quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Divulgação de aviso da GNR: sinalização de alvos para furto

Abaixo é reproduzido aviso da GNR referente à forma de proteger habitações e bens pessoais: Como sabem, diariamente a nossas caixas de correio são entupidas com artigos de publicidade (folhetos, jornais, panfletos, etc), os quais são distribuídos e colocados, quer seja pelos funcionários dos CTT, quer seja por pessoas alheias aos CTT, que trabalham em regime individual.
Sucede-se que no decorrer das investigações de furtos em interiores de residências, levadas a efeito pelo departamento de investigação criminal, apurou-se que algumas das residências assaltadas apresentavam esses papéis de publicidade dobrados e colocados criteriosamente nas portas de visita exterior dos contadores da água, luz ou gás. Além disso ainda eram colocados também da mesma forma nas caixas dos correio. Já em outras residências, que não tinham sido alvo de furto, apenas tinham a publicidade colocada nas caixas de Correio.
Este método serve para sinalizar potenciais residências como alvo de furto para posterior acção.
Pedimos a divulgação desta situação junto dos vossos familiares, amigos, utentes e paroquianos para que caso verifiquem uma situação análoga retirem de imediato a publicidade.
Outra situação prende-se com o seguinte:
Um casal de meia idade, aciganado, desloca-se ás residências. Ela aborda os moradores e exibe um conjunto de artigos ( toalhas, panos, calças, camisas, camisolas, lenços, bordados, etc) e insiste em vender, alegando que são baratos, de linho, etc, apenas para ganhar tempo, pois enquanto isso, o individuo vai pelas traseiras e entra na residência para roubar o máximo que puder (ouro, prata ou dinheiro), enquanto as pessoas se encontram distraídas à porta de entrada com a mulher. Esta situação é susceptível de acontecer com pessoas idosas, dada a sua debilidade e trato fácil.
Sabemos bem o impacto psicológico que uma situação destas ou semelhante provoca nas vitimas, contudo, depois de avaliados os factores que originaram a prática deste tipo de crimes, as vitimas são unânimes em reconhecer que o poderiam ter evitado, bastando para isso adoptar simples regras de segurança e não há regra mais simples que não abrir a porta de casa a estranhos!
Disponibilizamos em anexo um manual básico de medidas que devem ser adoptadas para prevenção de eventuais ilícitos.
Recomendamos a sua leitura e divulgação, pois contém medidas básicas que poderão tornar as vossas residências mais seguras.
Muito obrigado pelo vosso apoio e colaboração.
Fonte: Município, em 20-09-2012

Sem comentários: