sábado, 16 de junho de 2012

De acordo com o Dr. Joaquim Cracel Viana, a Gestão do Parque Nacional Peneda Gerês pode incluir os municípios

Está lançado o desafio. Daniel Campelo reuniu-se com os cinco presidentes dos municípios da zona do Parque Nacional Peneda Gerês - Terras de Bouro, Montalegre, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço -, e abordou-os no sentido de apresentarem um projecto o mais rapidamente possível e fazerem parte da gestão do PNPG. “Vamos aproveitar a oportunidade”, disparou Joaquim Cracel Viana, autarca de Terras de Bouro, em declarações exclusivas ao Correio do Minho.
“Tivemos uma reunião às 10.00 horas, no Lindoso, com o Secretário de Estado das florestas e do desenvolvimento rural, Daniel Campelo. Nesse encontro marcou presença a presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o director do Parque Nacional Peneda Gerês, e uma série de técnicos e especialistas”, começou por referir o autarca. “Entre vários aspectos que foram abordados nessa reunião foi a gestão do Parque. As Câmaras há muito tempo que reivindicam a gestão do Parque. O Secretário de Estado aceitou esse desafio e depois desafiou as autarquias a apresentarem um projecto de gestão”, definiu ainda.
Joaquim Cracel Viana assumiu que vai acontecer a breve prazo uma reunião, que vai decorrer no seu município, em Terras de Bouro. “Vou convidar os meus colegas dos outros municípios para realizarmos rapidamente uma reunião em Terras de Bouro para desenvolvermos o projecto e vermos como é que podemos concretizar esse desafio. Já que foi aberta a porta vamos aproveitar esta oportunidade”, salientou, justificando que Daniel Campelo confessou que não vai haver dinheiro “nos próximos anos para gerir de forma conveniente o Parque” e que as autarquias “podem e devem ter um papel fundamental no seu crescimento e manutenção”.
Fonte: Correio do Minho, em 16-06-2012

Sem comentários: