quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O relatório da ERSAR coloca sob “sinal amarelo” a água servida em Terras de Bouro

É seguro beber água da torneira em todos os concelhos do Minho
A água que corre nas torneiras da rede de abastecimento público dos 24 municípios dos distritos de Braga e de Viana do Castelo garante todas as condições de segurança.
(…)
Embora o distrito faça o “pleno”, ao nível da segurança da água que corre nas torneiras de todos os concelhos, o relatório da ERSAR coloca sob “sinal amarelo” a água servida em Amares, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho. Sob particular vigilância está colocado o concelho vieirense, que registou o nível de segurança mais baixo dos 14 concelhos do distrito de Braga.
Os 95,43 que fazem o indicador de segurança colocam a água distribuída no concelho em “zona de alerta”, já que a descida abaixo dos 95 por cento levam a Entidade Reguladora a considerar a água insegura.
(…)
O relatório ontem apresentado pela Entidade Reguladora dá também nota da subida do nível de segurança da água em nove concelhos do Baixo Minho - Amares, Barcelos, Braga, Fafe, Guimarães, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela –, entre 2008 e 2012.
O grande salto foi conseguido pela autarquia de Amares, que “disparou” de 83,96 por cento, em 2008, para 96,09, em 2012.
No mesmo período, os municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde assistiram à deterioração da segurança da água que vendem aos munícipes.
(…)
Extracto da página 12, da edição de 2 de outubro do Jornal “Diário do Minho”
Fonte: Jornal Diário do Minho, em 2-04-2013

Sem comentários: