sábado, 28 de julho de 2012

Construção do Lar de Moimenta arranca este mês

A construção do novo Lar de Idosos e Serviço de Apoio ao Domicílio de Moimenta deve arrancar no final deste mês. O projeto, da autoria dos arquitetos Jorge Pereira e Filipe Brito, responsáveis do Atelier de Arquitectura e Engenharia, foi apresentado publicamente no passado dia 14 de Julho, no salão paroquial de Moimenta, em Terras de Bouro.
A aprovação do projecto aconteceu no âmbito do Programa Operacional Humano, tipologia 6.12. “Foi um processo trabalhoso porque, desde que a direção do Centro Social decidiu apresentar a candidatura até à data limite para a sua apresentação, tivemos uma semana para preparar o dossier. Tivemos que conseguir em tempo recorde todos os pareceres necessários para que a candidatura fosse aprovada”, explicou o arquiteto Filipe Brito.
Um trabalho bem-sucedido porque como referiu o arquiteto, “foi a única candidatura aprovada no concelho, no valor total de 1.253.498 euros cofinanciados a 60%”. Um valor que fica aquém da adjudicação que rondou o milhão e meio de euros.
Só contribui quem puder
Com capacidade para 36 utentes de lar e 15 de Serviço de Apoio Domiciliário, o edifício é composto por cinco pisos, com uma área bruta de construção de 2.900 m2. Na cave, ficará a parte do economato, garagem, instalações sanitárias e balneários do pessoal. O rés-do-chão
vai contemplar as áreas de lazer e serviços, como sejam os gabinetes médicos e da direção. Nos três pisos superiores ficarão 24 quartos para 36 utentes.
Na apresentação, Filipe Brito evidenciou o conforto, qualidade e segurança do edifício quer nas infraestruturas construtivas, quer nos espaços exteriores envolventes.
A ocasião foi, também, aproveitada pelo padre Fernando Bento para convidar a população e as autoridades do concelho a conhecer o projeto “para se envolverem com ele”, pedindo a contribuição de todos. “Não queremos que as pessoas fiquem mais pobres e por isso, só contribuiu quem puder”. Perante uma plateia bem composta, o pároco lançou o desafio de encontrar 200 famílias que durante cinco ou no máximo sete anos deem 20 euros por mês para ajudar na construção do lar. Afinal, e de acordo com o slogan lançado pela paróquia, esta é uma missão que cabe a todos : “Vamos construir a nossa casa”.
Fonte: maisactual.pt, em 28-07-2012

Sem comentários: