sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Terras de Bouro em festa amanhã

O concelho de Terras de Bouro está em festa amanhã - data em que celebra o Dia do Município e a outorga da Carta de Foral, em 1514, pelo rei D. Manuel I. A câmara municipal promove um encontro com as tradições mais rurais e vai aproveitar a data para lançar duas obras literárias que têm por mote as terras do Gerês.
As comemorações, este ano promovidas em parceria pelo município e pelo jornal ‘Poetas & Trovadores’ e a Associação de Escritores Minhoto-Galaicos ‘CALIDIUM’, começam logo pela manhã, tendo como palco principal os Paços do concelho terrabourense, onde, às 9.30 horas, se hasteiam as bandeiras nacional e do município, para honrar um concelho que muitos consideram um ‘ex-líbris’ do melhor que a Natureza oferece em Portugal, com grande parte do seu território inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês.
A cerimónia do hasteamento das bandeiras vai ser abrilhantada no final com a uma actuação do Orfeão de Terras de Bouro, brindando os presentes com alguns dos seus temas mais conhecidos.
As comemorações deste Dia do Município vão apresentar, ainda, duas novas obras literárias que têm por inspiração o concelho de Terras de Bouro: ‘Lendas e Contos Tradicionais - Terras de Bouro em Textos e Contextos’, da autoria de Jacinta Correia e a obra ‘Gerês - 10 Anos de Poesia, Antologia dos 10 Encontros Nacionais de Poetas realizados no Gerês’ - uma edição do município.
Outro dos momentos altos do Dia do Município de Terras de Bouro vai ter lugar à tarde, a partir das 15 horas, na aldeia de Ermida, em Vilar da Veiga - onde se realiza a ‘Tarde das Tradições Rurais’ - que inclui um desfolhada tradicional e folclore, onde a merenda não vai faltar com vinho verde e porco no espeto.
Esta é uma iniciativa que vai ser dinamizada pela Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida. As comemorações encerram às 21 horas com um grande concerto da banda Musical da Carvalheira, na Igreja de Moimenta.
Fonte: Correio do Minho, em 19-10-2012

Sem comentários: