segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Desfolhada realizada em Vila Verde: o gado veio de Terras de Bouro

Vila Verde: Muita gente ajudou à desfolhada
Dezenas de populares arregaçaram mangas e foram trabalhar durante toda a tarde do passado sábado numa desfolhada e malhada do milho à moda antiga, no Lugar do Carvalhal, em Coucieiro, Vila Verde. O presidente da câmara, António Vilela, a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes e o eurodeputado José Manuel Fernandes fizeram questão de participar e ajudar nos trabalhos agrícolas.
Esta foi mais uma iniciativa promovida pela câmara de Vila Verde no âmbito do programa ‘Na Rota das Colheitas’, que foi dinamizada pela Associação de Freguesias de Vale do Homem
A prática corre o risco de não se voltar a repetir por já não haver actualmente gado para usar na agricultura.
A Quinta do Carvalhal - o local onde teve lugar a recriação daquele trabalho agrícola - encheu-se de alegria e música, e de dezenas de populares, animadas pelo Rancho Folclórico de Marrancos.
José Pimentel Silva, da Associação de Freguesias do Vale do Homem, garante que “as pessoas gostam de participar nestas coisas que apelam à tradição e à memória e então trazem tudo o que têm e que é preciso: as foicinhas para cortar as canas, os cestos para encher com as espigas, os petiscos para a merenda, até o gado, que veio de Terras de Bouro, tivemos um voluntário para o ir buscar, mas os animais vieram do concelho vizinho.
Adelaide Vieira, que faz isto “há mais de 50 anos” queixa-se da falta de alegria de hoje: “o povo anda triste, é uma miséria. Antigamente era uma alegria”.
Fonte: Correio do Minho, em 24-09-2012

Sem comentários: