quinta-feira, 21 de novembro de 2013

XIII Feira-Mostra de “S. Martinho nas Terras do Gerês”

Nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, realizou-se, na Vila de Terras de Bouro, a XIII Feira-Mostra “S. Martinho nas Terras do Gerês”. Durante estes três dias mais de meia centena de expositores divulgaram, nomeadamente o artesanato, os produtos agrícolas e a gastronomia do nosso concelho.
Dou “nota vinte” ao município pela instalação na Avenida Dr. Paulo Marcelino de tendas gigantes que impediram que S. Pedro fizesse desta feira-mostra um verdadeiro fiasco. Também me congratulo com o programa deste certame que me merece nota distinta! Todo ele feito com a “prata da casa” e sem os grandes nomes da música “pimba”! Aqui, quem mandou não foi a troika, mas o bairrismo terrabourense. Nestes tempos de crise, usar o bom-senso e não esbanjar também é ter sentido de Estado! De sublinhar, ainda, que Terras de Bouro tem muitos concertistas, ranchos folclóricos e associações de muita qualidade…
E com o Rancho Folclórico da Balança fez-se a desfolhada no dia oito e, no dia seguinte, o Rancho Folclórico de Carvalheira fez o magusto. David Gonçalves também cantou e encantou e os Escuteiros de Moimenta, com a sua fanfarra, trouxeram muita alegria e cor a este certame.
Para além das tendas gigantes que alojaram e deram conforto a todos os expositores e aos visitantes, destaco a apresentação do prato gastronómico “Pedaço do Gerês”, actividade organizada em parceria com a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT). Destaco, ainda, a corrida de cavalos que contou com a participação de 24 cavaleiros e trouxe no Domingo à vila um “mar de gente”.
Relativamente à apresentação do novo ícone gastronómico, há restaurantes e hoteleiros que aplaudem esta iniciativa, mas há alguns que desconfiam do seu sucesso por ser um “naco panado” e também por ser gourmet. Contudo, este promete ser um prato de alta qualidade e reservado a paladares gastronómicos apurados e, por consequência, mais caro o que poderá também ser, nestes tempos de crise, um grande constrangimento a que se torne num ícone concelhio.
Entretanto, aplaudo de pé a apresentação do prato gastronómico “Pedaço do Gerês”, confeccionado à base de produtos típicos da gastronomia local e desejo que este “pedaço” venha a ter os maiores sucessos. Aproveito, também, para felicitar o município pelas tendas gigantes que, na Avenida Dr. Paulo Marcelino, trouxeram aconchego e melhoraram, consideravelmente, este evento.
Fonte: Edição do Geresão (José Guimarães Antunes), em 20-11-2013

Sem comentários: