A ADERE-PG realizou nos dias 2 e 16 de Maio a formação no Centro Interpretativo do Planalto da Mourela, em Pitões das Júnias. Esta formação teve como primeiro objetivo dar a conhecer o CIPM, os seus conteúdos e o material desenvolvido para a realização de atividades de educação ambiental e turística, dentro e fora do CIPM. Outro objetivo foi formar e capacitar alguns técnicos do território para o acompanhamento de visitas e a realização de atividades neste centro. Nesta primeira fase os técnicos intervenientes nesta formação foram, os técnicos da ADERE-PG, os técnicos do Ecomuseu, os técnicos do PNPG e algumas professoras da escola de Montalegre.
A formação começou com uma explicação por parte da ADERE-PG sobre a criação deste centro, o seu enquadramento e os seus objetivos. Posteriormente foi apresentado o filme que foi realizado no âmbito deste projeto, para enquadrar as atividades desenvolvidas no terreno. A manhã terminou com uma visita pela exposição, onde foi explicado a sequência dos painéis e os elementos da exposição, nomeadamente o cilindro da turfeira, a cama do gado, a exposição dos utensílios agrários, a exibição de répteis e a representação do ninha de águia.
Da parte da tarde a formação incidiu nos materiais pedagógicos, por parte do biólogo Fernando Monteiro, contratado pela Ponto Natura, para desenvolver os materiais e as atividades pedagógicas.
Primeiro foi feita uma explicação teórica destas atividades e posteriormente foi explicado a forma como os tabuleiros podem ser utilizados, desenvolvendo vários jogos com diferentes graus de dificuldade consoante os níveis de ensino. Além disso, também foram apresentadas as três maquetes e a forma como estas podem complementar as atividades desenvolvidas com os tabuleiros.
No segundo dia de formação, começámos por conhecer o espaço exterior da casa e as valências aí existentes, nomeadamente os leitores de paisagem, o painel da exposição e o painel dos trilhos.
Depois fomos fazer a interpretação de um dos trilhos. Percorremos o trilho salientando os aspetos mais importantes de acordo com as temáticas abordadas em cada um dos níveis escolares. Durante este percurso foram recolhidas algumas espécies que farão parte do herbário, que integram as peças de um dos jogos pedagógicos.
Da parte da tarde foram exemplificadas algumas experiências e atividades que podem ser feitas, no CIPM ou nas escolas, como atividades de preparação ou se solidificação dos conhecimentos adquiridos no CIPM.
Fonte: ADERE Peneda-Gerês, em 4-06-2012
Sem comentários:
Enviar um comentário