quinta-feira, 7 de junho de 2012

Deputados querem condecorar Padre Fontes

Por iniciativa dos deputados do PS e PSD do distrito Vila Real, em conjunto com 11 outros deputados (entre os quais, os ex-ministros António Serrano e Gabriela Canavilhas) seguiu uma solicitação ao Presidente da República para que o Padre Fontes seja distinguido com a Ordem de Mérito pelas atividades que desenvolveu em prol do povo transmontano, da sua cultura e das suas tradições. Recorde-se que já foi redigida uma petição online (com mais de mil assinaturas), que requer ao Presidente da República, o Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas a este proeminente filho da terra.
No entender dos deputados pelo círculo de Vila Real afetos ao Partido Socialista e ao Partido Social Democrata, o Padre Fontes «tornou-se num português de referência, um exemplo de luta em prol das tradições sociais e culturais transmontanas e do mundo rural». Defendem ainda que «algumas das suas iniciativas de divulgação e animação cultural e de exaltação da sua terra e do seu povo alcançaram particular destaque, como é o caso da 'Noite das Bruxas' ou dos 'Congressos de Medicina Popular de Vilar de Perdizes'».
Solicitação de agraciamento
«António Lourenço Fontes, mais conhecido por Padre Fontes, nasceu a 22 de Fevereiro de 1940 em Cambezes do Rio, tendo efetivado a sua ação cívica, social, cultural e literária no concelho de Montalegre, essencialmente em Vila de Perdizes.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, constitui-se como uma figura de destaque nacional enquanto estudioso e divulgador da cultura do seu povo e através da publicação livros, monografias e artigos em jornais, bem como através da prossecução de um número significativo de atividades culturais e sociais. Algumas das suas iniciativas de divulgação e animação cultural e de exaltação da sua terra e do seu povo alcançaram particular destaque, como é o caso da 'Noite das Bruxas' ou dos 'Congressos de Medicina Popular de Vilar de Perdizes'.
Personagem mediática e carismática, mas de carácter humilde e simples, obteve uma bolsa por parte da Fundação Calouste Gulbenkian para o estudo do 'Castros do concelho de Montalegre' e foi galardoado com o Prémio Abade de Baçal e o diploma e medalha de mérito pela Autarquia de Montalegre, sendo ainda nomeado Juiz Honorário do Couto Misto pela Associação de Amigos do Couto Misto de Rubías (Galiza). O seu nome figura no Ecomuseu do Barroso como 'Espaço Padre Fontes' e foi merecedor de múltiplas homenagens, designadamente pela Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa.
António Fontes tornou-se num português de referência, um exemplo de luta em prol das tradições sociais e culturais transmontanas e do mundo rural, pelo que a sua prestação meritória ao longo da vida, deve agora ser homenageada.
Neste sentido, e em sinal de reconhecimento da população transmontana, foi já redigida uma petição online (já com mais de mil assinaturas), que requer ao Presidente da República, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, a concessão de um dos graus destas Ordens ao Padre António Lourenço Fontes, como forma de reconhecimento da Nação e do Estado para com quem 'por obras valerosas se vai da lei da morte libertando».
Ordem honorífica
Sublinhe-se que a concessão das Ordens Honoríficas Portuguesas obedece ao regime inscrito na Lei nº5/2011, de 2 de Março, sendo que a sua atribuição se destina «a galardoar ou distinguir os cidadãos nacionais que se notabilizem por méritos pessoais, por feitos militares ou cívicos, por atos excecionais, ou por serviços relevantes prestados ao País».
Segundo o nº4 do seu Artigo 47º, os Conselhos das Ordens podem propor a concessão de qualquer grau das respetivas Ordens, por iniciativa de qualquer dos seus membros ou no termo da apreciação das solicitações de agraciamento formuladas por quaisquer cidadãos ou entidades.
Nestas condições, defendem os deputados transmontanos, «porque o Padre Fontes se distinguiu nas atividades que desenvolveu em prol do povo transmontano, da sua cultura e das suas tradições, solicita-se que lhe seja concedida a Ordem de Mérito destinada a galardoar 'atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação, em favor da coletividade'».
Deputados
Pelo distrito de Vila Real, Rui Santos, Pedro Silva Pereira do PS e Luís Ramos, Luís Pedro Pimentel e Manuela Tender do PSD. A juntar a estes nomes outros como João Portugal, Pedro Delgado Alves, Rui Duarte, Acácio Pinto, António Serrano, Gabriela Canavilhas, Odete João, Fernando Jesus, Carlos Enes, Mário Ruivo e Jacinto Serrão do PS.
Fonte: Correio do Minho, em 7-06-2012

Sem comentários: