quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Incêndios diminuíram significativamente na fase «Charlie» em 2012

O número de incêndios florestais, no distrito de Braga tem vindo a baixar significativamente, na designada fase Charlie, desde 2010. No período de tempo compreendido entre julho e setembro, o distrito registou, nesse ano, 1911 ocorrências, ao passo que, em 2011, viu esse número baixar para 1293. Este ano foi, sem dúvida, o menos negativo, com apenas 850 incêndios registados em todo o distrito.
O Vale do Homem também escapou, este ano, à fúria das chamas, uma vez que registou 'apenas' 106 focos de incêndio florestal. O concelho menos afetado foi, neste verão, o de Terras de Bouro. Curiosamente, no ano passado, o Parque Nacional da Peneda Gerês debatia-se com enormes problemas no combate aos incêndios.
No que diz respeito ao concelho de Amares, entre julho e setembro, este ano, registaram-se 24 incêndios, enquanto Vila Verde teve 69 ocorrências.
Terminada a fase charlie do DECIF 2012, a Proteção Civil do distrito classifica a época como “extremamente positiva em termos de resultados”, seja no número de ocorrências, seja na área ardida. “Se é certo que em termos meteorológicos não fomos confrontados com situações de dificuldade extrema, também é verdade que a resposta operacional do distrito foi sempre suficientemente eficaz e atempada, o que levou a que a esmagadora maioria das ocorrências fossem resolvidas na primeira intervenção”, explicam os responsáveis, afirmando que “as poucas que implicaram ataque ampliado tivessem uma resposta musculada e suficientemente rápida, o que provocou uma substancial redução das áreas ardidas, com menos custos para o sistema, em termos humanos e materiais”.
Noutra vertente, se é certo que a articulação entre as diversas forças responsáveis pelo combate “tem vindo a conhecer enorme evolução, também se tem verificado melhorias no combate, no comando e coordenação das operações e na qualidade do rescaldo, seja com a utilização das ferramentas sapador, seja com o incremento da aplicação de maquinaria pesada na sua consolidação”.
A proteção civil mantém, no entanto, o alerta, já que com as anomalias meteorológicas com que cada vez mais vamos sendo confrontados, “vão surgindo períodos de incêndios ditos 'fora de época'”. Os meses de fevereiro e março deste ano “são um exemplo pelas más razões”. “Isso deve-nos manter a todos alerta para o que resta de 2012, por forma a que ninguém responsável desmobilize na atenção a dar na defesa da floresta contra o risco de incêndio, procurando-se sempre uma resposta rápida e eficaz”, defende Hercílio Campos, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, da Proteção Civil.
Atividade operacional no Vale do Homem
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga, da Proteção Civil, realizou-se quase 5 mil operações nos três concelhos do Vale do Homem, desde o início de 2012, até final do mês de setembro.
Só no concelho de Amares, registaram-se 1382 ocorrências, entre as quais 59 incêndios rurais, 12 incêndios com habitações, 42 acidentes com transportes e 1107 casos de assistência pré-hospitalar.
Por outro lado, em Terras de Bouro foram realizadas 671 operações de socorro, das quais 63 diziam respeito a incêndios rurais, 15 a acidentes com transportes e 514 a situações de pré-hospitalar.
Finalmente, em Vila Verde verificaram-se 2747 ocorrências, entre as quais 190 incêndios rurais, 22 incêndios em habitações, 145 acidentes com transportes e 2085 ocorrências de pré-hospitalar.
(…)
Fonte: Terras do Homem, em 10-10-2012

Sem comentários: