segunda-feira, 1 de outubro de 2012

2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM

Está a decorrer o período final de inscrições para a 2ª Maratona do Gerês, prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa será realizada no dia 7 de outubro e contemplará a realização de uma Meia-Maratona (40 Kms) e de uma Maratona (70 Kms). As inscrições podem ser efetuadas online.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a Maratona será disputada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda, tendo como pontos de partida e de chegada o centro da Vila do Gerês (avenida Manuel Francisco da Costa).
Com mais de 600 inscritos até ao momento, a prova contará com a presença, entre outros atletas de renome, de David Rosa (o primeiro betetista português a participar nos Jogos Olímpicos) e de José Mendes (LA Alumínios / Antarte) que efetuarão o percurso da meia-maratona. O tetracampeão nacional de BTT Cross Country e o ciclista profissional que em 2013 representará a NetApp - Endura associam-se assim à prova de atribuição dos títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM.
A 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro). As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt - pagamento por multibanco).
A 2ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Cision, Reclamos Vitória, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.
Programa da 2ª Maratona do Gerês 
Campeonato Regional do Minho de BTT XCM
Sábado, 6 de Outubro
16h00: Abertura do Secretariado
20h00: Encerramento do Secretariado
22h00: Receção aos atletas (Bar da Piscina)
Domingo, 7 de Outubro
07h30: Abertura do Secretariado
08h30: Encerramento do Secretariado
08h30: Reunião com os Diretores Desportivos
09h10: Chamada dos atletas para a partida
09h30: Partida simbólica
12h00: Chegada do primeiro atleta da Meia-Maratona
13h00: Chegada do primeiro atleta da Maratona BTT do Gerês (Campeonato Regional do Minho)
14h00: Cerimónia protocolar e de entrega de prémios
Fonte: Digital de Vizela, em 1-10-2012

Sem comentários: