terça-feira, 24 de julho de 2012

No dia 19 agosto, domingo, a 4ª Etapa 74ª Volta a Portugal em Bicicleta (Viana do Castelo – Mondim) passará por Terras de Bouro

O Minho recebe a 74ª Volta a Portugal em Bicicleta nos dias 18 e 19 de agosto, na terceira e quarta etapas (Vila Nova de Cerveira - Fafe e Viana do Castelo - Senhora da Graça). A Volta a Portugal arranca no dia 15 e termina no dia 26 de agosto. NA FOTO E NO VÍDEO A 73.ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA (3.ª Etapa - de Viana do Castelo a Mondim de Basto), QUE PASSOU EM TERRAS DE BOURO EM 8 DE AGOSTO DE 2011.
A “prova rainha” do ciclismo português, a Volta a Portugal em bicicleta, começará este ano em Castelo Branco (15 de agosto) e terminará em Lisboa (26 de agosto), a 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros. Na grande festa de Verão dos portugueses ninguém ficará indiferente à passagem dos “bravos do asfalto, seja à beira da estrada, a ver passar o pelotão, a aplaudir as vigorosas pedaladas nas subidas mais míticas do ciclismo nacional ou na discussão dos sprints.

O pelotão de 150 corredores, em representação de 17 equipas de oito nacionalidades diferentes, terá pela frente um mapa com 11 dias de competição em que surgem as estreias absolutas das partidas em Vila Nova de Cerveira e de Armamar, e novos finais de etapa na Trofa e no Sabugal. Estas são novas referências num itinerário tradicional que Joaquim Gomes, director de prova, diz ser “particularmente duro logo na primeira parte da competição com percursos muitas vezes mais exigentes que as etapas de alta montanha. Mas a grande estrela da Volta a Portugal Liberty Seguros continua a ser a “etapa rainha” que liga a Guarda à Torre, em Seia, no ponto mais alto de Portugal Continental”.
Segundo Joaquim Gomes é “imprescindível manter as emoções até ao fim”, explicando que “continuando a apostar em novos pontos de partida e chegada e mantendo locais míticos como a subida à Senhora da Graça (Mondim de Basto), e à Torre (Seia), e realizando o contrarrelógio já bem perto do fim, garantimos um alto nível desportivo e conservamos a expectativa em relação ao vencedor até quase ao final”.
No dia 15 de agosto, o pelotão realiza o Prólogo (contrarrelógio individual) no centro da cidade de Castelo Branco, arrancando no dia a seguir das Termas de Monfortinho para a etapa mais longa que terminará em Oliveira do Hospital. Oliveira do Bairro assistirá à partida da segunda etapa que rumará em direção à Trofa.
O Minho surgirá no itinerário da 3ª etapa da 74ª Volta a Portugal em Bicicleta quando Vila Nova de Cerveira (Inatel) se estrear, no dia 18 de agosto, como palco de partida da prova. A partida será dada em direção a Fafe, cidade que serviu de palco ao início da prova no ano passado. Diz a tradição que as chegadas a Fafe fazem-se com muito calor e espetáculo desportivo proporcionado pelos sprinters, atendendo à fantástica reta que antecede a meta. O percurso inclui metas volantes em Valença, Ponte da Barca, Arões e contagens de montanha no Extremo e em Portela do Vade.
O primeiro domingo da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros (19 de agosto) está reservado para uma das mais simbólicas etapas de toda a competição, a subida à mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto. O dia vai começar em Viana do Castelo, enfrentando o pelotão um percurso de incrível beleza com uma passagem no Parque Nacional Peneda Gerês. Esta 4ª etapa será certamente decisiva no amealhar de tempos que vão fazer a luta pela camisola amarela, este ano patrocinada pela Liberty Seguros. Metas volantes em Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto e contagens de montanha em Covide, Caniçada e na Senhora da Graça.
(…)
Etapas da 74ª Volta a Portugal em Bicicleta
15 Agosto - Prólogo - Castelo Branco
16 Agosto - 1ª Etapa - Termas de Monfortinho - Oliveira do Hospital
17 Agosto - 2ª Etapa - Oliveira do Bairro - Trofa
18 Agosto - 3ª Etapa - V. N. de Cerveira (Inatel) - Fafe
19 Agosto - 4ª Etapa - Viana do Castelo - Mondim (Srª da Graça)
20 Agosto - 5ª Etapa - Armamar - Oliveira de Azeméis
21 Agosto - 6ª Etapa - Aveiro - Viseu
22 Agosto - Dia de Descanso - Viseu
23 Agosto - 7ª Etapa - Gouveia - Sabugal
24 Agosto - 8ª Etapa - Guarda - Seia (Torre)
25 Agosto - 9ª Etapa - CRI – Pedrógão - Leiria
26 Agosto - 10ª Etapa - Sintra – Lisboa
Fonte: Digital de Vizela, em 24-07-2012

Sem comentários: