A sessão de abertura contou, precisamente, com a presença do presidente do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, António Lopes, bem como de outras figuras como a Directora Pedagógica da EPATV, Sandra Araújo, ou o presidente da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga, António Príncipe.
O presidente do NFB fez uma breve explanação sobre filatelia, referindo a origem do correio e do selo, bem como a sua evolução até aos nossos dias, despertando a curiosidade e interesse dos alunos presentes que dificilmente esquecerão os saberes transmitidos.
Posteriormente, todos os presentes foram encaminhados à sala onde estavam expostas colecções de temáticas diversas, alusivas à região e ao 25 de Abril, entre outras, nomeadamente: ‘Postais do Gerês’, por José da Costa; ‘Roteiro Filatélico do Minho’, por António Lopes; ‘A Vida de Cristo’, por António Moura; ‘Os Militares de Abril em Fotos’, por José da Silva Rodrigues; ‘O 25 de Abril’, por João Machado; ‘Uniformes Militares Portugueses’, por João da Silva Rodrigues; ‘Portugueses Célebres’, por Manuel Alexandre da Silva; e ‘Insectos de todo Mundo’, por José da Costa.
Para celebrar o facto de se realizar pela primeira vez uma ‘Mostra Filatélica’ no Gerês, foi apresentado um selo comemorativo, produzido pela designer da EPATV, Fátima Pimenta, que recriou, de forma ‘sui generis’, a fachada das Caldas do Gerês.
De forma a abrilhantar o inédito acontecimento e para deleite dos filatelistas, a Federação Portuguesa de Filatelia, a pedido do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga, intercedeu junto dos CTT, no sentido de produzirem o carimbo, que foi utilizado na sessão de abertura da ‘1ª Mostra Filatélica’, num posto dos CTT, instalado no local.
Todos os presentes tiveram oportunidade de enviar cartas, com selo e com carimbo comemorativos, e ainda postais máximos (postais com a mesma imagem do selo e do carimbo). Além disso, o representante dos CTT, Rui Antunes, informou que o posto dos CTT da Vila do Gerês, dada a divulgação deste evento, na página da internet desta instituição, "recebeu dezenas de peças filatélicas, enviadas por filatelistas de diversas zonas do país, para serem carimbadas".
Ao longo de três dias, os visitantes, inspirados pelas paisagens idílicas da Serra do Gerês, puderam então contactar com uma actividade lúdica de grande interesse cultural.
Fonte: Jornal Terras do Homem - Autor: Elisabete Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário