quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Festa das colheitas animou Valdozende

A comunidade evangélica da Igreja Metodista, em Valdozende, voltou a reunir-se para celebrar mais uma edição da 'Festa das colheitas' daquela localidade, uma iniciativa que tem como pontos altos o cortejo e leilão de oferendas (lenhas, madeiras, produtos agrícolas e segredos caseiros), na tarde de domingo.
Realizada, todos os anos, no segundo domingo de outubro, esta 'Festa das Colheitas' arrancou na noite de sábado, com os sons populares a levarem grande animação à comunidade do lugar do Assento.
A iniciativa foi organizada por um grupo de 12 pessoas, que compõem a comissão de festas e que trabalham ao longo de todo o ano para que se volte a cumprir a tradição. Ao longo dos meses que antecedem a festa, vendem doces, carnes, etc, para angariar os fundos necessários.
De acordo com o Pastor Dinis Emanuel, esta é “uma dinâmica que ultrapassa o mero envolvimento de uma aldeia e que envolve também gentes de parte da região em que está inserida a comunidade”. No seu entender, “é de assinalar que, apesar da crise que afeta grande parte das famílias, as pessoas continuem a manifestar uma enorme solidariedade para vir à festa e contribuir com o que podem”. “Denotam um forte apego à terra e ao seu pastor”, considerou.
No domingo, realiza-se então o cortejo de oferendas. O dia arranca bem cedo, pelas 9h00, com o culto de Ação de Graças pelas ofertas, que antecede a apresentação etnográfica e o cortejo de produtos, propriamente dito. Posteriormente, esses mesmos produtos são leiloados. Os fundos revertem a favor da Igreja Metodista e revelam-se parte significativa do seu orçamento anual.
Já ao final da tarde, o festival de folclore devolve a animação popular àquela aldeia da Freguesia de Valdozende, encerrando mais uma edição da 'Festa das Colheitas'.
De referir, ainda, que a nova comissão de festas já trabalha para preparar a edição de 2013.
Fonte: Terras do Homem, em 25-10-2012

Sem comentários: