sábado, 19 de novembro de 2011

Obras no quartel dos Bombeiros Voluntários arrancam em Fevereiro

Publicamos texto de José Guimarães Antunes publicado na edição do jornal “Geresão” de Novembro.
Com um orçamento total de 343 mil euros, dos quais 70% serão financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e os restantes 30 % suportados pela instituição, o projecto de ampliação e reestruturação do quartel de Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro já se encontra aprovado. Esta reestruturação arrancará no mês de Fevereiro do próximo ano, estando o concurso para a sua adjudicação a ser ultimado e prevendo-se para breve a sua abertura.
Em declarações ao jornal “Geresão” Manuel Tibo, responsável por este projecto, informou que as obras serão realizadas na área afecta a todo o corpo activo e contemplarão o Piso Zero e o Piso Um do quartel dos bombeiros. “Nesta fase, no Piso Dois não será feita nenhuma intervenção”. O responsável garante que o Piso Dois acolherá, provisoriamente, o corpo activo, comando e os serviços: camaratas, secretaria, sala de comando, sala de formação e central de comunicações.
“Haverá constrangimentos à realização desta reestruturação porque o quartel não poderá entrar todo em obras”. Para Manuel Tibo tudo está a ser ponderado e equacionado, salvaguardando-se o cumprimento dos prazos. “Actualmente, temos duas instituições neste quartel em pleno funcionamento. Estamos a organizar um plano para que a actividade dos bombeiros bem como o funcionamento do Centro de Saúde não venha a sofrer qualquer prejuízo porque ambas as instituições são muito importantes para as gentes de Terras de Bouro”.
Quando as obras estiverem concluídas, esta corporação passará a dispor de mais valências e de melhores condições, nomeadamente lavandaria, sala de convívio, bar, secretaria, sala de comunicações, sala de comando, sala de formação, camaratas masculinas e femininas, balneários, ginásio e sala para os fardamentos. Esta intervenção, que contempla ainda a ampliação de 10% da área do quartel para garagem e para a “casa do gás e caldeira”, facultará outras condições de trabalho e de alojamento aos Soldados da Paz de Terras de Bouro. “As condições vão melhorar substancialmente a favor do corpo activo, comando e direcção. Se os nossos bombeiros tiverem as suas condições melhoradas a todos os níveis vão, certamente, continuar a prestar um serviço de exigência e de qualidade a toda a população”.
Apesar desta reestruturação ter o prazo de um ano para a sua conclusão, a direcção dos Bombeiros Voluntários está determinada a levar este empreendimento por diante. “Existimos por si, 24 horas por dia” é o lema dos bombeiros terrabourenses “sempre disponíveis”. Mesmo com o País crise este responsável está optimista porque conta com a generosidade e com o apoio de todos os terrabourenses e, em particular, com o apoio do Município. “Todos temos a noção de que esta fase não é certamente a melhor para “pedir”, mas não podemos baixar os braços. Temos de levar a cabo uma obra que será muito importante para todos os bombeiros” disse.
Pelo que apurámos, as obras no Centro de Saúde estão para durar e os bombeiros não poderão adiar esta intervenção que obedece a prazos.
Entretanto, felicitamos os nossos Bombeiros Voluntários e, em particular, a sua direcção pela “ginástica” que terão de fazer para coabitarem no mesmo espaço com o Centro de Saúde porque a realização destas obras trará, indubitavelmente, benefícios à corporação e a Terras de Bouro também.
Fonte: Geresão

Sem comentários: