quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ministra assina em Guimarães concessão Águas do Noroeste

A Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro, assina, com a Águas do Noroeste, S.A. o contrato de concessão para a gestão e exploração do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Noroeste, em cerimónia marcada, para hoje, pelas 16h00, na Pousada de Santa Marinha, em Guimarães.
Com um capital social de 70 milhões de euros, já realizado em 47,5 milhões de euros, a Águas do Noroeste integra mais de 30 municípios da região do Norte, predominantemente do Minho, numa área de intervenção de cerca de 6.000 km2. (…)
Abastecimento de água e de saneamento do Noroeste
Na componente de abastecimento de água, o sistema multimunicipal tem o objectivo de captar, tratar e distribuir água aos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Caminha, Esposende, Fafe, Maia (Norte), Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila do Conde, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Famalicão, estando dimensionado para servir uma população de cerca de um milhão de habitantes e fornecer um caudal de 63,9 milhões de m3 de água por ano, em 2015, ano de cruzeiro do projecto.
No saneamento de águas residuais, para além da quase totalidade dos citados anteriormente o sistema multimunicipal, tem a responsabilidade pela recolha, tratamento e rejeição das águas residuais produzidas nos municípios de Amarante, Amares, Celorico de Basto, Felgueiras, Guimarães, Lousada, Mondim de Basto, Terras de Bouro, Vila Verde e Vizela. Nesta componente prevê-se que, em 2015, o sistema multimunicipal sirva cerca de 1,9 milhões de habitantes - equivalentes e trate mais de 72 milhões de m3 de águas residuais urbanas por ano.
Fonte: “Correio do Minho” em 30-06-2010

Sem comentários: