quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brincadeiras da noite de S. João

Hoje, quando eram 5 horas da manhã, a rotunda principal da Vila de Terras de Bouro apresentava uma decoração fora do vulgar: grades de cerveja e de outras bebidas, uma escada, barras de protecção da Câmara, vasos, uma mangueira atada de marco miliário em marco miliário, entre outras coisas... Estes e outros objectos foram transportados pelos nossos foliões ao longo da noite.
Entretanto, a GNR de Amares lá andava zelosa, no jogo do "gato e do rato", de cassetete em punho, mas perfeitamente desorientada!

4 comentários:

Anónimo disse...

se fazer o seu trabalho é ser zeloso, é bom ser zeloso!
quem tem razão deve ser quem coloca objectos na via...
cada vez me sinto mais triste com algumas pessoas

Anónimo disse...

se o objectivo deste blogue pessoal, é divulgar links que mostrem a beleza e a grandeza de Terras de Bouro então vamos fazer isso, não? acho k a grnadeza da nossa terra não é falar mal das dos outros, neste caso da policia de Amares, que se vieram cá é pk foram chamados.

Terras de Bouro disse...

Caro anónimo:
Por norma, não publico comentários anónimos. Se é alguém de convicções e com carácter devia ter dado a cara, que é o que eu faço sempre! Publiquei o seu comentário para lhe poder responder.
O objectivo deste blogue (e diga-se de passagem não ganho nada com ele) é de procurar divulgar links que mostrem a beleza e a grandeza de Terras de Bouro. Sou um terrabourense com princípios e com valores e, em nome da verdade, quero salientar a beleza e a grandeza do meu concelho, mas nunca farei como a cegonha. Afirmo as coisas e ponho o nome por baixo, assino-as. ..Sempre o fiz e sempre o farei… Não o faço como o caro anónimo, que se esconde atrás do anonimato e não dá a cara…
Mas fingir que nada acontece na nossa pacata terra, para isso não conte comigo!
Relativamente às brincadeiras da noite de S. João passo a esclarecer o seguinte:
1. Ninguém colocou na vila de Terras de Bouro objectos a obstruir a via pública;
2. Fui um dos terrabourenses que teve de arrumar vasos retirados pelos foliões do quintal do meu sogro. É óbvio de que não gostei de o fazer, mas a tradição sobrepõe-se e fi-lo sem rogar pragas a quem me deu esse trabalho/transtorno;
3. Não se educam jovens à bastonada. Os jovens educam-se em casa e na Escola. Sou director de um Agrupamento de Escolas e defendo a ordem, a autoridade e a disciplina, mas não uso o bastão para repor a legalidade ou a ordem pública;
4. Há dois anos foi agredido, violentamente, à bastonada um jovem de quinze anos que se encontrava na rua. Estava apenas na rua! Este caso foi presenciado por testemunhas oculares e foi para tribunal. Não conheço o desenlace. Sei apenas que o jovem recebeu tratamento hospitalar e que foi o próprio Ministério Público a dar provimento à queixa;
5. Não defendo a perturbação da ordem pública e que se retirem, em nome da tradição, objectos das casas e dos quintais das pessoas;
6. Tal como em Barrancos se mata o touro, aqui em Terras de Bouro fazem-se estas brincadeiras desde a minha meninice. Caro anónimo, é tradição! Se não conhece informe-se sobre as tradições do nosso concelho que tem as melhores gentes deste mundo!
Finalmente, informo-o de que a GNR tinha que agir zelosa, em nome da ordem pública e no estrito cumprimento de ordens superiores. Contudo, não se apanham “moscas com mel”, muito menos desprevenidos o nosso grupo de jovens (com idades, principalmente, entre os 14 e os 20 anos).
Por último, a GNR queria impedir-me de tirar uma fotografia à rotunda. Ordenaram-se, arrogantemente, que eu circulasse. Parecia que estávamos no tempo do Estado Novo. Ainda bem que não tive medo e tirei a fotografia!
Caro anónimo não dê palpites e procure falar daquilo que sabe. Siga esta máxima: informe-se e, já agora, dê a cara.
José Guimarães Antunes

Anónimo disse...

PENSO QUE SER ANÓNIMO É UM DIREITO QUE ME ASSISTE, COMO É O SEU DE FALAR BEM OU MENOS BEM DAS INSTITUIÇÕES QUE NOS AUXILIAM, TAMBÉM ESTÁ NO SEU DIREITO DE NÃO PUBLICAR O MEU COMENTÁRIO, APENAS DEI A MINHA OPINIÃO PARA CHEGAR AO AUTOR DESTE BLOGUE, NÃO FOI COM O INTUITO DE SER PUBLICADO.
QUANTO A NÃO ESTAREM OBJECTOS NA VIA, O SEU BLOGUE TEM UMA FOTO TIRADA PELAS 10 HORAS PELA QUAL ME REGI, NA MINHA OPINIÃO ESTÃO NA VIA, MAS OK.
FELIZMENTE NÃO ESTAMOS NO ESTADO NOVO MAS ESTÁ NA MODA FALAR MAL, APENAS APELO À CRITICA CONSTRUTIVA.
BOA SORTE PARA BLOGUE.
ASS. POR UM ANÓNIMO QUE TEM DIREITO A O SER.