segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Seta-feira: Terras de Bouro anuncia novo ícone gastronómico do concelho

Numa iniciativa organizada pela APHORT e pela Câmara Municipal de Terras de Bouro e que tem por objetivo valorizar e potenciar o reconhecimento da gastronomia local junto dos turistas, Terras de Bouro apresenta, dia 8 de novembro, às 15h00, nos Paços do Concelho, aquele que passará a ser promovido como o prato-ícone da gastronomia local: o “Pedaço do Gerês”.
A cerimónia contará com a presença do Dr. Joaquim Cracel, presidente da autarquia, e do Dr. António Condé Pinto, Presidente Executivo da APHORT.
Esta ação insere-se no programa “Prove”, levado a cabo pela APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, cujo objetivo passa por promover, de forma estratégica, a gastronomia local tradicional junto dos turistas.
À semelhança da estratégia definida pelo programa “Prove Portugal” criado pelo Turismo de Portugal (www.proveportugal.pt), a APHORT pretende que, a nível local, cada município possa identificar e promover um prato que, pela sua ligação à história e tradição, passe a ser reconhecido como um ícone gastronómico representativo do município em questão.
No caso de Terras de Bouro, e após um consenso alcançado junto dos restaurantes do concelho que aderiram à iniciativa, a escolha recaiu sobre o “Pedaço do Gerês”, uma receita confecionada à base de produtos típicos da gastronomia local. Nesse sentido, foi definida uma receita oficial, que permita conferir uma identidade ao prato. A ideia, no entanto, não é standardizar, pelo que cada estabelecimento terá a liberdade para interpretar a receita à sua maneira, desde que esta não seja desvirtuada.
A promoção do prato junto dos turistas ficará sob a responsabilidade da Câmara e todos os estabelecimentos aderentes passarão a ser referenciados como os “restaurantes Prove – Pedaço do Gerês”.
O mesmo desafio já foi aceite por outros municípios, pelo que brevemente serão apresentados novos ícones da gastronomia local.
A APHORT espera que esta iniciativa funcione como um estímulo ao crescimento do mercado interno relacionado com o turismo gastronómico, dotando os restaurantes de meios de combate ao atual cenário de crise que o sector enfrenta.
Fonte: Município, em 4-11-2013

Sem comentários: