quarta-feira, 30 de junho de 2010

A primeira vez de Moisés e Antunes

No domingo, cantaram os parabéns à corporação, no dia seguinte, veio a “prenda”: no transporte de uma grávida para o Hospital de Braga, os bombeiros de Terras de Bouro ajudaram João Pedro a ser o primeiro bebé do concelho a nascer numa ambulância.
É caso para dizer que foi “a cereja no topo do bolo”. Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB) celebraram 25 anos de existência e nada melhor para comemorar efeméride com a realização de um parto em plena ambulância. Os bombeiros Moisés e Antunes foram os “padrinhos” deste nascimento a caminho do Hospital de Braga.
O pequeno João Pedro não quis esperar pelo conforto de um hospital para ver como é o mundo cá por fora. “Fomos chamados pelo CODU para ir a Valdreu, Vila Verde, para levar uma grávida para o hospital”, começaram por contar João Antunes e Sérgio Moisés.
“Quando lá chegámos, já tinham rebentado as águas à mãe e estava com contracções de três em três minutos. Saímos a correr mas tivemos que parar”, explica Moisés. O parto teve que ser ali feito, pelos dois bombeiros de Terras de Bouro, em plena ambulância, na berma da estrada, naquele momento transformada em sala de partos.
“Paramos na freguesia de Balança e, enquanto explicava ao CODU onde estávamos, o meu colega disse que o bebé estava a nascer. Larguei tudo e fui dar apoio”, conta orgulhoso, mesmo em jeito de “papá babado”, Moisés. “Fui o primeiro a tocar no bebé, enquanto Moisés cortava o cordão umbilical”, diz, por entre sorrisos, o bombeiro João Antunes. Ao JN, explicaram que “tudo correu bem” e até a médica do CODU ficou admirada com a calma dos dois “parteiros” improvisados. “Nós sabíamos o que tínhamos de fazer. Normalmente nestas situações há sempre algum nervosismo. Geralmente, os bombeiros avisam meia hora antes o CODU nestas situações. Aqui não houve tempo para isso e, quando a médica lá chegou, já estava tudo feito, fotografado, e até ficou com alguma inveja”, diz, por entre sorrisos o bombeiro Antunes.
Inveja essa que se estendeu à corporação dos bombeiros de Terras de Bouro, onde ontem, em tom de brincadeira, se decidia qual dos dois bombeiros era a “madrinha”.
A própria mãe, Fernanda Silva, reconheceu o excelente apoio dos dois “parteiros” que a ajudaram a dar à luz, um rapaz de 3,900 quilos às 13.12 horas de segunda-feira.
O nascimento acabou por ser uma espécie de prenda, pois a corporação de Terras de Bouro completou 25 anos de existência no domingo passado e, no dia a seguir, assistiram ao primeiro parto da corporação, em plena estrada.
“Perfeito, era ter nascido na ambulância oferecida no domingo pela autarquia de Terras de Bouro a quem dedicamos este parto”, vaticinam, orgulhosamente, os dois voluntários, parteiros por um dia, Moisés e Antunes.
Fonte: “Jornal de Notícias”

Sem comentários: