hortícolas que a terra oferece, dos quais se salienta as couves, os feijões e as batatas, consumidos de forma simples em sopas e cozidos, voltam assim à mesa para cativar os turistas que passem pela região.
Neste âmbito, o município organiza também, na manhã de sábado, uma atividade campestre, o 'Trilho dos Moinhos', em Santa Isabel do Monte, com a concentração agendada para as 9h00, junto ao Centro Interpretativo dos Moinhos em Rebordochão. As inscrições terão que ser feitas até esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, para div.cultural@gmail.com ou 253 350 010.
As viagens pela serra, as visitas à Via Romana e aos miradouros, as compras de artesanato em Covide ou no Gerês, as visitas ao Museu de Vilarinho das Furnas e a S. Bento da Porta Aberta, integram também estes dias. De salientar ainda as viagens, durante o dia de domingo, pela albufeira, no barco do município.
No entender dos responsáveis, gastronomia, lazer e cultura “estão, mais uma vez, de mãos dadas na certeza de que a visita a Terras de Bouro contribui para o enriquecimento do espírito de qualquer citadino, redobrando-lhe as forças para enfrentar o bulício da cidade e a ideia de que, quanto antes, deverá voltar à serra do Gerês”
Esta edição conta com os seguintes restaurantes aderentes: Adega da Vila, Adelaide, Baltazar, Beleza da Serra, Cerdeira, Lua de Mel, Lurdes Capela, O Abocanhado, O Bem Cozinhado, O Cantinho do Antigamente, O Rita, Pimpão, Rio Homem, Sobreiro, Stop, Toca do Caçador e restaurante Vessada.
Cozido à Terras de Bouro
Prato tradicional de Terras de Bouro, o cozido de couves com feijão é composto por feijão amarelo, 'couves galegas', dos quinteiros das terras altas e expostas ao frio da região de Bouro, carnes de porco, 'bichorro' medrado das lavaduras gordas. Não havendo qualquer tipo de refogado na sua confeção, as couves, em abundância, são cozidas juntamente com as diversas carnes e fumeiro, cuja gordura é o tempero necessário para lhe dar paladar. O feijão amarelo é cozido à parte, juntando-se tudo, posteriormente, na mesma travessa que vai ser posta na mesa. Os temperos são feitos com azeite, vinagre e alho. Acompanhamento pelos verdes tintos da região, de marca ou de lavrador.
Fonte: Terras do Homem, em 2-02-2012

Sem comentários: