sábado, 30 de novembro de 2013

Assembleia Municipal de Terras de Bouro marcada por assuntos extra agenda

Os encerramentos de serviços públicos e da piscina municipal e o mau estado de algumas acessibilidades dominaram a Assembleia Municipal desta noite. Todos os partidos políticos e também presidentes de junta questionaram o presidente do Município sobre estas matérias. A reunião serviu também para aprovar o orçamento e o plano de actividades para o próximo ano.
O encerramento da piscina foi um dos assuntos em foco na Assembleia Municipal com vários deputados a querer saber o que passava com a estrutura. O presidente da câmara referiu que o revestimento do tanque principal estava a descolar colocando em perigo os utilizadores e por isso houve necessidade de se proceder ao seu encerramento. Agora o tanque vai ser esvaziado para ser procederem às obras não havendo prazo para a sua conclusão.
Sobre os serviços públicos, Joaquim Cracel, colocou a responsabilidade no poder central mostrando-se, no entanto, disponível para que a câmara possa vir a acolher alguns deles no futuro.
Quanto à questão dos problemas em várias estradas causados pelo mau tempo, o autarca informou que deu 10 dias úteis para que a Estradas de Portugal resolvesse o problema. Se tal, não se verificar, o autarca revelou que será o Município a fazer as obras e depois a pedir contas ao organismo público.
Fonte: O Amarense, em 30-11-2013

Campo do Gerês: III Jornadas de Soberania Alimentar realiza-se no próximo dia 7 de Dezembro

O Nucleo AgroEcoLógico do Campo convida tod@s @s interessad@s a assistirem à III Jornada de Soberania Alimentar a decorrer no Campo do Gerês no próximo Sábado dia 7 de Dezembro 2013.
Para quem quiser pernoitar o fim-de-semana, disponibilizamos uma sala para acolher quem necessitar, na antiga escola primária, assim como espaço exterior para quem se atrever a acampar. Se necessitarem, a Aldeia dispõe de várias Casas\Quartos Rurais para alugar, assim como uma Albergaria, uma Pousada da Juventude, e um Parque de Campismo.
No Domingo realiza-se na aldeia uma procissão que junta a antiga Comunidade de Vilarinho das Furnas com a do Campo. Propomos senão no Domingo um passeio convivencial pela Mata da Albergaria.
O último autocarro na 6ªfeira de Braga ao Campo do Gerês é às 19h. Para pernoitar na 6ª inscrever-se pf.
As Jornadas são de entrada livre, para as refeições aceitam-se donativos. Agradecemos a inscrição para melhor gerirmos o evento, atraves do email: campoemtransicao@gmail.com
Para quem quiser participar no Mercadinho, agradecemos a inscrição; os productos deverão ser ecológicos e/ou artesanais.
Apelamos que tragam Sementes para Troca, ou se não tiverem, que levem para semear!
Um Bem Haja, abriguem-se!
Que cada talhão semeado ganhe contornos revolucionários…

Futsal: Rio Caldo ganha ao Amares por 7-1

Era um jogo que à partida trazia alguma carga emocional porque se defrontavam duas equipas de dois concelhos vizinhos. A equipa do Amares vinha de duas vitórias seguidas e queria manter o bom momento. O Rio Caldo procurava a segunda vitória para continuar a fazer um campeonato tranquilo. Num jogo de oportunidades perdidas pelas duas equipas, os terrabourenses foram mais eficazes, mais «agressivos» e ao intervalo já ganhavam 3-0. Os amarenses ainda deram um ar de sua graça no início da segunda parte quando reduziram para 4-1 mas os adversários nunca perderam o Norte nem quando o Amares jogou com guarda-redes avançado. Para a história, fica uma vitória robusta dos terrabourenses com uma exibição personalizada contra um Amares, muitas das vezes apático e a falhar em momentos chave.
Fonte: O Amarense, em 30-11-2013

AF Braga 1ª Divisão Série B Juniores: Terras de Bouro 12 – Aboim da Nobrega 0

Hoje, no Campo Municipal de Terras de Bouro, os Juniores golearam o lanterna vermelha, o Aboim da Nobrega, por 12-0. Com esta vitória o Terras de Bouro somou mais três pontos e continua a partilhar a liderança com o Bairro da Misericórdia que não descola.
Na próxima jornada, os Juniores do Terras de Bouro têm uma prova de fogo na casa do Maximinense, 3.º classificado.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

INATEL: Lírio do Gerês pode voltar à liderança da prova

As quatro equipas que representam o Vale do Homem vão este fim-de-semana voltar ao activo para disputar a 5ª jornada do Campeonato do Inatel. O Lírio do Gerês vai receber em casa o Sete Fontes, equipa moralizada que conseguiu um empate sem golos frente ao actual líder da prova, Arsenal de Crespos. Em caso de vitória, o Lírio tem a oportunidade de recuperar o 1º lugar, visto que o Crespos terá uma jornada complicada, frente ao Ringe, e o Inter de Vimieiro pára esta jornada para folga. O embate entre Lírio de Gerês e Sete Fontes está agendado para Sábado, às 15h00, no Campo de Futebol da Pereira, no Gerês.
Em Vila Verde, Codeceda e Cabanelas vão defrontar-se no ‘derby’ concelhio, no Domingo, pelas 10h00, no Campo de Futebol de Aboim da Nóbrega. Apesar da enganadora penúltima posição, o Cabanelas procura nova vitória, depois de bater o Lírio do Gerês, por 5-2, no seu reduto. O Codeceda, que ocupa o 6º lugar, vem de uma derrota fora de portas com o Serzedelo e também procura a vitória para não se distanciar dos lugares cimeiros da tabela classificativa.
Na Série A, o Marrancos vai em busca de uma vitória para fazer esquecer a derrota da jornada passada, contra os líderes da série, CD Lousado. O Marrancos enfrenta o Mikaelense, no Campo da Senhora da Guia, às 15h00 de Sábado, num jogo que se espera muito disputado.
Fonte: O Amarense, em 29-11-2013

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Trail Running: Carlos Sá organiza prova de três dias no Gerês

O Carlos Sá Gerês Trail Adventure é uma prova de Trail Running em 3 etapas que decorrerá ao longo de outros tantos dias (25, 26 e 27 de Abril de 2014), no único Parque Nacional de Portugal, o Parque Nacional da Penêda Gerês.
A prova só pode ser realizada por equipas de 2 ou 3 elementos e levará os participantes por alguns dos mais belos e inóspitos recantos do Gerês, entre a fauna, a flora, as aldeias e as suas gentes, costumes e tradições. Ao longo dos 3 dias haberá, no centro da vila do Gerês, música, animação para as crianças, caminhadas e várias outras atividades que oportunamente serão anunciadas.
A abertura de inscrições (no site http://carlossanatureevents.com/) será a 1 de dezembro.
Fonte: O Jogo, em 28-11-2013

Centro de Valências de Terras de Bouro com aulas de Zumba

O Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro vai ser palco de aulas da actividade ‘Zumba Fitness Dance Kids’. As inscrições já estão abertas, podem ser realizadas pelos números 253356068 ou 934867033 ou ainda para o correio electrónico em:
centromunicipalvalencias@cm-terrasdebouro.pt
As aulas serão todas as Quartas-feiras a partir das 17h00 e também ao Sábado, com horário a definir.
Para crianças dos 4 aos 8 o valor de uma aula de Dance Kids por semana é de 6,25 euros, no caso de serem duas passa a ser 12,50. Se for aula de Zumba, para crianças entre os 9 e 14 anos, uma aula fica por 9 euros e duas por 18. No caso dos maiores de 15 anos cada aula de Zumba custará 10 euros.
A partir do segundo elemento de um agregado familiar inscrito nas aulas, haverá um desconto de 10%.
Fonte: O Amarense, em 28-11-2013

Piscina de Terras de Bouro encerrada por motivos de segurança

Aviso
Avisam-se todos os utentes que a piscina municipal se encontra temporariamente encerrada ao público em virtude de se terem verificado problemas com o revestimento do tanque (descolagem), que poderiam colocar em causa a segurança dos utilizadores. O Município de Terras de Bouro já notificou a empresa responsável para proceder à reparação dos danos e, logo que concluídos os trabalhos, procederá à sua reabertura.
Fonte: Município, em 28-11-2013

Abertas inscrições para formação para jovens agricultores

Estão abertas as inscrições para uma formação especializada destinada a jovens agricultores com pedido de apoio submetido à acção 1.1.3. A formação, impulsionada pelo QREN e pelo POPH, visa a formação básica de agricultura, a orientação produtiva da exploração, a formação de gestão empresa agrícola e uma formação em contexto de trabalho. As inscrições podem ser realizadas junto de Paulo Rodrigues para os contactos telefónicos 917224897 ou 225088690 ou para o contacto electrónico:
paulo.rodrigues@planetainformatico.pt
Fonte: O Amarense, em 28-11-2013

Centro Municipal de Valências de Terras de Bouro acolhe curso de guitarra

A antiga escola primária de Moimenta, novo Centro Municipal de Valências de Apoio à Comunidade Local de Terras de Bouro vai acolher, todas as Quartas-feiras, um curso de guitarra com o professor Luís Pinho. O curso, direcionado para pessoas com mais de 10 anos, tem o custo de cinco euros por mês, decorre das 14h00 às 17h00 e as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do contacto telefónico 934867033, ou via correio electrónico para centromunicipalvalencias@cm-terrasdebouro.pt
Fonte: O Amarense, em 28-11-2013

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

“Moda em Movimento TERRAS DE BOURO 2013” dia 6 de Dezembro no Pavilhão Polivalente da EB 2/3 e Secundária de Terras de Bouro – 21h00 (entrada gratuita)

O Pavilhão Polivalente da EB 2/3 e Secundária de Terras de Bouro vai ser palco do showroom e desfile de “MODA EM MOVIMENTO Terras de Bouro 2013”, iniciativa que vai decorrer no dia 06 de Dezembro. Às 21h00, com entrada gratuita, aquele espaço vai tornar-se área de exposição e desfile do comércio local, produtos e serviços que marcam a época natalícia 2013, com apresentação de mais de três dezenas de lojas do comércio terrabourense. Um grande evento com chancela da ideiacinco.
LOJAS ADERENTES
Sapataria Antunes
Cabeleireiro Rosinha
Marinha Cabeleireiros
Ourivesaria e Relojoaria “Os Duques”
Loja da Teresinha
Lojinha de Rio Caldo
Corredoura Pronto a Vestir
Seixos Brancos
Sítio Certo
Opticalia
Armazém do Paço
Electrotibo
Electroterrabourense
Casa Machado
Paulo da Cruz Antunes
Casa Melo
Casa Paula
Lojinha A Garrafeira
Talho do Manel
Pensão Rio Homem
Churrasqueira Adega da Vila
Restaurante Toca do Caçador
Restaurante Lua de Mel
Amarestufas
Café Corredoura
Urbanus Café
Cais Novo Pastelaria
Oficina Autoterrabourense
Feira do Linho
R. Stivali
Paula Ferreira, jóias e acessórios
Tecidos Jesus
Atelier Maria Gomes
Vestidos de Sonho
O Sábio de Lago
SYO, by Sylvie Castro
Padaria Lurdes
Marcam presença a dupla Heartbreakers (FactorX), numa iniciativa com animação do DJ Bruno Vinhas (DJ oficial do Moda em Movimento). Terá acompanhamento multimédia (fotografia) do fotógrafo profissional de moda Marco Mendez e da empresa local Coelho´s Audiovisuais.
‘Moda em Movimento’ tem co-organização da Associação Comercial de Braga (ACB)/grupo ideiacinco, com o apoio dos municípios de Terras de Bouro/Junta de Moimenta, Amares, Vila Verde/Junta de Vila Verde e Barbudo, agrupamentos escolares, Escola Secundária de Vila Verde, EPATV, Associação Humanitária dos Bombeiros de Amares, lojas aderentes, com produção do grupo ideiacinco. Os espaços comerciais destes municípios vão mostrar as mais recentes tendências para o Inverno 2013, em formatos showroom e desfile.
Fonte: Amarense, em 27-11-2013

Comando quer instalar unidade de montanha no Gerês

O Comando Territorial de Braga (DTER) da GNR quer instalar no Gerês uma unidade sub-operacional.
O desafio foi lançado ontem pelo comandante do Destacamento Territorial de Braga da GNR, tenente-coronel Tinoco Ferreira, durante as comemorações dos 97 anos da chegada da GNR a Braga.
“A ideia da presença da GNR no Gerês precisa de ser estudada. Seria uma unidade de montanha pensada para responder ao policiamento da zona”, disse o tenente - coronel Tinoco Ferreira. O responsável máximo da GNR no distrito de Braga adiantou que a nova unidade, caso seja criada, será formada por “pessoal especializado em patrulhamento de montanha” e que deverá incluir pessoal do Posto Territorial da GNR do Gerês e do SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente). A ideia, considerou o responsável máximo da GNR no distrito de Braga, devia ser debatida por várias entidades, nomeadamente as câmaras municipais e a direcção do Parque Nacional da Peneda - Gerês. O comando da GNR em Braga propôs também a criação, já em 2014 de um Núcleo de Investigação e Apoio à Vítima Específica (NIAVE).
“Os crimes cometidos contra pessoas desprotegidas, como os idosos e as crianças, são uma realidade e uma componente importante foi a investigação desses crimes. Temos tido bons resultados, mas com a criação desse núcleo penso que podemos melhorar um pouco essa investigação”, considerou Tinoco Ferreira.
O comandante da GNR no distrito apelou, também, a uma melhor atenção das chefias nacionais na distribuição de meios. Sobre os índices de criminalidade, o tenente-coronel Tinoco Ferreira referiu que foi registada uma evolução positiva, devido à “aposta na especialização, nas novas tecnologias e na formação”.
A cerimónia ficou marcada, também, pela atribuição de medalhas a alguns militares, e pela presença do presidente da Câmara Municipal d e Braga.
Ricardo Rio referiu que “a segurança é fundamental para a qualidade de vida” e que a autarquia está apostada numa “relação de colaboração com a GNR.
O autarca bracarense referiu, ainda, que em relação ao novo quartel da GNR estão a decorrer “contactos com o Ministério da Administração Interna (MAI)” e desejou que o “projecto venha a realizar-se” já que “o investimento está na agenda do MAI e será uma prioridade”.
O evento incluiu uma exposição de meios usados pela GNR nas diferentes missões, patente junto ao Auditório Vita.
“Temos os meios que o país deixa ter”
Presente na cerimónia dos 97 anos da GNR em Braga, o comandante operacional, tenente--general José Mourato Caldeira, disse estar “sensibilizado para as necessidades do comando de Braga, mas nem tudo é possível.”
Em relação à unidade a criar no Gerês, especializada no patrulhamento de montanha, o comandante operacional considerou que “as especializações têm um preço. O pessoal tem de ser subtraído a outros serviços. É como a manta que se estica de um lado e desprende-se do outro.
Em relação à distribuição de meio Mourato Caldeira justificou-se dizendo que “os meios não dependem de nós. Nós temos os meios que o país nos deixa ter. Tudo envolve custos, A única coisa em que posso intervir é nos critérios da distribuição de meios”.
Ainda assim, o comandante operacional da GNR alegou que “Braga apesar de ser uma zona preocupante, tem os índices de criminalidade a baixar. Situa-se num patamar intermédio. Vamos dar prioridade a toda a zona interior com áreas mais vastas”.
Mourato Caldeira recordou com alguma dose de emoção, a morte de um militar e de um cão da GNR em serviço durante o sequestro ocorrido no Pinhal Novo. Foi aplaudido pela assistência.
Fonte: correio do Minho, em 27-11-2013

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Até quando estará encerrada a Piscina Municipal?

A Piscina Municipal encontra-se encerrada há mais de uma semana. Os utilizadores/utentes que se têm deslocado ao local, vão sendo informados, apenas, de que esta se encontra encerrada. Informam, ainda, que este encerramento se manterá não se sabendo até quando!
Sobre este encerramento imprevisto, têm surgido algumas especulações. Há quem diga que se deve ao revestimento do tanque que apresenta o revestimento descolado ou a descolar e a necessitar, urgentemente, de reparação. Outros há que apontam para a falta de força das caldeiras para aquecer a água. Há, ainda, outros que consideram que este encerramento se deve às temperaturas pouco simpáticas da água… Tantos e tantos palpites...
Pergunta-se: alguém poderá informar, oficialmente, os terrabourenses sobre o encerramento da Piscina Municipal, nomeadamente sobre a sua previsível duração?
Aguardamos…

Encerramento da Tesouraria da Segurança Social em Terras de Bouro é uma realidade

Primeiro foi o alerta da Coligação «Juntos Por Terras de Bouro» (PSD/CDS-PP), agora é o Movimento Partido da Terra a vir a público manifestar-se contra o encerramento da Tesouraria da Segurança Social em Terras de Bouro, previsto para o dia 1 de Dezembro. O presidente da câmara confirma a intenção de encerramento mas também anuncia que está em negociações com a Segurança Social distrital.
Em comunicado, Paulo Alexandre Sousa começa por manifestar «uma certa perplexidade face ao facto de, em colóquio organizado pela coligação PSD/CDS-PP, durante uma acção de pré-campanha eleitoral autárquica do ano corrente, neste concelho, que teve a presença do Director Regional do Centro de Segurança Social de Braga, Dr. Rui Barreira, este, ter declarado que o centro concelhio de segurança social não perderia nenhuma das suas valências. Pois bem, foi precisamente uma das valências da segurança social (a cobrança) que vem inaugurar o encerramento de serviços públicos no nosso concelho».
Por isso, o MPT acha «lamentável, num concelho que cada vez mais vai perdendo argumentos para fazer vingar a sua autonomia municipal, venha, de forma muito discreta, a verificar-se a extinção de valências públicas caracterizadoras do princípio organizativo do território Português, a municipalidade. Em face disto não podemos deixa de manifestar o nosso descontentamento e preocupação pelo desaparecimento deste serviço público que, pela sua especificidade (pagamento de contribuições, oriundas, na sua generalidade, do trabalho) nunca deveria transitar para a égide privada».
O presidente da câmara de Terras de Bouro já confirmou a intenção do encerramento da Tesouraria mas também anunciou que a autarquia está a negociar algumas propostas com o Centro Distrital de Segurança Social de Braga.
Fonte: O Amarense, em 26-11-2013

Vaga de frio vai continuar nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que as temperaturas vão continuar baixas, com acentuado arrefecimento nocturno, pelo menos até ao próximo dia 28 de Novembro, Quinta-feira. Nesse sentido, a Direcção Geral de Saúde recomenda que sejam tomadas algumas precauções.
É conveniente que seja verificada a manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento antes de usar. Em caso de utilizar lareira, braseiro, salamandra ou equipamentos a gás também é conveniente a correcta ventilação das divisões, de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde. Não utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores. Antes de se deitar ou sair de casa, certificar-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações e ter especial atenção aos idosos e crianças.
As pessoas mais vulneráveis ao frio e que requerem mais cuidados são os idosos, crianças, doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios e cardiovasculares), os sem-abrigo e as pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.
É por isso conveniente usar várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente, proteger as extremidades do corpo com o auxílio de luvas, gorro, meias quentes e cachecol e é também aconselhável a ingestão de bebidas e alimentos quentes.
Por fim, a DGS solicita uma especial atenção por parte de famílias, vizinhos e das redes sociais de proximidade para a situação de pessoas idosas e em condição de maior isolamento.
Fonte: O Amarense, em 26-11-2013

Mata de Albergaria: Duarte Soeiro estava encarcerado na viatura e sobreviveu cerca de 30 horas no interior do veículo

O empresário do Porto que se despistou de carro, na segunda-feira, entre Lóbios, Galiza, e a Mata de Albergaria, Terras de Bouro, conseguiu estabelecer contacto com a Proteção Civil de Espanha, através do telemóvel.
"Ele foi mesmo muito preciso. Disse que tinha passado o viveiro das trutas, os marcos miliários e a ponte de madeira. Disse ainda que caiu numa ravina", referiu, ao JN, José Dias, comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro (BVTB), que manteve no teatro de operações várias equipas de buscas.
Enquanto Duarte Soeiro teve bateria no telemóvel, indicou aos bombeiros e autoridades portuguesas e espanholas que não sentia as pernas, que o carro estava capotado e preso dentro deste. "A minha volta vejo apenas árvores", disse após o despiste.
Várias equipas da GNR e da Proteção Civil espanhola estiveram envolvidas na operações de busca.
Fonte: Jornal de Notícias, em 26-11-2013

Já apareceu individuo que esteve mais de 24 horas encarcerado dentro do próprio carro

O individuo que estava desaparecido desde ontem no Gerês foi encontrado a meio da tarde de hoje. Recorde-se que o empresário esteve mais de 24 horas encarcerado dentro da própria viatura, após ter-se despistado às 13h00 de ontem, entre a mata da Albergaria e a freguesia de Lóbios. O sujeito foi encontrado no lado espanhol, uma vez que o acidente terá ocorrido perto da fronteira. Enquanto teve bateria contactou com autoridades civis espanholas e portuguesas, mas a única indicação seria de que avistava apenas árvores, o que dificultou as buscas.
Fonte: O Amarense, em 26-11-2013

Hoje, no Correio do Minho - No âmbito das I Jornadas sobre o Carvalho: Centenas reflorestaram Campo do Gerês

Centenas de pessoas participaram no passado sábado numa acção de plantação em Campo do Gerês, Terras de Bouro e que teve a participação especial do cantor Rui Reininho e Simão Praça, dos Turbo Junkie.
Esta foi uma das actividades incluídas no programa das I Jornadas Sobre o Carvalho/II Encontro Green Cork/Floresta Comum que tiveram lugar no Museu de Vilarinho das Furnas e da celebração do Dia da Floresta Autóctone, com organização da ATAHCA, Câmara Municipal de Terras de Bouro, Quercus, Ordem dos Biólogos, UTAD, AMO Portugal e ACFCG. A esta acção associaram-se as escolas e associações de guias e escuteiros das localidades mais próximas.
As jornadas propriamente ditas contaram com a participação de 150 pessoas.
Estas jornadas tiveram como grande objectivo promover a reflexão sobre a importância da preservação, valorização e incentivo à plantação de espécies autóctones e a divulgação dos carvalhos como elemento crucial para a economia local, a fauna e flora a ele associada e as manchas de carvalhais no território.
As jornadas incluíram ainda uma acção de formação acreditada pela Ordem dos Biólogos e CCPFC.
Fonte: Correio do Minho, em 26-11-2013

Aviso à População: período de frio intenso

Alertamos a população para a vaga de frio que está a atingir o nosso território nos próximos dias, com as temperaturas a descerem substancialmente. Aconselhamos as pessoas a usarem roupas quentes e manter as casas aquecidas, não utilizar fogareiros a carvão, ingerir sopas, bebidas quentes e alimentos calóricos e evitar entrar e permanecer em locais fechados e com grande concentração de pessoas, devido ao maior risco de transmissão de vírus.
Recomendamos à população a adoção de medidas para evitar situações de perigo perante as previsões de frio intenso nos próximos dias em todo o território nacional.
A Proteção Civil, recomenda que nos dias de frio intenso se tenham alguns cuidados especiais de prevenção a nível pessoal, das condições da habitação e de proteção das pessoas mais vulneráveis aos efeitos na saúde do frio como as pessoas que vivem sós/isoladas ou sem abrigo, os idosos e as crianças.
O frio intenso pode ter efeitos prejudiciais na saúde como o enregelamento, a hipotermia e o agravamento de algumas doenças cardíacas e respiratórias.
Medidas a tomar durante os períodos de frio:
Adote as seguintes medidas gerais
-Vista várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso;
-Use calçado quente e que não escorregue;
-Tome banho com água morna e use creme hidratante em especial nas mãos, pés, cara e lábios;
-Beba líquidos mornos como sopas, chá e leite;
-Coma legumes e frutas;
-Tenha cuidado com a utilização dos aquecimentos a gás e a lenha (braseiras, salamandras, lareiras), para evitar queimaduras e intoxicações;
-Tenha em casa uma reserva de alimentos e medicamentos;
-Promova o arejamento da casa regularmente.
-Quando viajar de automóvel cumpra as regras de segurança: cuidado com a berma da estrada pois pode haver gelo
Tenha as seguintes precauções ao Ar Livre
-Se trabalha no exterior, proteja o corpo com roupa e calçado adequado;
-Em dias de muito vento, procure andar por locais abrigados.

Tome medidas relativamente às pessoas mais vulneráveis:
Pessoas Sós/ Isoladas/ Pessoas Sem-Abrigo
Certifique-se que familiares, vizinhos e amigos que vivem sozinhos, se encontram bem de saúde e em condições de conforto;
-Preocupe-se com as pessoas sem-abrigo.
Crianças
-Quando sair de casa com bebés ou crianças, proteja-os bem do frio.
Idosos
-Se cuida de idosos ou de pessoas com alguma dificuldade de mobilidade, incentive-os a fazer
pequenos movimentos com os dedos, braços e pernas, pois evitam o arrefecimento.
Mantenha-se atento aos Avisos e informações dos organismos oficiais sobre previsões
Meteorológicas e alertas e para mais informação consultem:
-Direcção-Geral da Saúde – www.dgs.pt
-Autoridade Nacional de Protecção Civil – www.prociv.pt
-Instituto de Meteorologia – www.meteo.pt
Se necessitar ligue para: Saúde 24 - 808 24 24 24 e em caso de emergência para - 112
Fonte: Município, em 26-11-2013

Secundino Silva, director dos Benjamins da ADRC Terras de Bouro: “Queremos criar mística e o amor à camisola”

O Terras de Bouro conta com 19 jogadores no escalão de benjamins que formam uma equipa muito heterogénea. O director Secundino Silva diz que o maior problema é a falta de pessoas para ajudar e apela ao comércio local para apoiarem mais a formação do clube.
Desportivo Vale do Homem – A época está a decorrer conforme o planeado?
Secundino Silva – Está porque o nosso principal objectivo não são as vitórias, mas criar uma mística, um espírito de grupo e promover o desporto junto das crianças
– Que dificuldades encontram na formação?
– As dificuldades financeiras aliadas à falta de voluntários para participar nesta caminhada, têm sido o nosso maior obstáculo. Por isso, apelo à participação da iniciativa privada, essencialmente ao comércio local, para que nos patrocinem. Mas o maior problema é a falta de crianças para as nossas escolas, se quiséssemos aumentar os níveis de competitividade, teríamos de ter muitos mais atletas.
– Que mensagem deixa às crianças terrabourenses que não praticam futebol?
– O problema não está nas crianças, mas na educação que lhes damos e nas prioridades que definimos. No entanto, apelo para que venham jogar futebol porque ajuda a construir a sua personalidade. Depois, para além de ser saudável, obriga a assimilar regras, técnicas, métodos e espírito de grupo. Finalmente, para as crianças que praticam futebol, conto com o apoio dos pais nos jogos e nos treinos porque é preciso estar presente.  

Duarte Silva, capitão: “Adoro treinar!”
Duarte Silva, capitão dos Benjamins, é aluno do 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro. No mundo do futebol, elege dois ídolos: Ronaldo e Hulk. O defesa central, natural de Chorense, não descarta a hipótese de um dia vestir a camisola da equipa sénior terrabourense, mas o seu maior sonho será representar o clube do seu coração: Futebol Clube do Porto.
O capitão dos Benjamins, que está pelo terceiro ano consecutivo no clube, procura não desiludir o seu treinador e os seus colegas de equipa.
Fábio Caseiro, médio-centro: 
“A minha equipa é fantástica!"
Fábio Caseiro, aluno do 5.º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro, integra a formação do Terras de Bouro pela primeira vez. O médio-centro dos Benjamins, que é natural de Campo do Gerês, admira Ronaldo e é adepto do Benfica, clube que gostaria de representar um dia. «Este é o meu primeiro ano no clube. Gosto muito do meu treinador e também do meu grupo que é fantástico!»
Fonte: Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes), em 22-11-2013

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nova Política Agrícola Comum explicada aos agricultores de Terras de Bouro

Os agricultores de Terras de Bouro ficaram a conhecer, esta manhã, as novas ideias e regras que irão orientar a nova Política Agrícola Comum numa sessão promovida pela ATAHCA e que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal. Segundo os técnicos presentes, «Portugal está a antecipar-se em relação aos outros parceiros europeus na divulgação desta nova PAC. O documento ainda não está fechado por Bruxelas mas as principais linhas orientadoras estão definidas». Por isso, Portugal decidiu, desde já, levar a nova PAC aos agricultores para que em finais de 2014 inícios de 2015, altura em que os novos programas estarão no terreno, o trabalho de casa esteja todo realizado.
As candidaturas só irão acontecer em 2015 mas há uma série de condicionantes que terão que ser cumpridas. Os candidatos com ajudas em 2013; que não tenham recebido qualquer apoio em 2013 mais produzam produtos hortícolas e similares; que recebem fundos em 2014 através da reserva nacional e nunca tenham recebido dinheiro mas tenham evidência de produção estão entre os agricultores elegíveis. Quanto aos montantes, em média, cada agricultor irá receber 199 euros por hectare sendo que o valor mínimo nunca poderá ser inferior aos 120 euros.
Fonte: O Amarense, em25-11-2013

Unidade do ACeS Gerês/Cabreira envolvida na prevenção de resíduos

A Unidade de Saúde Pública do ACeS Gerês/Cabreira participou na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2013, que terminou ontem, com o objetivo de sensibilizar os responsáveis de diversas instituições da área geográfica deste ACeS, produtoras de resíduos, para a gestão adequada dos mesmos de acordo com a legislação vigente, através da elaboração e distribuição de um panfleto, uma ação de sensibilização e visita ao Ecoparque – Braval.
Estas atividades decorreram nos dias 20, 21 e 22 do corrente mês, envolvendo cerca de 120 interessados, e teve o apoio das respetivas câmaras municipais para o transporte.
A Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos (SEPR) foi lançada como um projeto de 3 anos, com o apoio do Programa LIFE da Comissão Europeia, até julho de 2012, tendo por objetivo sensibilizar ao máximo a população para a problemática dos resíduos.
Fonte: Diário do Minho, em 25-11-2013

INATEL: Lírio do Gerês perde em Cabanelas e deixa escapar a liderança

O Lírio do Gerês, que era líder da Série B do Campeonato da Inatel, foi este fim-de-semana surpreendido no reduto do Cabanelas, partida que terminou com uma pesada derrota para os geresianos por 5-2. Apesar desta primeira derrota no campeonato, o Lírio segue em terceiro lugar da prova com o melhor ataque da competição, mas também com a pior defesa. Noutros confrontos com equipas da região, o Codeceda perdeu, fora de portas, por 3-1, frente à formação do Serzedelo. Na Série A, o Marrancos também não teve a melhor sorte e sofreu nova derrota, em casa, frente ao líder CD Lousado, que soma e segue sem conhecer o sabor da derrota.
Série A:
Marrancos – CD Lousado 0-1
Mikaelense – Juv. Académico 1-3
Vilarinho – Esporões 1-1
São Cláudio – Meães 0-0
Série B:
Serzedelo – Codeceda 3-1
Cabanelas – Lírio do Gerês 5-2
Sete Fontes – Crespos 0-0
Ringe – Inter Vimieiro 1-3
CLASSIFICAÇÃO:
Série A
1 – CD Lousado – 10 pontos
2 – Juventude Académico – 9 pontos
3 – Esporões – 7 pontos
4 – Mikaelense – 6 pontos
5 – SC Meães – 5 pontos
6 – Vilarinho – 4 pontos
7 – Marrancos – 3 pontos
8 – São Cláudio – 1 ponto
9 – Telhado – 0 pontos
Série B
1 – Crespos – 7 pontos
2 – Inter Vimieiro – 7 pontos
3 – Lírio do Gerês – 7 pontos
4 – Serzedelo – 6 pontos
5 – Ringe – 6 pontos
6 – Codeceda – 4 pontos
7 – Sete Fontes – 4 pontos
8 – Cabanelas – 4 pontos
9 – Navarra – 0 pontos
Fonte: O Amarense, em25-11-2013

Diário do Minho - Presidente da ATAHCA faz balanço positivo de jornadas: pedido de classificação de manchas de carvalhos entregue até ao fim do ano

Pelo menos três manchas de carvalhos com mais de 200 anos, localizadas no Alto Cávado, vão integrar o pedido de classificação de interesse público a apresentar até ao fim do ano, adiantou ontem o presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA).
Tratam-se das manchas de carvalhos da Bouça da Mó, situada em pleno Parque Nacional da Peneda- Gerês, no concelho de Terras de Bouro, do lugar de Bezeguimbra, na freguesia de Valdreu, Vila Verde, e de Urjal, em Amares.
O grupo de trabalho ligado a este processo vai reunir em breve para começar a preparar o processo de candidatura, indicou José Mota Alves ao Diário do Minho no final das I Jornadas sobre o Carvalho e II Encontro Green Cork/ Floresta Comum, realizado no fim de semana no Museu de Vilarinho da Furna, no Campo do Gerês, Terras de Bouro.
O dirigente realçou a importância desta candidatura para a preservação e valorização de uma espécie que tem sofrido grande desbaste em território minhoto.
A preservação e regeneração do carvalhal e de outras espécies autóctones esteve em destaque nestas Jornadas, que incluíram uma ação de plantação em Campo do Gerês na qual participaram centenas de pessoas, entre as quais o músico Rui Reininho, vocalista do grupo GNR, que, além de contribuir para a plantação de carvalhos, incentivou e congratulou todos os participantes que se envolveram nesta ação.
«O balanço destas jornadas é extremamente positivo», disse José Mota Alves, referindo que esta ação no terreno permitiu reflorestar com carvalhos uma parte de floresta que não tinha esta árvore autóctone.
As jornadas, que conta ram com participação de 150 pessoas, permitiram ainda, disse o dirigente, sensibilizar professores e proprietários para a importância da reflorestação com espécies autóctones, e realçar a sua importância para a biodiversidade dos ecossistemas e para a economia dos territórios.
«Daqui a alguns anos, o norte do país pode ter uma área substancial não só de carvalhos como também de sobreiros que são uma fonte de riqueza», assinalou.
Estas jornadas, que incluíram ainda uma colheita de sementes, ajudaram também a definir estratégias em relação ao próximo quadro comunitário de apoio (2014-2020), do qual o presidente da ATAHCA espera possa apoiar o património, o turismo, projectos agrícolas, a agroindustria, a internacionalização dos produtos agrícolas (vinhos, produtos transformados, frutos) e a parte florestal.
Fonte: Diário do Minho, em 25-11-2013

domingo, 24 de novembro de 2013

AF Braga Divisão Honra Série B: equipas terrabourenses vitoriosas

Hoje, jogou-se a décima jornada e as equipas terrabourenses venceram ambas nesta ronda. 
O Grupo Desportivo do Gerês recebeu no Campo da Pereira o Bairro tendo vencido a partida por 3-1. Com este resultado soma 21 pontos estando a 1 ponto do segundo classificado – o S. Cosme.
Com João Salgueiro a timoneiro, o Terras de Bouro jogou em casa e registou a sua segunda vitória consecutiva frente ao Silvares (2-1). 
Com mais este resultado positivo, o Terras de Bouro que desperdiçou uma grande penalidade neste jogo garantiu a vitória ao cair do pano e aproximou-se do Emilianos FC e do Antime.
Disponibilizamos uma foto do final do jogo e seis fotos do segundo golo que deu a vitória ao clube da Vila de Terras de Bouro.
Eis os resultados:
Louro-Pica 1-2
GD Gerês-Bairro 3-1
Ruivanense- S. Cosme 3-1
Antime- Campelos 1-1
Regadas-Emilianos 0-2
T. Bouro-Silvares 2-1
Stº Adrião-Urgeses 2-0
Delães-FC Amares 3-0

Espécies autóctones em análise no Campo do Gerês

Os organizadores da I Jornadas Técnicas Sobre os Carvalhos / II Encontro Green Cork fazem um balanço extremamente positivo do evento e dizem estar inteiramente disponíveis para, no próximo ano, promover a segunda edição. Durante dois dias, cerca de 150 pessoas vindas de todo o país estiveram no Museu de Vilarinho da Furna, em Campo do Gerês, para ouvirem diversos especialistas falarem sobre a importância das espécies autóctones e, em particular, dos carvalhos.
No final das jornadas, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, manifestou o seu contentamento pelas jornadas se terem realizado no Campo do Gerês e salientou a importância que os carvalhais têm no concelho de Terras de Bouro. O edil salientou ainda a presença de mais de uma centena de pessoas que contribuíram para a economia local e ficaram a conhecer melhor as potencialidades turísticas do concelho.
As jornadas foram organizadas pela ATAHCA, Associação de Compartes de Campo do Gerês, Câmara de Terras de Bouro, Quercus, Ordem dos Biólogos, Green Cork, Floresta Comum, UTAD e AMO Portugal
Fonte: O Amarense, em 24-11-2013

Brufe realizou magusto/convívio

Hoje, as gentes de Brufe organizaram um magusto/confraternização onde não faltaram as saborosas castanhas que foram precedidas de sardinhas, entrecosto e barriguinhas grelhadas e devidamente acompanhadas pelo pão amarelo da D. Libânia...

I Jornadas sobre o carvalho e 2º Encontro Green Cork/Floresta Comum

Uma acção de plantação de árvores no Campo do Gerês com a presença do músico Rui Reininho marcou o primeiro dia das I Jornadas Sobre o Carvalho / II Encontro Green Cork / Floresta Comum, que decorre, este fim-de-semana, naquela zona do PNPG. Em paralelo, realizam-se painéis de discussão no âmbito da celebração do Dia da Floresta Autóctone, no Museu de Vilarinho da Furna. Esta iniciativa tem organização da ATAHCA, autarquia de Terras de Bouro, Quercus, Ordem dos Biólogos, UTAD, AMO Portugal, ACFCG. Participam centenas de pessoas, tendo-se associado as escolas e associações de Guias e Escuteiros das localidades mais próximas.
A presença do músico Rui Reininho foi notada de forma especial. Além de dar visibilidade ao tema, contribuiu para a plantação de carvalhos, incentivou e congratulou todos os participantes que se envolveram nesta acção.
Fonte: O Amarense, em 24-11-2013

sábado, 23 de novembro de 2013

10ª jornada da AF Braga Divisão Honra Série B: equipas terrabourenses jogam em casa

Amanhã, às 15:00 horas, o Grupo Desportivo do Gerês, 3.º classificado, com 18 pontos, joga no Campo da Pereira com o Bairro FC, que ocupa o 14.º lugar da tabela classificativa, com nove pontos.
O Terras de Bouro, 7.º classificado, com 12 pontos, jogará à mesma hora no Campo Municipal da Vila de Terras de Bouro com o GD Silvares, 10.º classificado, com 11 pontos.
À partida, ambas as equipas terrabourenses encontram-se melhor posicionadas para levar a melhor e arrecadar os três pontos em disputa.
Informamos que o encontro do ADRC Terras de Bouro-Silvares GD será dirigido pelo juiz João Costa e o jogo do Grupo Desportivo do Gerês com o Bairro FC será dirigido pelo árbitro José Silva.

Moimenta: parte do lugar de Pesqueiras está privada de iluminação pública

Na Avenida Vale do Homem, da ponte até à rotunda e na área do Restaurante Lua de Mel, desde a noite de ontem que não há iluminação pública.
Sabemos que esta privação de iluminação pública se deve, certamente, ao mau funcionamento de algum disjuntor ou relógio ou outra coisa qualquer que não está a funcionar e, por isso, as lâmpadas não estão a acender...
Esta “avaria” está a causar transtorno a quem vive e circula nesta parte da vila de Terras de Bouro e, por isso, apelamos a que se comunique urgentemente esta "irregularidade" à EDP.
Aproveitamos para lembrar que tal “escuridão” não pode ser imputável à nossa Autarquia…

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Montalegre: “Carta de Desporto de Natureza” discutida no Ecomuseu

Na sequência do desafio lançado pelo município de Montalegre, relativo à elaboração da futura 'Carta de Desporto de Natureza' do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), tem lugar uma reunião, na sede do Ecomuseu de Barroso, agendada para terça-feira, pelas 14 horas, aberta a todos os interessados que queiram deixar comentários e sugestões.
Na próxima terça-feira, pelas 14 horas, na sede do Ecomuseu de Barroso, é debatida a futura Carta de Desporto de Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Todos os interessados devem comparecer na sequência do desafio lançado no início deste mês pelo município de Montalegre. Neste encontro procura-se encontrar caminhos alternativos para a elaboração final do documento.
Refira-se que é intenção do PNPG que a nova carta, prevista no Artigo 6.º do Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto, «concilie a prática das atividades de turismo e desporto de natureza com a conservação da natureza e com o desenvolvimento sócio-económico da região». Todos os contributos serão posteriormente canalizados para o PNPG que apresenta, entre outras informações, o regulamento do documento agora em consulta pública.
Fonte: Correio do Minho, em 22-11-2013

Proclamação de São Bento como patrono da Europa (extrato do texto “Gabinete de Atividades Culturais: um serviço à memória”)

Suprimimos parte do texto publicado na edição de hoje do jornal Diário do Minho pelo reverendíssimo senhor Cónego José Paulo Leite de Abreu (Diretor do Instituto de História e Arte Cristãs - IHAC).
Nascido para congregar e organizar quanto na Arquidiocese de Braga se prende com o património e a cultura, o IHAC (Instituto de História e Arte Cristãs) é hoje um verdadeiro arco-íris, pela luz que irradia, na multiplicidade das cores que integra.
Em artigos anteriores, ouvimos falar do Museu Arquidiocesano Pio XII e Medina, do Gabinete de Restauro, do Centro Cultural Sénior.
(…) Pode ler texto integral no jornal Diário do Minho.
De 6 a 8 de novembro ocorreu, na colunata do Bom Jesus, o Congresso “Concílio de Trento. Restaurar ou inovar. 450 Anos de História”. Ao Gabinete, na preparação e programação, aliaram-se o Centro Científico e Cultural de Macau, a Universidade de Lisboa, o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, o Instituto São Tomás de Aquino – Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores.
O Concílio foi escalpelizado em múltiplas perspetivas: teológica, espiritual, disciplinar, missionária, artística, clerical, religiosa… As Atas, que em breve surgirão, perpetuarão o acontecimento e ajudarão a divulgá-lo.
E já estamos a olhar para o futuro. Programamos, para os anos 2014 e 2015, um novo congresso, agora centrado na figura de São Bento. Fizemo-nos parceiros da Confraria de São Bento da Porta Aberta. Teremos comunicações e várias outras atividades, tudo no intuito de percebermos a essência e importância do beneditismo.
O pretexto está na proclamação de São Bento como patrono da Europa (fenómeno que em 2014 completa 50 anos) e na celebração dos 400 anos do aparecimento do primeiro santuário de São Bento, por aquelas terras de Bouro (em 2015).
Fazer memória não significa enterrar-se nas teias de aranha de um baú carcomido pelo tempo. Significa antes trazer o passado para o presente, louvando aqueles de quem somos felizes herdeiros, porque foram grandes e marcaram a identidade que hoje temos.
É uma questão de justiça e de gratidão!
Fonte: Diário do Minho, em 22-11-2013