sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Equipa de Cuidados Continuados Integrados ( ECCI) de Terras de Bouro celebra o seu primeiro aniversário

A Equipa de Cuidados Continuados Integrados ( ECCI) de Terras de Bouro celebra o seu primeiro aniversário neste mês de Novembro em parceria com os seus utentes. Publicamos a fotografia da ECCI de Terras de Bouro, panfleto do primeiro aniversário assim como divulgação do site.
Felicitamos a equipa ECCI de Terras de Bouro pelo seu aniversário e agradecemos o seu trabalho feito em prol do bem-estar dos terrabourenses.
Bem-haja a todos!
A Equipa de Cuidados Continuados Integrados ( ECCI) de Terras de Bouro celebra o seu primeiro aniversário em parceria com os seus utentes. A finalidade desta celebração é a de assegurar à comunidade a possibilidade de se reunir e relacionar com a equipa de cuidados continuados integrados para que partilhem experiências, cresçam e alcancem a máxima eficácia.
A ECCI é uma equipa multidisciplinar da responsabilidade dos cuidados de saúde primários (CSP) e das entidades de apoio social, para a prestação de serviço domiciliários, decorrentes da avaliação integral, de cuidados médicos, de enfermagem, de reabilitação e de apoio social, ou outros, a pessoas em situação de dependência funcional, doença terminal, ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento mas que não podem deslocar-se de forma autónoma. (in ARS Norte I.P.)
A ECCI assegura designadamente:
• Cuidados domiciliários de enfermagem e médicos de natureza preventiva, curativa, reabilitadora e ações paliativas, devendo as visitas dos clínicos ser programadas, regulares e ter por base as necessidades detetadas;
• Cuidados de reabilitação;
• Apoio psicossocial e ocupacional envolvendo os familiares e outros prestadores de cuidados;
• Educação para a saúde aos doentes, familiares e cuidadores;
• Apoio na satisfação das necessidades básicas;
• Apoio no desempenho das atividades de vida diária;
• Apoio nas atividades instrumentais de vida diária;
• Coordenação e gestão de casos com outros recursos de saúde e sociais.
Neste primeiro ano de atividade a equipa prestou cuidados a aproximadamente 21 utentes nas áreas de visitação domiciliária de enfermagem e médica, reabilitação psicomotora, cuidados paliativos, área social, tratamentos de feridas, acompanhamento nutricional, desenvolvimento e promoção da aquisição de competências por parte dos prestadores de cuidados.
O desenvolvimento profissional e a formação contínua são uma necessidade incontornável. Para satisfazer esta necessidade, a unidade dispõe de um plano desenvolvimento contínuo numa perspectiva de formação permanente, onde o aperfeiçoamento individual dos profissionais e o aumento da qualidade assistencial, cruzam-se numa simbiose, que deve nortear o desempenho de toda a equipa, tendo em consonância as políticas subjacentes aos programas de organização, desenvolvimento, mudança e inovação.
A UCC Terras de Bouro presta cuidados de saúde e apoio psico-social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo, atuando ainda na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção, garantindo a continuidade e qualidade dos cuidados prestados.
É com muita motivação que a equipa multidisciplinar que integra a UCC de Terras de Bouro assenta numa perspetiva de desenvolvimento e de cuidados de saúde de proximidade, nos termos preconizados pelas políticas de saúde nacionais e internacionais. Pensamos que estamos perante uma grande viragem na filosofia dos cuidados de saúde primários e que conseguiremos alcançar os objetivos nas diversas áreas de intervenção comunitária a que nos propusemos.
Assim, responderemos de forma efetiva às necessidades identificadas, com a finalidade de promover um melhor nível de qualidade de vida dos utentes, famílias e comunidade.
Dar respostas integradas e contextualizadas é nossa missão, assim como, inovar e anteciparmo-nos às vulnerabilidades e fragilidades que constituem os desafios atuais, decorrentes das diferentes alterações demográficas, sociais e epidemiológicas.
A UCCI de Terras de Bouro tem como missão garantir a prestação de cuidados de saúde primários na área de abrangência das 17 freguesias do concelho de Terras de Bouro: Balança, Moimenta, Brufe, Monte, Campo do Gerês, Ribeira, Carvalheira, Rio Caldo, Covide, Souto, Chorense, Valdozende, Cibões, Vilar, Chamoim, Vilar da Veiga, Gondoriz; numa área total de 277,6 km2.
Telef: 253 350 030
Av. Dr. Artur Adriano Arantes, 59-61
4840-100 Terras de Bouro

ecciterrasdebouro@gmail.com

uccterrasdebouro@gmail.com

SITE:
http://www.wix.com/uccterrasdebouro/ucc

Sem comentários: