segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gerês consagrou os Campeões do Minho de BTT Maratonas

David Vaz, Ana Gonçalves, Carlos Rocha, Rodolfo Lopes, Joaquim Sá, Marina Leitão e a Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas conquistaram no Gerês os títulos de Campeões Regionais do Minho de BTT XCM. David Rosa e Tânia Lima venceram a Meia-Maratona e Hugo Costa e Patrícia Almeida a vertente de promoção da Maratona.
Organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês, a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM contemplou uma Meia-Maratona e uma Maratona, assim como a promoção atividades de animação e atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.
Cerca de um milhar de betetistas alinharam à partida da iniciativa que foi realizada no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda. Procedentes de mais de 90 concelhos portugueses (de norte a sul do País) e de doze localidades espanholas, incluindo Madrid e Galiza, registou-se ainda a presença de atletas que viajaram da Suíça.
A 2ª Maratona BTT do Gerês - que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários - terminou com um balanço muito positivo, realçando-se não apenas o nível competitivo e a forma como foram disputados os títulos regionais mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer. A beleza do percurso ao longo dos trilhos foi absolutamente marcante e não deixou ninguém indiferente.
Com percursos de 70 e 40 quilómetros, respetivamente, para a maratona e para a meia-maratona, os participantes tiveram que enfrentar o desafio e a dureza de traçados em que a exigência dos pontos de vista técnico e físico fizeram a diferença.
Logo após a partida, formou-se na frente da corrida um grupo onde se encontravam os principais candidatos à vitória final, enquanto os participantes na vertente de promoção/lazer também iam dando mostras de estarem motivados e bem preparados para enfrentarem as dificuldades do percurso. O desportivismo e o entusiasmo foram tónicas dominantes e marcantes entre a generalidade dos participantes.
Percorridos 40 quilómetros, David Rosa (o primeiro betetista português a participar nos Jogos Olímpicos) entrou na avenida Manuel Francisco da Costa para vencer a meia-Maratona, cortando a linha de meta com a vantagem de 16m:38s para Manuel Lopes (Asc / Bikezone / Bravus Curas) e 16m:55s para Fernando Martins (Vitória SC / Bike World).
Tânia Lima (BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre) foi a primeira atleta feminina a concluir a meia-maratona, seguindo-se na classificação Tânia Costa (Sipe BTT - Sind. Ind. Professores) e Ângela Chevarria Fernandes (CSM Epinay sur Seine), respetivamente a 12m:30s e 12m:31s da vencedora.
Enquanto os atletas da meia-maratona iam chegando ao local da meta de forma cadenciada, os da maratona prosseguiam para a segunda fase do percurso com a dureza dos trilhos a continuar a provocar diferenças. David Vaz (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), com o registo de 3h21m24s,foi o mais rápido a efetuar o percurso até à meta, sagrando-se Campeão Regional do Minho em absolutos masculinos. Com as diferenças de 7m34s e 9m03s concluíram a prova Carlos Gomes (Xyâmi / Fagor / Nova Vida) e José Rodrigues (Vitória SC / Bike World).
Em absolutos femininos venceu Ana Gonçalves (BTT Loulé), com o tempo de 4h33m02s, deixando nas posições seguintes do pódio Ilda Pereira (BTT Torcatense / Liberty Seguros / Lapierre) e Isabel Caetano(CSM Epinay sur Seine), com as diferenças de e 21m34s. e 39m16s.
Com o tempo de 3h35m31s, Carlos Rocha (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) alcançou o título de Campeão Regional do Minho em veteranos A, depois de interessante disputa com José Filipe Brito e Rui Miranda, ambos da formação Asc / Bikezone / Bravus Curas que terminaram o percurso com as diferenças de 2m38s e 3m21s em relação ao vencedor.
Marina Leitão (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas), 5h19m41s, revalidou o título de Campeã Regional do Minho de Maratonas em veteranas, enquanto Gabriela Rebelo (FAC / Soniturismo Bike Team), a 12m24s, ficou em segundo e Deolinda Carracena (Asc / Bikezone / Bravus Curas), a 16m04s, em terceiro.
Rodolfo Lopes (Asc / Bikezone / Bravus Curas) conquistou o título regional em veteranos B, terminando a prova com 3h44m52s, à frente de Joaquim Bica (Grupo Desportivo Volta da Pedra), a 2m21s, e de Francisco Branco (Joane BTT / Trilhosbike), a 10m02s.
Em veteranos C, sagrou-se Campeão Regional do Minho Joaquim Sá (Viana Cycles), seguindo-se nas posições do pódio Domingos Rufo (Saertex Portugal / Bicicletas Lavarinhas) e João Pinto (Motocar/Areias Aventura/Servigás).
Na classificação por equipas o domínio foi da formação Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas que conquistou o título de Campeã Regional do Minho, sendo vice-campeã a ASC / Bikezone / Bravus Curas e ocupando o terceiro posto o Vitória SC / Bike World.
A 2ª Maratona do Gerês organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cabra do Gerês teve o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Cision, Reclamos Vitória, FirstBike Tecnocycle FocusPortugal, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (entidade autorizadora).
O concelho de Terras de Bouro, onde foi realizada a 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.
Fonte: Associação de Ciclismo do Minho, em 7-10-2012

Sem comentários: