quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ponte da Barca acolhe VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta

Ponte da Barca acolhe, nos próximos dias 15 e 16 de Junho, o VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, promovido pela autarquia barquense, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto de Estudos Celtas/Espanha, o Instituto de Estudos de Cultura Celta/Portugal e o Cenfipe – Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação. O evento conta com uma plêiade de prestigiados especialistas portugueses e espanhóis, cujas aportações científicas contribuirão para a promoção do património material e imaterial da região, o estudo, a reflexão e o debate sobre a herança celta no Noroeste Peninsular.
 
Especialistas de diversas áreas científicas
O Congresso contará com a presença de especialistas de várias áreas: História, Etnografia, Psicologia, Cultura Clássica, Etnomusicologia, Direito e Sociologia. As diversas vertentes serão exploradas por especialistas nacionais e internacionais: António Melo (Universidade Católica Portuguesa/Braga, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos); Barreto Nunes (Investigador); Brochado de Almeida (Universidade do Porto); Fernando Alonso Romero (Universidade de Santiago de Compostela); Francisco Álvares (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos); João Ferreira do Amaral (Investigador e Professor Catedrático do ISEG); João Carlos Major & Luís Saraiva (Universidade Católica Portuguesa/Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos); José Domingues (Universidade Lusíada do Porto); Mário Correia (Etnomusicólogo) e Ramón Sainero (Instituto de Estudos Celtas e UNED - Madrid).
O evento científico, cuja realização se reparte, alternadamente, entre Espanha e Portugal, desde 2006, propõe a simbiose entre as diversas áreas científicas e comunidades académicas, tendo contribuído para a identificação, preservação e conservação do património material e imaterial de toda a área geográfica, criando sinergias entre municípios transfronteiriços e universidades nacionais e internacionais.
Congresso acreditado pelo CCCPFC
O município de Ponte da Barca e a Universidade Católica Portuguesa, principais promotores do evento, sustentam e pugnam pela participação ativa dos professores, principalmente daqueles que exercem a sua atividade nesta região e, neste sentido, o congresso foi objeto de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para os grupos disciplinares 200, 400 e 420.
Descentralização do conhecimento e desenvolvimento local
Fátima Lobo, docente/investigadora da Universidade Católica (Braga), preside à Comissão Científica do Congresso e defende que “a Universidade Católica se revê na descentralização do conhecimento, na aproximação do conhecimento às realidades locais e na multidisciplinaridade que caracteriza este evento”, e considera, ainda, “que o Município de Ponte da Barca tem contribuído para a promoção e internacionalização do conhecimento do património material e imaterial da região e para a consciencialização dos jovens e da população em geral da importância da sua preservação”.
Vassalo Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende que “o congresso de Cultura Celta é já uma referência de Ponte da Barca, cujo sucesso das edições anteriores representa um contributo sério para o desenvolvimento local, para o conhecimento do património, para desenvolvimento de massa crítica em torno da herança cultural celta no Norte de Portugal e da Galiza e, naturalmente, para o turismo cultural”.
Veja aqui o programa da iniciativa. Para descarregar a Ficha de Inscrição e a Agenda Cultural de Ponte da Barca, clique por favor acima em "Ver Ficheiro".
Fonte: ADERE Peneda-Gerês, em 6-06-2012

Sem comentários: