segunda-feira, 30 de abril de 2012

Andou um urso no Gerês, mas era apenas uma estrela da publicidade

Marca de água mineral da República Checa elegeu o Parque Nacional da Peneda-Gerês como cenário ideal para rodar um filme publicitário. 
É uma imagem romântica, que muitos julgariam impossível reencontrar: um urso pardo a passear-se pela Mata da Albergaria, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Foi isso que aconteceu no mês passado, dando origem a muitos comentários e discussões na blogosfera. Mas este animal não veio até ao Gerês pelo seu próprio pé. Foi trazido por uma marca de água mineral da República Checa que escolheu esta área protegida portuguesa para rodar um filme publicitário do qual o urso amestrado é a estrela.

A curiosidade à volta da presença de um urso na Mata da Albergaria fez com que a notícias corresse depressa nas imediações do parque. E muitos amantes da natureza correram até ao local para documentar o momento. A rodagem do anúncio aconteceu no mês passado e desde então há várias fotografias e até um curto vídeo colocados na Internet, que documentam a passagem do animal pela Peneda-Gerês. As imagens têm sido partilhadas e comentadas na blogosfera e nas redes sociais e foi através delas que o PÚBLICO teve contacto com o assunto. 
Urso pagou as taxas 
As imagens foram publicadas, por exemplo, no blogue Carris (www.carris-geres.blogspot.pt), sobre as minas homónimas da Serra do Gerês, criado por Rui Barbosa, um dos promotores da manifestação de caminhantes realizada na semana passada contra as taxas aplicadas à organização de actividades nas áreas protegidas. O urso também pagou para entrar na Mata da Albergaria, apurou o PÚBLICO junto da direcção do PNPG. 
"Esta é uma situação prevista, cujo valor está definido pela tabela da portaria das taxas", afirmou o director da Peneda-Gerês, Lagido Domingues, sem explicitar a quantia cobrada. Segundo a portaria que os caminhantes contestam, a empresa que rodou o anúncio sobre a marca checa de água de mesa teve que pedir uma autorização que pode custar entre 250 e 2000 euros. "Não há nenhuma orientação para que se autorize ou não, mas normalmente temos autorizado", afirmou o director do PNPG sobre este tipo de pedidos. 
Apesar de não ser uma situação muito frequente -em três anos de mandato, Lagido Domingues apenas se recorda de ter autorizado "meia dúzia" de filmagens -, o parque define regras para este tipo de iniciativas. Desde logo, a proibição de qualquer referência ao PNPG no anúncio comercial. Neste caso, e uma vez que era do conhecimento dos responsáveis do parque a utilização do urso pardo nas filmagens, toda a rodagem do anúncio foi acompanhada de perto por dois vigilantes da natureza, de modo a evitar problemas. 
Durante o dia de rodagem, o urso banhou-se num ribeiro, caminhou debaixo do centenário carvalhal da Mata de Albergaria e descansou, tranquilo, sob o olhar atento dos tratadores. Afinal, trata-se de um animal amestrado, habituado ao reboliço de câmaras, luzes e outros dispositivos, e respectivos operadores, que a produção de um filme comercial costuma envolver. 
Em tempos, até teria sido possível observar um urso selvagem no mesmo local, mas a espécie desapareceu do Gerês, segundo os especialistas, no séc. XVII. Porém, o facto de a presença deste urso amestrado ter sido documentada por bloggers despertou a curiosidade dos amantes da natureza, e motivou até algumas discussões acesas sobre a hipótese de reintrodução da espécie no PNPG. Volta e meia também surgem na blogosfera rumores sobre avistamentos de ursos no PNPG, dos quais não há registos documentais, nem quaisquer vestígios cientificamente validados. 
Fonte: Público, em 30-04-2012

Biblioteca Municipal recebe lançamento do livro «As Maias entre mitos e crenças»

A Biblioteca Municipal de Vila Verde acolhe, no próximo dia 5 de Maio, pelas 21h00, o lançamento do livro ‘As Maias entre mitos e crenças’, uma obra da autoria do Dr. Jorge Lage. 
Fonte: Vilaverdense, em 30-04-2012

Granizo deixa Vale do Homem coberto por um manto branco

Uma forte queda de granizo afetou, ontem, algumas zonas do Vale do Homem, provocando danos materiais. Parecia um autêntico dia de neve, de pleno inverno. Durante alguns minutos, atipicamente para a época do ano em que nos encontramos, choveu fortemente granizo na zona norte do concelho de Amares e nalgumas localidades de Terras de Bouro.

A zona do Gerês foi a principal afetada em Terras de Bouro. Também Valdozende e Santa Isabel do Monte, nos lugares de Seara e Campo Abades, ficaram cobertas com um espesso manto branco. 
Em Amares, o granizo encheu campos agrícolas, estradas e telhados de algumas das zonas mais altas, como Abadia, em Bouro Santa Maria. Aí, a precipitação foi tão intensa que uma estrutura metálica, pertencente à confraria de Nossa Senhora da Abadia e que é normalmente utilizada para servir comes e bebes por alturas das festividades, em maio e agosto, sofreu uma derrocada. 
Os bombeiros foram chamados para acudir viaturas e habitações que sofreram inundações. 
Fonte: Terras do Homem, em 30-04-2012

José Manuel Fernandes contra taxas para caminhantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês

O eurodeputado José Manuel Fernandes manifestou-se contra a introdução de taxas para caminhantes no Parque Nacional da Peneda-Gerês e outras áreas de paisagem protegida. Numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca sobre a defesa da floresta e da biodiversidade, o eurodeputado salientou a importância do envolvimento das populações com o meio ambiente. “É inaceitável que o Parque Nacional da Peneda-Gerês e outras paisagens protegidas sejam apenas para elites”, sublinhou José Manuel Fernandes, considerando “uma aberração” a taxação de grupos de caminhantes em 152 euros, com a agravante de terem de solicitar autorização com 40 dias úteis de antecedência.

“Para cúmulo”, andar de carro no Gerês pode custar apenas 1,5 euros, isto apenas nos meses de Junho a Setembro e na Mata da Albergaria. “Como se andar a pé fosse mais poluente e ameaçador para a biodiversidade do que um automóvel”, protestou o eurodeputado. 
Numa intervenção sobre ‘A Sustentabilidade da Floresta’ – que teve lugar na EB 2,3 Diogo Bernardes –, José Manuel Fernandes destacou a importância da floresta em termos de impacto ambiental e redução de carbono, promoção da biodiversidade, qualidade de vida e também a nível económico.
“Em Portugal, a floresta representa 3,1% do PIB e é o terceiro sector mais exportador, à frente dos têxteis”, destacou o eurodeputado, que tem agendada para o próximo Verão a realização da Festa da Europa na Vila do Gerês. 
Fonte: Terras do Homem, em 30-04-2012

Gerês: Vezeira vai subir ao alto da serra

Nos próximos dias 12 e 13 de Maio, a tradição da Vezeira de Vilar da Veiga volta a repetir-se no Gerês. O gado vai passar pelo centro da vila e rumar às pastagens mais altas da serra. Esta actividade chama-se Vezeira, porque os pastores guardam os gado bovino uns dos outros e à vez, de modo a que os outros possam ficar junto das suas famílias.

O número de dias que o pastor fica no alto da serra de guarda depende do número de cabeças de gado que possua. Por cada dois bois, o pastor sabe que vai ficar um dia na serra. Quem tiver que ficar cinco dias, pode ficar três numa única ocasião e os restantes dois numa outra vez. 
Esta actividade vai realiza-se no dia 13, logo pelas 9.30 horas, e, como habitualmente, deve levar inúmeros turistas à vila do Gerês. A passagem pelo centro da vila assinala o início de um longo costume, que começa no dia 15 e vai estender-se até ao dia 15 do mês de Setembro. 
Contudo as actividades começam no dia 12, concretamente com uma caminhada, que serve igualmente de visita aos currais, e com a realização de uma tertúlia/documentário, onde vão ser exibidas imagens desta tradição que data do ano 1802. 
Os participantes vão poder observar fotografias que retratam a vida dos pastores no Gerês. O centro da vila vai igualmente viver dois dias únicos, uma vez que aliado a esta iniciativa está igualmente um programa turístico. Quem visitar o Gerês nestes dias vai encontrar uma mostra gastronómica, onde pode também provar algumas das melhores iguarias da região, uma vez que vai ter stands e barraquinhas à sua disposição. Vai ter muita animação prometida, com música e cantares ao desafio.
Diga-se ainda que nesta iniciativa, organizada pela Associação Lírio do Gerês, junta-se a autarquia de Terras de Bouro e os restaurantes locais. 
Fonte: Correio do Minho, em 30-04-2012

Ilha do Gerês: Torneio de Tiro ao Alvo com Arco e Flecha

Venha testar a sua pontaria e passar bons momentos de descontracção em plena harmonia com a Natureza. Torneio a realizar no fim de semana de 12 e 13 de Maio, inscrições até 6 de Maio para mais informação: 
info@ilhadogeres.com.pt 
Preço por participante: 10 euros. 
Prémios para as melhores performances. 
Fonte: Viver Gerês

Santa Eulália é campeão da Divisão de Honra

Está encontrado o campeão na Divisão de Honra da AF Braga. O Santa Eulália, sob a batuta de João Fernando, fez hoje história no futebol distrital bracarense ao somar o seu primeiro título do escalão máximo do futeboil regional e consequentemente a sua primeira ascensão à III Divisão nacional. Ao triunfo de ontem sobre o Torcatense (3-0), juntou-se a derrota do seu mais direto rival na corrida, o Ronfe, derrotado em casa pelo Celoricense (2-1). 
Fonte: Diário do Minho, em 29-04-2012

Martim e Terras de Bouro descem à I Divisão da AF Braga

Martim e Terras de Bouro selaram hoje a sua descida à I Divisão. Os terrabourenses empataram em Ruivães (0-0) e estão agora despromovidos, ao passo que o Porto d’Ave vai discutir a permanência na Honra com o Ruivanense na última ronda. Já os martinenses, derrotados no recinto do Gerês num jogo polémico que terminou mais cedo por inferioridade numérica da equipa de Barcelos, estão também já condenados e juntam-se a Terras de Bouro e Águias da Graça. 
Fonte: Diário do Minho, em 29-04-2012

Jogo entre Gerês e Martim terminou aos 55 minutos

O jogo entre GD Gerês e Martim, referente à 29.ª jornada, e que selou ontem a permanência dos geresianos na Honra da AF Braga e a descida dos barcelenses terminou aos 55 minutos, por inferioridade numérica dos martinenses. Três jogadores barcelenses foram expulsos e depois dois saíram lesionados com as substituições estavam esgotadas. O Gerês vencia por 1-0. 
Fonte: Diário do Minho, em 30-04-2012

Excelente resultado de Pedro Peres

Pedro Peres e Tiago Ferreira, deram início à sua campanha no CPR-Campeonato Portugal de Ralis, no Rali Targa-Vieira do Minho. 
Disputado em pisos de asfalto de Terras de Bouro, a dupla da Peres Competições, a bordo do Mitsubishi Lancer EVO IX, efectuou uma prova de bom nível, tendo como recompensa o 2º Lugar à Geral, com o último troço a ser disputado em condições terríveis, não faltando muita chuva, e granizo, que cobriu a estrada.

“Foi um rali muito disputado, onde entrei de uma forma cautelosa, por força da minha ausência das competições, desde há 6 meses, sendo que no último rali que disputei tive um acidente, bem forte”, afirmou o piloto do Porto. 
“Com o desenrolar da prova, eu e o Tiago Ferreira, fomos ganhando ritmo e confiança e demos enorme luta aos nossos adversários, e ao Campeão Nacional”, concluiu Pedro Peres. 
A Peres Competições, congratula-se pelo óptimo resultado da sua dupla e agradece a todos os nossos patrocinadores e amigos, aproveitando para lhes dedicar mais este excelente resultado. 
Fonte: Pregoafundo.com, em 30-04-2012

Escape na SIC Notícias: Mundo de Aventura na Peneda-Gerês

Terceiro programa da segunda série de Escape na SIC Notícias.

domingo, 29 de abril de 2012

G.C.D.R. Rio Caldo Futsal solidário com Manu e sua mãe

A equipa de Iniciados do G.C.D.R. Rio Caldo Futsal apoia o seu atleta Manu e em especial a sua mãe que sofreu um acidente, ontem. 
Belo gesto de solidariedade! 
«Os únicos bens duráveis, imutáveis e sem preço, são o afeto e a solidariedade que se sentem pelas pessoas queridas».

Grupo Desportivo do Gerês vence o AFC Martim (1-0) e garante a permanência na Divisão de Honra

Em jogo a contar para a vigésima nona jornada da AF Braga Divisão Honra 2011/12, o Grupo Desportivo do Gerês venceu o AFC Martim e garantiu a sua permanência na Divisão de Honra.
No dia 15 de fevereiro último, escrevíamos neste blogue que a equipa do Grupo Desportivo continuava a sua fuga aos últimos lugares. Nessa data, a curiosidade era que desde que Roger Bastos tinha assumido a direcção técnica da equipa os geresianos não mais tinha perdido.
Recorde-se que quando o técnico bracarense chegou ao comando da equipa, o clube encontrava-se no último lugar e alguns críticos já davam quase como certa a descida de divisão. 
Parabéns a Roger Bastos, à direção e a toda a equipa geresiana!

AF Braga Juniores A 1ª Divisão Série B: Alegrienses 0 – Terras de Bouro 0

Em jogo a contar para a 23.ª jornada do campeonato de Juniores A 1ª Divisão Série B, o Terras de Bouro empatou em Braga com o Alegrienses a zero bolas. Com este resultado os Juniores do Terras de Bouro mantêm a liderança da tabela classificativa com mais cinco pontos do que o segundo classificado, Arsenal C. Devesa. 
Na próxima jornada, dia 5 de maio, os nossos juniores jogarão no Campo Municipal de Terras de Bouro com Arsenal C. Devesa. 
Em caso de vitória, sagrar-se-ão campeões. Contudo, para vencer o campeonato o Terras de Bouro só depende de si. 
Eis os três jogos que falta ainda disputar: 
Terras de Bouro - Arsenal C. Devesa (5 de maio - 24.ª jornada) 
Gondizalves - Terras de Bouro (12 de maio – 25.ª jornada) 
Terras de Bouro - CD Celeirós (19 de maio – 26.ª jornada)

Rio Caldo: uma mulher foi ferida em explosão

Uma mulher, com cerca de 50 anos, sofreu queimaduras de 1.º grau no rosto, pescoço, mãos e braços, ontem à tarde, durante uma explosão de gás na casa onde vive em Fiar, Rio Caldo, Terras do Bouro. A vítima foi transportada pelo helicóptero do INEM para o Hospital de S. João, no Porto. 
Fonte: Correio da Manhã, em 29-04-2012

Bombeiros de Terras de Bouro querem apoio para anfiteatro

A direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro pediu, ontem, uma ajuda financeira adicional ao Governo para dotar o quartel de um anfiteatro, empreitada que não consta das obras já iniciadas ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional “Valorização do Território”. 
Fonte: Diário do Minho, em 29-04-2012

António Barroso, antigo morador de Vilarinho da Furna, dá entrevista aos Escuteiros de Moimenta

Os exploradores do Agrupamento de Escuteiros 1248 de Moimenta pretendem fazer um Raid de Bike até à antiga aldeia de Vilarinho da Furna. Para conhecerem um pouco mais a história da aldeia submersa, foram visitar um antigo morador e fizeram-lhe uma entrevista. 
No final, estavam todos fascinados com tantas histórias que ouviram da boca de António Barroso.

Luzia Ferreira Teixeira «Taxas não ... 25 de abril de 2012»

Composição Poética (Mista: Óleo clássico e Esmalte sobre Tela - Dim: 600x500) - dedicada à Manifestação do PNPG.

Álvaro Marques, um artista plástico terrabourense

Álvaro Marques é um artista plástico, um verdadeiro génio que nasceu para pintar. 
Disponibilizamos foto da pintura que fez para o Bar do I Torneio de Futsal Inter Bombeiros de Terras de Bouro.

Benjamins com estreia auspiciosa

A equipa de Benjamins do Terras de Bouro está a realizar um campeonato interessante no seu ano de estreia nas provas da AF Braga. A formação orientada por Bruno Freitas ocupa a nona posição, na Série C, onde jogam emblemas como o SC Braga, CB Póvoa de Lanhoso, Gil vicente e Vilaverdense. 
«Procuro com o meu trabalho com as crianças que me são confiadas se tornem bons homens valorizando sentimentos tais como a amizade, a solidariedade e a união», frisou o jovem técnico terrabourense, acrescentando que «é bonito ver os pais nas bancadas». Contudo, ressalva que «quando os atletas estão em competição os pais não devem interferir», porque, na sua opinião «os atletas devem apenas obedecer às ordenes do treinador. Uma voz é suficiente para a tomada de decisão e ajuda a manter a concentração», garante Bruno Freitas que tem uma máxima para estes escalões: «todos os jogadores convocados têm de jogar porque é importante que pratiquem desporto», disse.
Fonte:Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes)
Diogo Esteves, 9 anos: «O treinador é fixe!» 
Diogo Esteves, é aluno do 4.º ano da Escola Padre Martins Capela. O subcapitão gosta de Luisão e sonha ser jogador do Benfica. «Este também é o meu segundo ano no clube e gosto muito do meu treinador que é “fixe”. 
Quando as coisas não correm bem dentro do campo, o nosso treinador gosta de ser ele a assumir os desaires».
José Antunes, 9 anos: «Gosto de jogar no Terras de Bouro» 
José Antunes, aluno do 4.º ano da Escola Padre Martins Capela é o capitão da equipa de benjamins do Terras de Bouro. O central é adepto do Benfica, clube que gostaria de representar. Dentro do campo procura fazer o que o treinador manda e fica descontente quando as coisas não correm bem. 
«Este é o meu segundo ano no clube. Gosto dos treinos, do meu grupo e do meu treinador que é muito nosso amigo».

sábado, 28 de abril de 2012

Juvenis: Terras de Bouro 2 – CCT «O Nogueirense» 1

Hoje, em jogo a contar para a 25.ª jornada da AF Braga Juniores B 2ª Divisão Série B, os juvenis do Terras de Bouro jogaram no campo municipal com o CCT «O Nogueirense» e venceram o encontro por (2-1). 
Esta vitória tem um sabor especial por ter sido conseguida frente ao líder que soma 58 pontos, dividindo a liderança com a equipa EF Fernando Pires. 
Na próxima jornada, dia 1 de maio, o Terras de Bouro desloca-se ao reduto do Arnoso SM, 9.º na tabela classificativa.

Parque Peneda-Gerês (Novos Restelos - Verdes Dias)

Uma pré-mistura de um projeto que está a ser desenvolvido no Boom Estúdio (Corroios) pelo produtor Carlos Cabral.
  
VERDES DIAS 
Letra e Música: António Augusto. 
Arranjos Musicais: Novos Restelos. 

Sim, eu sei 
O convite não partiu de um só 
Nasceu dos dois Irmos por aí, até... 
À Costa Verde 
À procura de Paisagens 
Que ... nos Devolvessem a Paz. 

Não, não pensei 
No que iria dar depois 
No que iria acontecer.

Entrámos num barco 
Entrámos num comboio 
Entrámos num sono ombro a ombro 
Partimos em viagem 
Até amanhecer. 

Uma boleia até ao destino 
Algumas paragens para conhecer mais.

Chegámos lá cansados 
Do pouco que andámos 
Pois o peso era algum 
Mas logo montámos a tenda e descansámos. 

Manhã de Sol 
É Belo o despertar 
E o banho que ainda temos para tomar. 
Linda manhã 
Maravilha é acordar 
Com sorrisos e beijos para trocar.
 
Percorremos 
Um verde cheio de ternura 
E de sol, sim, 
Já dávamos as mãos 
Já sentíamos o mesmo ar 
A mesma calma 
E a Paz? 
A Paz já estava em nós. 

Éramos um, 
Tanto às refeições 
Um... em todas as situações 
O que adorávamos falar, 
E eu contemplar 
Esse teu olhar 
Sob a brisa da noite. 

Mas há sempre males 
Que vêm por bem 
E o que irá 
Ser depois.

Eu estou Consciente 
Mas tenho alguém que me diz, 
Que me diz... - Vive o presente 

Manhã de Sol 
É Belo o despertar 
E o banho que ainda temos para tomar. 
Linda manhã Maravilha é acordar 
Com sorrisos e beijos para trocar.

Miguel Macedo visitou quartel dos Bombeiros de Terras de Bouro

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, visitou, esta manhã, o quartel dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro com o objectivo de conhecer as instalações e conversar com a direcção dos BVTR acerca da proposta feita ao governo para realizar obras na sede e criação de um posto de INEM. 
O Ministro mostrou-se sensível ao projecto dos Bombeiros e após uma reunião, onde foram debatidas algumas questões acerca de certos pontos que ainda não estavam decididos, Miguel Macedo declarou que a comparticipação pedida estava garantida. 
 De acordo com o vice presidente do Bombeiros de Terras de Bouro, Manuel Tibo, «esta visita serviu para que o Ministro observasse o que até então tem sido feito e desse a aval para continuarmos a trabalhar em prol da construção de melhores infraestruturas para servir a população». 
Fonte: Amarense, em 28-04-2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ministro da Administração Interna, Dr. Miguel Macedo, desloca-se ao nosso concelho a pedido do PSD

O Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, Dr. António Afonso, congratula-se com a visita de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna que a pedido do PSD local se desloca ao concelho de Terras de Bouro, mais concretamente ao quartel dos Bombeiros Voluntários, onde fará, pelas 11 horas e 45 minutos, uma visita às instalações e reunirá com a direção dos BVTB por causa das obras em curso e da atribuição de uma ambulância do INEM.
Para o Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, Dr. António Afonso, que passamos a citar: “o Senhor Ministro, com a sua presença, não só manifesta a sua estima pelo povo de Terras de Bouro, mas também reconhece o papel altamente meritório dos nossos «soldados da paz» cujo desempenho nem sempre é devidamente reconhecido. Todos acompanhámos o esforço hercúleo destes «bravos» que, nos últimos meses e em condições muito adversas, arriscaram as suas vidas para combater a catástrofe dos incêndios que «vestiu» de negro o nosso património natural”.

Hoje, reúne em sessão ordinária a Assembleia Municipal

Hoje, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro reúne em sessão ordinária, às 21:00, nos Paços do Concelho.
Da ordem de trabalhos consta:
- a apreciação da atividade e da situação financeira do Município; - a análise e votação da alteração do Mapa de Pessoal;
- a análise e deliberação sobre a proposta de indigitação da engenheira Liliana Azevedo, técnica municipal, para efeitos de avaliação do estado de conservação dos imóveis no concelho;
- análise e votação dos documentos de prestação de contas relativos a 2011.

Miguel Macedo visita Terras de Bouro

O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, fará amanhã, dia 28 de Abril, uma visita ao concelho de Terras de Bouro. No programa, que terá início pelas 11h45, está prevista uma deslocação ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, com o intuito de se inteirar do andamento das obras de que está a ser alvo.
No final, Miguel Macedo reúne-se com a direcção da corporação.
Fonte: Amarense, em 27-04-2012

José Manuel Fernandes considera que as taxas para passeios a pé são «uma aberração»

O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes classificou de «aberração» a introdução de taxas para passeios a pé em áreas protegidas e apelou ao Governo para acabar «rapidamente» com aquela medida.
«É inaceitável que o Parque Nacional da Peneda-Gerês e outras paisagens protegidas sejam apenas para elites», referiu José Manuel Fernandes, que falava numa iniciativa promovida pelo Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca sobre a defesa da floresta e da biodiversidade.
Para o deputado do Parlamento Europeu, é «uma aberração» a taxação de grupos de caminhantes em 152 euros, com a agravante de terem de solicitar autorização com 40 dias úteis de antecedência.
Lembrou que, «para cúmulo», andar de carro no Gerês pode custar apenas 1,5 euros e isto apenas entre junho e setembro e na Mata da Albergaria.
«Como se andar a pé fosse mais poluente e ameaçador para a biodiversidade do que um automóvel», criticou. José Manuel Fernandes, membro da comissão do ambiente e saúde pública no Parlamento Europeu, mostrou-se esperançado que o atual Governo «altere rapidamente esta aberração, introduzida pelo anterior executivo socialista liderado por José Sócrates, através de portaria publicada no início de 2011».
Fonte: TVI24, em 27-04-2012

ATAHCA realizou seminário Percurso Educativos e Vidas dos Adultos

No âmbito de um protocolo desenvolvido com a Unidade de Educação de Adultos da Universidade do Minho, a ATAHCA realizou, esta manhã, um seminário acerca dos percursos educativos e vida dos adultos que estão inseridos no processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências(RVCC).
A iniciativa teve como enfoque os resultados do estudo realizado para avaliar o impacto das actividades realizadas pelo Centro Novas Oportunidades da ATAHCA desde 2006 até à actualidade, nomeadamente nos alunos certificados, na equipa técnica e pedagógica bem como em entidades que localmente empregam sujeitos certificados através do RVCC. De acordo com o presidente da associação, José da Mota Alves, «este estudo é fruto de um trabalho de parceria que acaba por ser um pontapé de saída para a partilha de informação e consequentemente para o melhoramento destas práticas numa altura em que muito se fala da continuidade ou não destas acções».
Fonte: Vilaverdense, em 27-04-2012

Capitão do Terras de Bouro confiante: Juniores a um pequeno passo do título

A equipa dos Juniores do Terras de Bouro está a um pequeno passo de se sagrar campeã do campeonato da I Divisão, série A. Os comandados de António Soares lideram o campeonato com 52 pontos, mais nove do que o segundo classificado, Alegrienses, e mais dez que o terceiro, o Arsenal da Devesa, embora a equipa bracarense tenha um jogo a menos.
Os terrabourenses podem festejar o título nas duas rondas já que jogam contra dois adversários diretos.
Apesar da equipa não estar na máxima força devido às ausências de Samuel Sousa e João Pereira às lesões de Marcos Nogueira e Zé Pedro, o capitão da equipa mostrou-se confiante com a conquista do primeiro lugar.
Vítor Pereira diz que o plantel está motivado para dar o seu melhor nos últimos quatro jogos do campeonato.
O central terrabourense, que frequenta o curso de eletrónica na Escola Profissional de Braga, tem por ídolo Pepe e, tal como ele, procura lutar e trabalhar muito para ser um exemplo dentro e fora dos relvados. Para além de ser o líder do balneário assume um papel muito importante na ligação da equipa com o treinador.
«O mister Tero é um treinador muito dedicado e nunca nos falta com nada procurando arranjar forma de nos motivar quando as coisas não estão a correr bem. Além de treinador é um grande amigo e está sempre pronto a ajudar-nos, seja a nível desportivo seja a nível pessoal. Ele tem sido muito importante no excelente campeonato que estamos a realizar. O nosso grupo é o melhor que alguma vez tive e já jogo futebol federado há uns anos», começou por referir o jogador do Terras de Bouro que não esqueceu o apoio que a direcção tem dado à equipa nesta caminhada rumo ao título. «Queria deixar um grande agradecimento ao nosso diretor Paulo Sousa que tem sido incansável com a nossa equipa», frisou, acrescentando que um dia gostava de, pelo menos, chegar aos nacionais de futebol. «Queria jogar na III Divisão e se fosse com a camisola do Terras de Bouro ainda melhor. No entanto, neste momento, estou apenas centrado em ajudar a nossa equipa a conquistar o título», rematou.
Fonte: Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Município assinala abertura da época termal com atuação da Banda Musical de Carvalheira

No próximo dia 1 de maio, para assinalar a abertura da época termal na vila do Gerês, o Município promove uma atuação da Banda Musical de Carvalheira. Esta dará entrada na vila às 9:00 e percorrerá a avenida principal até à colunata Honório de Lima, onde dará um concerto no jardim.
Com a realização desta actividade procura-se reavivar os tempos áureos das termas, principalmente a sua abertura que se revestia de especial importância para toda a comunidade geresiana.
Fonte: Município, em 26-04-2012

VI edição «Trilhos do Gerês»

Chegou a altura de mais uma edição dos Trilhos do Gerês marcada para o próximo dia 20 de Maio. E já vai na VI! A exemplo das edições anteriores, este ano os trilhos percorrerão algumas belas aldeias e montanhas do concelho de Terras de Bouro. Estão preparados single tracks, zonas rolantes e montanhas com paisagens de cortar a respiração.
No entanto, e como não há bela sem senão, estas montanhas são um pouco altas...Por isso, alguma dureza também será de esperar.
Fonte: Vilaverdense, em 26-04-2012

Orientação - 4 dias do Minho 2012

O ponto COM (Clube de Orientação do Minho), em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro e a Federação Portuguesa de Orientação, vai organizar, de 28 de Abril a 1 de Maio de 2012, mais uma edição dos 4 Dias do Minho, prova que integra os Campeonatos Nacionais de Distância Longa e de Estafetas de Orientação Pedestre.
Os locais escolhidos são os montes de Santa Isabel e Lamas, em plena Serra do Gerês, com passagem por uma povoação serrana e por a Vila do Gerês onde se disputará uma etapa do Circuito Nacional Urbano.
Para a organização, os locais escolhidos têm tanto de belo como de exigente, procurando preparar uma competição o mais justa e atractiva possível de modo a corresponder da melhor forma a mais uma manifestação de confiança da Federação Portuguesa de Orientação.
Endereçamos, desde já, o convite a todos os amantes da modalidade e a todos os que a ela queiram aderir para participarem na edição dos 4 Dias do Minho 2012, aproveitando também a oportunidade para conhecer ou revisitar uma das mais belas regiões do nosso país e deliciarem-se com as características da zona serrana do Gerês.
Fonte: Município, em 26-04-2012

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Presidente da Câmara Municipal apoiou a manifestação dos caminhantes contra taxa de 152 euros

Dezenas de pessoas manifestaram-se hoje na vila do Gerês contra a cobrança de uma taxa para caminhar nas áreas protegidas. Esta taxa, de 152 euros, é imposta pelo Plano de ordenamento e é cobrada pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Os manifestantes não se conformam e afirmam que a taxa se aplica apenas a quem anda a pé e que "quem tiver carros pode passar."
Clique na foto e veja as imagens da RTP.

Município inaugura Balcão Único de Atendimento

Hoje, a Câmara Municipal de Terras de Bouro inaugurou o Balcão Único de Atendimento. Esta nova valência seccionada em urbanismo, águas, saneamento, resíduos, taxas, licenças e apoio ao agricultor disponibiliza aos munícipes um atendimento mais personalizado.
De salientar que este novo serviço também dispõe de duas áreas apetrechadas com sofás onde os munícipes, enquanto esperam, podem inteirar-se das novidades do concelho que correm em dois plasmas.
Felicitamos ao Município e, em particular, o senhor presidente por este novo balcão que muito dignifica o nosso concelho.