domingo, 23 de setembro de 2012

Mau tempo: chuva e vento forte durante os próximos dias

O estado do tempo a partir de Domingo (23 Setembro) e durante os próximos dias, será condicionado pela passagem de uma ondulação frontal, que afectará o território de Portugal Continental, estando prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de aguaceiros acompanhados de trovoada, por vezes fortes e localizados no Minho e Douro Litoral. O vento de um modo geral soprará forte.
Desta forma, o piso rodoviário poderá ficar escorregadio e verificar-se uma eventual formação de lençóis de água. Há também possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; danos em estruturas montadas ou suspensas ou inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adopção de comportamentos adequados. Assim, pede-se aos cidadãos para estarem atento às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança; garantirem a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e procederem à retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas; adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias; não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; garantirem uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas.
Fonte: Amarense, em 23-09-2012

Sem comentários: