terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fotografias da visita da comitiva de Saint Arnoult en Yvelines a Terras de Bouro

No penúltimo fim de semana de outubro, esteve em Terras de Bouro uma comitiva formada por vinte pessoas de Saint Arnoult en Yvelines, localidade francesa que regista uma forte implantação de emigrantes portugueses, nomeadamente de terrabourenses.
A delegação francófona realizou, em conjunto com as respectivas famílias portuguesas de acolhimento, uma série de atividades de caráter turístico e cultural, no âmbito do processo de geminação iniciado em 2004. Mais uma vez, a iniciativa teve por objetivo a aproximação social e cultural das duas comunidades, enquadrando-se tal acção no aprofundamento e desenvolvimento de um espírito europeu que se quer forte e multifacetado.
Luzia Ferreira Teixeira, Lucy Bream, também recebeu em sua casa um casal francês.A comitiva francesa visitou, entre outros locais, a Piscina Municipal de Terras de Bouro que abrirá brevemente ao público.
Destacamos ainda a desfolhada tradicional que teve lugar no Cantinho de Antigamente, em Covide.Uma das visitas da comitiva francesa foi a visita à exposição da pintora terrabourense Luzia Teixeira, intitulada “Paradoxos…Senda da Luz”, patente no Centro de Animação Termal do Gerês.
Nesta visita, a nossa pintora terrabourense comunicou a oferta de mais uma obra sua que irá integrar o espolio que já detém em St. Arnoult. Esta criação da nossa artista tem como tema «Beneditos» e é a representação de uma alegoria a S. Bento da Porta Aberta e a St. Arnoult. Este gesto agradou a toda a comitiva francesa. Luzia Ferreira Teixeira considera o Auditório do Centro de Animação Termal do Gerês um espaço excelente para qualquer evento e, em particular, para expor as suas obras.
Felicitamos, mais uma vez, Lucy Bream pela sua generosidade e pela qualidade do seu trabalho que já ultrapassou fronteiras.

1 comentário:

Lucy Bream - Atelier D'Artes disse...

Agradeço pela reportagem desta visita tão esperada e pela evidência à minha participação. Mas gostava, de saudar todas as famílias acolhedoras e os terrabourenses colaboradores. Todos fizeram um grande esforço e um bom trabalho. E de salientar, que na minha primeira viagem a St. Arnoult em 2008, embora que a convite e em representação do município, viajei como sempre por conta própria, não conhecia absolutamente nada, nem ninguém, nem sequer tinha conhecimento da existência da Geminação, e, todos os membros desta comitiva entre outros, tanto portugueses como franceses, que também sem me conhecerem, me acolheram e acolhem com grande estima. Por isso, a minha participação, não é de algum modo generosidade minha, mas sim, é uma pequena partilha de reconhecimento e consideração, pelo muito carinho que já recebi.
Partilhei fotos, esta e outras reportagens com a comitiva e recebi as felicitações com estas palavras da Presidente da Associação da Geminação, Collette Bumillier:
“Merci beaucoup pour tes photos, cela me fait plaisir et je les garde précieusement. Nous avons passé un excellent séjour plein d'amitié et de bonheur.
Comme d'habitude vous nous avez reçu avec gentillesse et sommes toujours sensibles à cela. Je suis très heureuse que ce jumelage puisse continuer car à St-Arnoult nous y tenons beaucoup.

J'espère que vous viendrez l'année prochaine chez nous et personnellement je vous attends. J'embrasse toutes las familles…
Ton amie Colette.”

É esta grande amizade que nos move! Em Abraço.