sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rui Couto é o treinador do Núcleo Rio Homem

Equipa terrabourense quer ficar «no meio da tabela»
Rui Couto é o novo líder da equipa de futsal do Núcleo Rio Homem. O treinador, que já passou por clubes como o Nogueiró, Gualtar, Santo Adrião, Cabreiros e Ponte da Barca, decidiu aceitar este novo desafio na sua carreira.
O técnico bracarense está ciente das dificuldades, mas com o apoio de Manuel Freitas e de todo o grupo de trabalho pretende fazer um campeonato tranquilo e ficar no meio da tabela.
Desportivo Vale do Homem - Considera suficiente e equilibrado o plantel que tem à sua disposição?
Rui Couto – À partida o plantel será composto por 14 elementos. Neste momento estão inscritos 13 jogadores, mas na próxima semana o plantel será reforçado com mais um elemento experiente no futsal da AF Braga. Este novo atleta poderá ser uma mais-valia, o que tornará a equipa mais equilibrada.
- Quais os objectivos para esta temporada?
No ano transacto, o clube terminou o campeonato em último lugar, mas a equipa com muito trabalho pode melhorar e terminar a prova a meio da tabela.
O plantel tem qualidade, mas é necessário trabalhar certos aspectos importantes do jogo que com o decorrer do campeonato virão a ser assimilados pelos jogadores. Conto que na segunda volta a equipa se encontre mais competitiva e com os processos já assimilados para que não cometa erros primários, tal como sucedeu nos dois primeiros jogos oficiais.
Neste momento, a grande limitação prende-se com as dificuldades de se conseguir atrair as pessoas da terra para jogarem futsal. Pelo que apurei, os terrabourenses preferem o futebol.
- Como caracteriza a relação com o seu grupo de trabalho?
Existe uma relação de grande respeito entre os jogadores e o treinador.
Dentro do balneário há um grande espírito de união do grupo e um bom ambiente entre todos os elementos, apesar de haver jogadores que jogam mais do que outros. Mas isso ficou claro desde o início dos treinos. Só com o espírito de entreajuda poderemos melhorar e ultrapassar os obstáculos.
- O que é preciso mudar para que a equipa consiga vitórias?
É verdade que não conseguimos vencer os dois primeiros jogos, mas em nenhum deles merecíamos a derrota. Temos consciência de que as derrotas foram por culpa própria, uma vez que tivemos oportunidades claras para vencer. No jogo com o Caldelas perdemos uma vantagem de dois golos, fruto de erros infantis.
Contudo, a equipa monstra que sabe colocar-se bem dentro do campo, mas tem pecado na finalização. No aspecto defensivo também temos cometido faltas desnecessárias que nos prejudicam, como se viu no jogo contra a equipa do Caldelas.
Apesar de termos perdido dois dos três jogos oficiais que realizamos, os resultados foram melhores que nos anos anteriores e são fruto da evolução que se tem operado na equipa. Estou convencido de que as vitórias aparecerão a curto prazo.
- Como avalia este campeonato?
Há quatro equipas que se destacam de todas as outras a nível do plantel e pelos investimentos realizados. Em minha opinião, a luta pelo título travar-se-á entre Priscos, São Mateus, MAL e Covense.
Fonte: Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes), em 19-10-2012

Sem comentários: