segunda-feira, 21 de junho de 2010

Gerês Antigo

Transcrevo os três primeiros parágrafos deste belíssimo texto do Dr. Agostinho Moura publicado no Jornal o “Geresão”. Se quer ler o texto integral, poderá fazê-lo no referido jornal.Completa-se neste ano o primeiro centenário da criação, nesta estância termal, da então denominada "Pharmácia das Thermas", no rés-do-chão do edifício pertencente à Empresa das Águas do Gerês, como a gravura ao lado documenta, onde agora, depois de remodelado, funcionam os consultórios médicos termais.
Esta fotografia, de considerável valor para a história desta vila, respeita ao ano de 1910, sendo então locatário e director técnico dessa farmácia o sr. António Almeida, um farmacêutico natural de S.ta Maria de Bouro, e fundador também da Casa Almeida, a mais antiga casa comercial desta vila que ainda hoje mantém tal designação, ainda que em instalações próximas do local primitivo.
Nesse tempo, de acordo ainda com a mesma gravura, o edifício da Casa Almeida tinha a fachada principal um pouco recuada em relação à que, posteriormente, possuiu até à sua recente demolição, que alinhava a fachada principal com o antigo edifício da farmácia.(…)
Fonte: jornal o “Geresão”

Sem comentários: