segunda-feira, 24 de maio de 2010

Para quando o Centro Escolar de Rio Caldo?

No dia 14 de Setembro de 2009, a Exma. Senhora Directora Regional de Educação do Norte, o Exmo. Senhor Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Alto Cávado, juntamente com o Dr. António Afonso e o Dr. Óscar Rodrigues inauguraram o Centro Escolar do Vale do Homem, na Vila de Terras de Bouro. Nesta cerimónia, estiveram presentes os jornais “Correio do Minho” e “Diário do Minho” que anunciaram, no dia seguinte, os estudos geotécnicos para a localização do Centro Escolar do Vale do Cávado. Nessa data, a Câmara Municipal de Terras de Bouro já tinha encomendado os estudos geotécnicos para a localização do Centro Escolar do Vale do Cávado, centralizado na Escola EB 2,3/S de Rio Caldo, com o objectivo de entrar em funcionamento, provavelmente em 2011, se houvesse disponibilidade financeira no QREN. Da parte da autarquia, haveria a determinação de fazer um grande investimento para suportar a componente municipal desse projecto.
Entretanto, o Centro Escolar do Vale do Cávado foi parar à trituradora dos papéis ou caiu no esquecimento e parece ser uma miragem!...
Deixo-vos com a notícia da inauguração do Centro Escolar do Vale do Homem publicada no “Correio do Minho” e, ainda, com o recorte do “Diário do Minho”: “Segundo Centro Escolar em Projecto”.

Centro Escolar de Terras de Bouro
O Centro Escolar de Terras de Bouro (Vale do Homem) foi, ontem, inaugurado por Margarida Moreira, directora regional de Educação do Norte, e por António Afonso, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
Foi o início de mais um ano lectivo, num centro escolar onde ainda falta alguns equipamentos materiais, como os livros da nova biblioteca - tal como referiu Óscar Rodrigues, presidente do Agrupamento de Escolas do Vale do Homem, no seu discurso na cerimónia inaugural.
Materiais estes que a directora regional garantiu a sua chegada, ainda, durante esta semana, justificando o seu atraso com a quantidade de novos centros escolares que estão neste momento a ser inaugurados.
O novo equipamento nasce em Terras de Bouro a partir da requalificação e ampliação da antiga escola primária Padre Martins Capela, tendo sido construídos de raiz um novo edifício e um pavilhão gimnodesportivo - este último só estará totalmente concluído e pronto a ser utilizado no final do mês.
Trata-se de um investimento global de dois milhões de euros (um milhão para a requalificação/ampliação da escola e um milhão para erguer o pavilhão desportivo).
Refira-se que o primeiro projecto já obteve o apoio de fundos comunitários em 70 por cento, sendo o restante suportado pela autarquia.
Por chegar estão, ainda, os apoios ao mesmo nível para o pavilhão desportivo, mas que António Afonso, edil de Terras de Bouro, indica ter tido já a sua garantia por parte das entidades governamentais.
Na inauguração do Centro Escolar Terrabourense - o quinto de Margarida Moreira - a responsável sublinhou a “abertura” das autarquias do Norte desde o início das suas funções, com vista a levar a cabo esta reestruturação do parque escolar dos concelhos.

Sem comentários: