quarta-feira, 26 de maio de 2010

Grupo Cultural Desportivo Recreativo Rio Caldo quer ser uma referência no futsal

O futsal é uma modalidade recente no Grupo Cultural Desportivo Recreativo Rio Caldo, fundando há 33 anos. A ideia do projecto partiu do vice-presidente do clube e responsável pela coordenação do futsal, Carlos Grilo, que há três temporadas «com um grupo de amigos» decidiu avançar com um projecto ligado ao futebol.
«Esta terra nunca teve uma cultura desportiva permanente. Mas os pais estão a aderir muito bem a este projecto. Estamos a conseguir incutir essa cultura desportiva», relata o dirigente do GCDR Rio Caldo. Durante estes três anos o clube tem «crescido de uma forma sustentada» e, actualmente, conta com mais de 60 jogadores das freguesias de Rio Caldo, Vilar da Veiga, Valdozende e Ventosa (Vieira do Minho) distribuídos pelos escalões de pré-escolas, escolas, infantis e juvenis.



«Nos próximos três anos queremos ter todos os escalões. A nossa ideia passa por acompanhar o evoluir destes jovens desde as escolinhas até aos seniores, pois assim é que se promove a cultura desportiva», afirma Carlos Grilo, sublinhando que a principal preocupação dos dirigentes do clube é «formar homens para o futuro». No entanto, os resultados desportivos têm evoluído ao longo destes três anos. «O ano passado ficamos no último lugar na categoria de juvenis, mas esta época já conseguimos um sétimo lugar e estamos nas meias-finais da Taça onde vamos jogar com os Piratas de Creixomil. Isso demonstra que também no capítulo desportivo estamos no bom caminho», adiantou o vice-presidente do GCDR Rio Caldo. DESPORTO E EDUCAÇÃO DE MÃOS DADAS
Não há "baldas" no GCDR Rio Caldo. Quem não tiver boas notas fica no banco ou pode mesmo nem ser convocado para os jogos da sua equipa. «Um nosso atleta, no primeiro período, teve sete negativas e neste período não teve nenhuma. A mãe veio ter comigo e agradeceu-me. Isto é sintomático daquilo que queremos criar no nosso clube. Formar homens e atletas com responsabilidades. Ainda hoje quando chegaram entregaram as notas do último período», adiantou o responsável para equipa de iniciados, Aguiar Campos.
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE PARABÉNS
Os pais têm um papel fundamental no crescimento do GCDR Rio Caldo. Durante toda a temporada são eles que transportam os filhos para os treinos. Alguns deles chegam mesmo a percorrer muitos quilómetros para que os seus filhos estejam a tempo e horas no pavilhão da Escola de Rio Caldo. «Queria enaltecer o sacrifício dos pais. Temos um encarregado de educação que faz perto de 50 km para trazer o filho aos treinos. Isso é de louvar», disse Aguiar Campos.
Fonte: “Desportivo Vale do Homem” texto de António Valdemar

2 comentários:

marquito disse...

ola amigos... vemho por este meio agradeçer de forma muito especial por terem dado a oportunidade de o grupo de jovens de rio caldo representar o g.d. de rio caldo como equipa B no torneio da camara..
~em meu nome pesso que observem bem estes jogadores e assima de tudo jovens de rio caldo que adoram estaq nossa terra e adoram futebol.

sem mais de momento

comprimentos

Marco Leite

rui disse...

o rio caldo e uma familia