quarta-feira, 25 de julho de 2012

Encontrado em Espanha português desaparecido na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Foi encontrado ontem pelas autoridades espanholas o português de 37 anos que tinha sido dado como desaparecido na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
O alerta foi dado, anteontem à noite, pela Guardia Civil, e nessa mesma noite uma equipa do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR iniciou as buscas.
O homem, residente em Lisboa, estava integrado num grupo que realizava um trilho entre Lóbios e o troço português, já na zona do Parque Nacional. Só que a dada altura sentiu-se cansado e optou por voltar para trás em direcção à viatura que ficou em Lóbios.
Já foi no passado domingo, só que o português não chegou à viatura que continuava estacionada em território espanhol.
O desaparecimento só foi comunicado anteontem. O GIPS percorreu o trilho do lado português durante a noite e ontem voltou para o terreno, reforçado por elementos da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNAZE), por outros militares do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso e do Destacamento de Intervenção de Braga, num total de 15 elementos.
Familiares estiveram no Gerês.
Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro não chegaram a ir para o terreno.
A GNR realizou diligências para mobilizar um meio aéreo, mas não chegou a ser accionado.
Do lado espanhol, a Guardia Civil realizou também buscas no terreno, mobilizando, além dos meios terrestres, um meio aéreo.
O cidadão português viria a ser encontrado a meio da tarde de ontem, precisamente pelas autoridades espanholas, bem de saúde e apenas com queimaduras solares.
Fonte: Correio do Minho, em 25-07-2012

Sem comentários: