segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bombeiros terrabourenses receberam equipamento individual

A cerimónia de entrega do material de protecção individual a cada uma das 19 corporações de bombeiros voluntários contempladas decorreu durante a manhã no quartel dos Bombeiros de Vila Verde.
Presentes o presidente da Federação Distrital dos Bombeiros do Distrito de Braga, Marinho Gomes, e o comandante distrital de Operações de Socorro (CDOS), Hercílio Campos, para além dos comandantes e dirigentes das corporações beneficiadas.
Garrafas de oxigénio, capacetes, fatos de trabalho, botas, luvas, máscaras e protectores auriculares são alguns dos equipamentos individuais indispensáveis no trabalho dos soldados da paz.
Amares, Barcelos, Barcelinhos, Viatodos, Vila Verde, Terras de Bouro, Braga, Cabeceirenses, Celoricenses, Esposende, Fão, Fafe, Taipas, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Famalicão, Famalicenses, Riba D´Ave e Vizela são as 19 corporações que foram contempladas.
Marinho Gomes esclareceu que a verba atribuída para aquisição do equipamento, agora entregue, resulta de uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) no montante global de 406 690 euros, com uma comparticipação do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) na ordem dos 70 por cento, ou seja, 284 683 euros, no âmbito do programa ON.2
Os Sapadores de Braga e a corporação de Riopele ficaram de fora por não serem instituições voluntárias. Os Sapadores são municipais e a corporação de Riopele é privada.
A corporação de Guimarães não concorreu, dada a sua situação perante a Segurança Social — acrescentou o mesmo dirigente.
Campanha em Braga
Por sua vez, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Braga, António Cerqueira, revelou que a sua corporação, bem como as congéneres Celoricenses e Cabeceirenses apresentaram candidaturas para aquisição de viaturas de combate a incêndios urbanos.
Os Voluntários de Famalicão, Amares e Fafe concorrem para viaturas de combate a incêndios florestais.
De acordo com António Cerqueira, a viatura que os Voluntários de Braga pretendem adquirir está orçada em 210 000 euros. Como a comparticipação é de 70 por cento, os restantes 30 por cento só poderão obter-se através de uma campanha local de angariação de fundos.
Essa campanha deverá iniciar-se no início do próximo mês, esperando o comandante dos Voluntários um encorajador apoio dos bracarenses e da Câmara Municipal de Braga.
Os Bombeiros de Vila Verde pretendem adquirir uma viatura de desencarceramento.
As viaturas dessa candidatura deverão ser entregues até ao final deste ano.
Relativamente ao ON.2.
António Cerqueira explicou que o Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013) é um instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, estando integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007/2013 e no novo ciclo de fundos estruturais da União Europeia que se destinam destinados a Portugal.
O programa é financiado exclusivamente pelo FEDER.
Fonte: Correio do Minho, em 28-11-2011

Sem comentários: