terça-feira, 4 de maio de 2010

Projecto AQUACÁVADO arranca em Terras de Bouro

O Projecto AQUACÁVADO, proposto pelo executivo anterior, engloba três municípios e apresenta, de acordo com o Boletim de Março de 2010, um valor global de 4.472.441,29 euros que beneficiará os municípios de Barcelos, Esposende e Terras de Bouro. Passo a citar o Boletim Municipal da Câmara de Terras de Bouro: «Foi assinado o Contrato de Financiamento do Projecto AquaCávado entre a CIM-Cávado e os Municípios de Barcelos, Esposende e Terras de Bouro, o que implica o arranque do Projecto candidatado no passado mês de Março de 2009.
O projecto em Terras de Bouro contará com um investimento de 721.049,78 e está dividido em duas áreas No vale do Homem estão previstos a realização de estudos e projectos para sua valorização turística que engloba a criação de um circuito pedonal e ciclo via, desde Souto até Moimenta, pela antiga estrada municipal, e uma ciclo via desde Covide, passando em forma circular no Campo do Gerês, até à antiga aldeia de Vilarinho da Furna.
No vale do Cávado, realizar-se-ão estudos para a definição de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico das margens da albufeira da Caniçada, com principal incidência na freguesia de Valdosende, visando a construção de locais de lazer públicos (praias fluviais). Está também contemplada a criação de um trilho na freguesia de Valdozende, que engloba a criação de dois centros de promoção turística. Por fim, numa primeira fase serão idealizados projectos de recuperação de património arquitectónico, nomeadamente, moinhos de água, casas de corte de madeira, lagares de azeite, etc.
O Projecto AquaCávado tem uma duração de dois anos.»



Sem comentários: