domingo, 30 de setembro de 2012

Terras de Bouro: ATAHCA usada em burla

Várias pessoas, em pelo menos duas freguesias do concelho de Terras de Bouro, foram abordadas por falsos técnicos da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) informando da abertura de candidaturas para recuperação de habitações degradadas.
As pessoas devem ficar alerta para esta e outras possíveis burlas.
De acordo com o que foi possível apurar, em Terras de Bouro, o alvo foram pessoas idosas.
Foram referenciados dois homens que actuaram ao final da tarde e se apresentaram como técnicos da ATAHCA disponibilizando-se para elaborar os projectos para a recuperação das habitações.
O presidente da Direcção da ATAHCA, Mota Alves, foi informado que “andavam uns senhores a dizer que eram técnicos da Associação” e adverte que “é um indício de burla”. Isto porque a ATAHCA não tem técnicos no terreno e nem tem candidaturas abertas para a recuperação de habitações. Mesmo que houvesse candidaturas, os técnicos da ATAHCA não podem elaborar os projectos, salvaguarda o dirigente da Associação.
No sentido de prevenir as pessoas, Mota Alves tomou a iniciativa de contactar a GNR, através dos Postos Territoriais de Terras de Bouro e do Gerês, bem como a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, outro dos quatro concelhos abrangidos pela ATAHCA.
Os burlões servem-se, muitas vezes, de instituições credíveis, para enganar as pessoas. Desta vez, usaram o nome da ATAHCA, mas, noutros casos, é a Segurança Social, os CTT, a EDP as Finanças ou outras usando argumentos como a troca de notas que vão sair de circulação.
São pessoas bem vestidas e bem falantes e escolhem, na maioria das vezes, idosos como vítimas.
Deve sempre desconfiar deste tipo de pessoas e nunca deixar que lhe entrem em casa.
Em caso de dúvida, o melhor é alertar as autoridades.
Fonte: Correio do Minho, em 30-09-2012

Sem comentários: