quinta-feira, 25 de outubro de 2012

José Manuel Fernandes diz que programa Erasmus está em risco

O Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes desafiou, hoje, os estados-membros da União Europeia a assumirem os seus compromissos e a assegurarem os pagamentos devidos, no âmbito da discussão sobre os problemas de financiamento que estão a pôr em causa a viabilidade do programa Erasmus.
Numa intervenção no plenário do Parlamento Europeu, que decorre em Estrasburgo, José Manuel Fernandes sublinhou a importância do programa Erasmus para os jovens e para a União Europeia, lamentando a postura do Conselho na insistente opção de subfinanciamento do orçamento comunitário, que levou agora à situação de falta de recursos para cobrir despesas aprovadas e efectuadas.
Em causa está a necessidade de um orçamento rectificativo para reforçar as despesas de pagamento, no valor de 9 mil milhões de euros, e com um reforço de dotação para o Erasmus de 90 milhões de euros.
O Eurodeputado manifestou o desejo de que este «programa prioritário, que tem sido absolutamente fundamental para a afirmação do projecto europeu, continue», sublinhando ainda os votos para «que o Conselho, para futuro, não volte a criar dúvidas sobre se vai ou não pagar aquilo a que se comprometeu e que assumiu».
Fonte: Vilaverdense, em 25-10-2012

Sem comentários: