quinta-feira, 19 de julho de 2012

Com o apoio do Município, pais terrabourenses procuram soluções para entreterem crianças nas «férias grandes»

Centenas de crianças e jovens dos concelhos de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro participam, este ano, em diversos programas de ocupação dos tempos livres em período de “férias grandes” após o término do ano letivo.
Cientes da importância que estes projetos têm para pais e encarregados de educação que, em tempo de crise, não podem abdicar de dias de trabalho em excesso para ficarem com os seus filhos que só regressam às aulas em setembro, os municípios do Vale do Homem vão desenvolvendo as suas próprias soluções e apoiando iniciativas de entidades particulares para uma resposta mais eficaz às famílias da região e, de preferência uma resposta “financeiramente atrativa”.
Se é verdade que a crise financeira que afeta grande parte das famílias destes três concelhos aconselha a um esforço para se deixarem as crianças em casa com familiares, há no entanto quem simplesmente não tenha essa opção ou que prefira despender valores “simbólicos” de 30 ou 40 euros semanais, para proporcionar uma pausa escolar mais animada à ‘pequenada’. Para evitar um decréscimo no número de inscrições, as próprias entidades unem esforços para conseguir baixar preços e proporcionar um verão divertido às crianças de cada concelho.
(…)
Pais terrabourenses sem margem de manobra com aumento do trabalho no verão
O trabalho sazonal que, na época de verão, aumenta nas terras do Gerês e retira margem de manobra aos pais nos cuidados a terem com as férias dos seus educandos, levou a Câmara Municipal de Terras de Bouro a articular uma série de atividades para manter as crianças ocupadas das 8h30 às 18h00.
Na zona do Vale do Cávado, por exemplo, em parceria com as juntas de freguesias locais e o Centro de Solidariedade de Valdozende – que dinamiza atividades para jovens do segundo e terceiro ciclo –, o município terrabourense desenvolve um ATL de verão para crianças dos jardins de infância e 1º ciclo.
Além disso, são asseguradas em transporte coletivo da Câmara frequentes idas à praia e às piscinas locais, bem como algumas visitas de estudo.
“É uma resposta tremendamente eficaz. Temos praticamente uma monitora por cada dez meninos e o custo suportado pelos pais fica-se apenas pelo preço da refeição”, referiu a vereadora da educação terrabourense, Liliana Machado, considerando que “as atividades desenvolvidas são sempre uma mais valia”, quer no Vale do Cávado, quer no Vale do Homem. Aí, uma parceria com a GNR de Terras de Bouro permitiu desenvolver um vasto programa de atividades com cerca de 30 crianças do 1º ciclo ao secundário.
Por outro lado, no Vale do Homem é ainda promovida uma colónia de férias que levará perto de 30 crianças mais carenciadas a passarem duas semanas na Apúlia, com os custos inteiramente suportados pelo município.
Liliana Machado desvendou, ainda, que é objetivo da Câmara Municipal de Terras de Bouro alargar estes projetos às férias de natal, férias da páscoa e até aos fins de semana.
Fonte: Terras do Homem, em 19-07-2012

Sem comentários: