O Campeonato Regional do Minho de BTT Maratonas será disputado no Gerês, numa atividade desportiva aberta à participação de todos os interessados, independentemente de serem ou não atletas federados. A prova será disputada no dia 7 de outubro no concelho de Terras de Bouro, na zona do Parque Nacional da Peneda Gerês. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas em www.acm.pt.
Procurando facilitar a participação do maior número possível de atletas, a organização – a cargo da Associação de Ciclismo do Minho e da Associação Cabra do Gerês - planeou a realização de uma Meia-Maratona (40 Kms) e de uma Maratona (70 Kms), assim como a promoção atividades de animação e atividades complementares para acompanhantes dos desportistas.
A 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, visando igualmente fins de lazer e turístico/culturais, no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.
A participação na Maratona e na Meia-Maratona tem o custo de 10 euros para atletas federados e de 12,50 euros para não federados (inclui seguro), havendo a possibilidade de aquisição de jersey por mais 12,50 euros. As inscrições podem ser formalizadas no site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt - pagamento por multibanco).
A 2ª Maratona do Gerês - Campeonato Regional do Minho de BTT XCM tem o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Viver Gerês - Associação de Defesa e Promoção do Gerês, Federação Portuguesa de Ciclismo, Instituto Português do Desporto e Juventude, Cision, Reclamos Vitória, Bike Magazine (revista oficial), Plano Nacional de Ética no Desporto e Parque Nacional da Peneda-Gerês (“entidade autorizadora“).
O concelho de Terras de Bouro, onde será realizada a 2ª Maratona do Gerês, situa-se em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é percorrido pelas bacias do Cávado e Homem. Com uma riquíssima história, tradições e paisagens deslumbrantes, Terras de Bouro é uma região de procura turística por excelência, onde também pontificam a fauna e a flora variadas, os recursos termais, hidrológicos e a oferta de condições naturais e artificiais para a prática de desportos de montanha e náuticos.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) apresenta-se como a primeira área protegida a ser criada em Portugal (1971), sendo o único com estatuto de Parque Nacional. Localiza-se na região norte de Portugal, compartindo fronteira com a Galiza, que forma uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios, em Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés. Além das áreas de influência dos rios Minho, Lima, Cávado e Homem, o PNPG faz parte dos maciços graníticos da Peneda, Amarela e do Gerês. Ocupa uma área de 69 693 hectares, abrangendo cinco Concelhos: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, ocupando neste último, ocupa 55,7% da área total concelhia. A região que o integra é de predominância granítica e montanhosa, com altitudes que atingem os 1545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Parte das serras que o constituem sofreram intervenções do Homem, em continuidade, desde o tempo Neolítico.
Fonte: digitaldevizela.com, em 7-07-2012
Sem comentários:
Enviar um comentário