quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Inscrições abertas: 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM

Estão abertas as inscrições para a 2ª Maratona do Gerês, prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa será realizada no dia 7 de outubro e contemplará uma Meia-Maratona e uma Maratona.
As inscrições podem ser efetuadas em www.acm.pt
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a Maratona será disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, tendo como pontos de partida e de chegada o centro da Vila do Gerês.
A prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT - XCM é aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados. A iniciativa destina-se também a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer.
Procurando facilitar a participação do maior número possível de atletas, a organização planeou a realização de uma Meia-Maratona (40 Kms) e de uma Maratona (70 Kms), assim como a promoção atividades de animação e atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.

A 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.

A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro), havendo a possibilidade de aquisição de jersey por mais 12,50 euros. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (aqui - pagamento por multibanco).
A 2ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Cision, Reclamos Vitória, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).

O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.
Fonte: digitaldevizela, em 5-09-2012

Sem comentários: