quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Terras de Bouro paga vacinas a bebés para incentivar a natalidade

A Câmara de Terras de Bouro decidiu pagar as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação a todos os bebés que nasçam no concelho, com o objectivo de apoiar a natalidade.
O presidente da autarquia, Joaquim Cracel, disse esta quarta-feira Lusa que cada bebé tem direito a uma espécie de “cheque farmácia”, no valor de 600 euros. “O dinheiro é para ser gasto em duas farmácias do concelho com quem a aâmara tem protocolos, podendo ser utilizado para a compra das vacinas pneumocócica e contra o rotavírus”, referiu.
As vacinas podem ser substituídas, na totalidade ou em parte, por artigos de puericultura, bens alimentares e de higiene para bebés. “Desta forma, queremos garantir que o apoio que concedemos é mesmo utilizado para beneficiar o bebé, o que até aqui nem sempre acontecia”, acrescentou Joaquim Cracel.
A alteração ao Regulamento de Incentivo à Natalidade em Terras de Bouro foi agora publicada em Diário da República.
A Câmara de Terras de Bouro atribuía, desde 2009, 600 euros pelo nascimento ou adição do primeiro filho, um valor que subia para 900 pelo segundo e para 1.200 para o terceiro e seguintes. A partir de agora, qualquer criança que nasça no concelho recebe um apoio de 600 euros em compras na farmácia.
O objectivo é incentivar a natalidade, mas Joaquim Cracel admitiu que, por si só, a medida “não tem grande efeito”, vindo-se até a registar um decréscimo de nascimentos no concelho. Em 2010, a Câmara concedeu 52 apoios, no ano seguinte 41 e este ano apenas 30.
“O emprego no concelho escasseia, a crise também não ajuda nada e, naturalmente, os casais ou partem para outras terras ou retraem-se no número de filhos”, referiu Joaquim Cracel.
Fonte: Lusa, em 31-10-2012

Câmara de Terras de Bouro paga vacinas aos bebés para incentivar a natalidade

A Câmara de Terras de Bouro decidiu pagar as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação a todos os bebés que nasçam no concelho, naquela que é a nova modalidade adotada para apoio à natalidade no concelho.
O presidente da Câmara, Joaquim Cracel, disse que cada bebé tem direito a uma espécie de “cheque farmácia”, no valor de 600 euros.
As vacinas podem ser substituídas, na totalidade ou em parte, por artigos de puericultura, bens alimentares e de higiene para bebés.
A alteração ao Regulamento de Incentivo à Natalidade em Terras de Bouro foi agora publicada em Diário da República.
A Câmara de Terras de Bouro atribuía, desde 2009, 600 euros pelo nascimento ou adição do primeiro filho, um valor que subia para 900 pelo segundo e para 1.200 para o terceiro e seguintes.
A partir de agora, todo o bebé que nasça no concelho é “premiado” com 600 euros em compras na farmácia.
O objetivo é incentivar a natalidade, mas Joaquim Cracel admitiu que, por si só, a medida “não tem grande efeito”, vindo-se até a registar um decréscimo de nascimentos no concelho.
Em 2010, a Câmara concedeu 52 apoios, no ano seguinte 41 e este ano apenas 30.
Fonte: Antena Minho, em 31-10-2012

Terras de Bouro: Incentivo à natalidade alterado

Joaquim Cracel Viana assume que esta medida está directamente relacionada com alguns casos “onde o dinheiro não era aplicado nos bebés”, mas sim em outro tipo de gastos. “Recebemos várias informações nesse sentido e como tal decidimos proceder a esta alteração”, refere o líder autarca acerca da decisão que foi aprovada em Assembleia Municipal e publicada inclusivamente em Diário da República.
O município estabeleceu um protocolo de cooperação com as farmácias do concelho, acordo que serve ao mesmo tempo para ajudar o sector neste momento de crie, e os pais podem adquirir as vacinas que não estão incluídas no Plano Nacional de Vacinação, nomeadamente a vacina pneumocócica e a vacina contra o rotavírus.
Para além disso, podem ainda substituir as vacinas, na totalidade ou em parte, por bens relacionados com o bebé, como artigos de puericultura, bens alimentares e de higiene. “Desta forma temos a certeza que o incentivo à natalidade é aplicado totalmente nos bebés”, acrescenta o autarca, assumindo que “essa é a verdadeira função de um incentivo à natalidade, ou seja, de modo a que sejam os bebés a usufruírem deste apoio”.
Fonte: Correio do Minho, em 31-10-2012

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Primeiro Grande Prémio de Atletismo de S. Martinho

No âmbito do evento “ Festa S. Martinho nas terras do Gerês”, dias 10 e 11 de novembro de 2012, o município de Terras de Bouro e a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Terras de Bouro, irão organizar no dia 11 de novembro, pelas 9:00h, na vila de Terras de Bouro, o I GP de Atletismo de S. Martinho, acontecimento desportivo e social que pretende cativar o maior número possível de participantes, numa perspectiva salutar de integração e bem-estar de todos os atletas.
As inscrições poderão ser feitas até dia 9 de novembro na Câmara Municipal de Terras de Bouro, Divisão da Cultura e do Desporto, ou na Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Terras de Bouro, sendo que, a prova está condicionada aos seguintes escalões, horários e regras de participação:
Escalões e Horários:
REGRAS DE PARICIPAÇÃO
1- Organização: A organização é da responsabilidade da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Terras de Bouro.
2- Local e Data: As provas realizam-se no dia 11 de novembro de 2012, nas ruas do centro da vila de Terras de Bouro, e têm início às 09.00 horas.
3- Participantes: Nesta corrida poderão só participar atletas não federados, de ambos os sexos, desde que se encontrem em boas condições físicas, sendo essas da inteira responsabilidade do Atleta ou da Equipa que representa.
4- Inscrições: Todos atletas e clubes interessados em participar nesta prova, têm que enviar as inscrições, até ao dia 09 de novembro de 2012.
Nota1. Cada clube pode inscrever um número ilimitado de atleta, sendo necessário no mínimo, de 5 atletas para se realizar a corrida relativa a cada escalão.
Nota2. A organização não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido durante as provas, embora garanta no local e no acompanhamento das provas a presença de uma ambulância.
Nota 3. O seguro é da responsabilidade dos atletas participantes ou dos Clubes que representam.
5- Atletas: Os atletas participantes devem ser portadores do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade para, poderem ser identificados. Caso não tenha a sua identificação presente no local da prova não poderá participar, para não haver dúvidas ou protestos.
a) Os atletas devem apresentar-se no local de partida 15 minutos antes do início das respectivas provas, com o dorsal devidamente colocado (peito).
b) A distribuição dos dorsais será feita até meia hora antes doo início das provas.
c) Os atletas deverão munir-se dos respectivos alfinetes para sua colocação.
6- Prémios: Haverá prémios, trofeus e outros para classificação individuais e troféus para as classificações colectivas.
7- Omissos: Os casos omissos deste regulamento serão apreciados pela organização.
Fonte: Município, em 30-10-2012

Vilar da Veiga festeja S. Martinho

No próximo dia 11 de Novembro, pelas 14h30, a freguesia de Vila da Veiga vai celebrar o Dia de S. Martinho. A iniciativa terá lugar no Largo da Junta de Freguesia e este ano a organização será tripartida entre o Clube Frente Cultural, o Agrupamento de Escuteiros Pedra Bela e a Comissão de Festas de Santo António.
Fonte: Amarense, em 30-10-2012

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Taça AF de Braga

Realizou-se o sorteio da 2ª eliminatória da Taça da AF Braga. (…) Os jogos da primeira volta estão marcados para o dia 11 de Dezembro e a segunda ronda joga-se a 23 de Dezembro.
Para as restantes equipas do Vale do Homem ainda em prova o sorteio ditou um FC Amares – Caldelas ou Ferreirense; Tadim – Terras de Bouro ou Lomarense e Tibães – Gerês.
Fonte: Vilaverdense, em 29-10-2012

Divisão de Honra: o Gerês vence o Fão por 3-1

Ontem, o Grupo Desportivo do Gerês somou a segunda vitória consecutiva ao vencer por 3-1 no reduto do Fão.
Resultados:
Á. Alvelos-GD Prado 1-3
FC Amares-Travassós 0-1
Celeirós-Ninense 0-1
Porto d`Ave-Vieira 2-0
Pica-Brito 2-1
Torcatense-Celoricense 3-2
Forjães-Arões 1-1
Fão-Gerês 1-3

I Divisão: Terras de Bouro empata a dois golos com o Martim

Ontem, o Terras de Bouro recebeu no Campo Municipal o Martim, mas empatou a duas bolas. Com este resultado ficou a dois pontos do segundo lugar.
Resultados
Arsenal-Roriz 2-1
Lanhas-Águias da Graça 0-1
Vila Chã-Soarense 2-2
Tadim-Pousa 1-1
Tibães-Cabreiros 1-2
Panoiense-Dumiense 0-3
T. Bouro-Martim 2-2
Enguardas-S. Paio d´Arcos 1-1

domingo, 28 de outubro de 2012

Gerês: romaria à casa de CR7

Vivenda de Cristiano Ronaldo custou quatro milhões e está a atrair turistas lusos e espanhóis ao Gerês.
O relógio marca 14h30. Sábado à tarde. No cais de embarque do barco ‘Rio Caldo’, na marina do Gerês, em Terras de Bouro, um grupo de turistas vindo de Sesimbra espera ansioso pela partida. A viagem leva-os a ver, de perto, a casa milionária que Cristiano Ronaldo construiu em Valdosende, concelho de Terras de Bouro, na paradisíaca serra do Gerês. Os turistas são cada vez em maior número e vêm cada vez mais do outro lado da fronteira.
POTENCIA TURISMO
"Navegamos nas águas do rio Cávado e dentro de alguns minutos vamos passar em frente à casa de Cristiano Ronaldo", anuncia, ao microfone do barco, Manuel Rodrigues, um dos dois pilotos de serviço. Na cabina, o entusiasmo aumenta, com os turistas a tentarem ocupar o melhor lugar. O barco ‘Rio Caldo’, propriedade da Câmara Municipal de Terras de Bouro, que há 13 anos navega nas águas da albufeira da Caniçada, proporciona aos turistas, por apenas cinco euros, numa viagem de uma hora, ver de perto a luxuosa mansão construída pelo craque do Real Madrid.
A viagem segue rio abaixo e novamente Manuel abre o microfone. "À nossa esquerda está a casa de Jorge Mendes, empresário de Cristiano Ronaldo." "É aqui? É esta a casa do Cristiano?", pergunta, entusiasmada, Antónia Santos, costureira de 65 anos, de visita pela primeira vez ao Gerês. "Quando me disseram que ia ver a casa do Cristiano Ronaldo quis logo vir na viagem", diz, entre risos, a mulher, acotovelada numa das janelas da embarcação, com a máquina fotográfica já ligada, pronta para o grande momento da visita. Mais uma vez, o anúncio é feito ao microfone. "Vamos passar em frente à casa de Cristiano Ronaldo e parar para poderem tirar fotografias", anuncia o piloto do ‘Rio Caldo’.
"Quando cá esteve o Cristiano, fizeram-nos sinais para não pararmos em frente à casa. Mas as pessoas querem ver e fotografar, muitos vêm de propósito", contou o piloto Fernando Rocha, recordando uma viagem realizada no Verão. "Estávamos com um grupo de turistas vindos de Léon, em Espanha, com uma senhora que tinha gasto mais de dois mil euros para trazer os netos a verem de perto a casa."
PASSEIO DE FAMÍLIAS
Marinela Carreira, 63 anos, viajou com a mãe desde a Quinta do Conde, Sesimbra, e promete voltar, já no início do mês, com a restante família. "Esta viagem para ver a casa do Cristiano Ronaldo será ponto obrigatório. Adorei. Só é pena não dar para ver por dentro", lamentou a antiga telefonista, regressada há pouco tempo do Canadá, onde viveu nos últimos 30 anos.
À chegada do barco à marina, novo grupo espera para fazer a viagem. No sábado, o ‘Rio Caldo’ saiu três vezes e no domingo foram feitas duas viagens, sempre com a lotação máxima de 46 passageiros.
Na outra margem da marina, já na freguesia de Vilar da Veiga, Peter Fishbourne, um inglês de 53 anos que se apaixonou pelo Gerês há mais de 20 e por lá fez a sua vida, tem visto chegar ao seu stand de aluguer de barcos cada vez mais interessados em percorrer as águas do rio até à casa de Ronaldo. "Ao fim-de-semana, em especial, a maior parte dos barcos que alugamos são para pessoas que querem ir ver a casa", confidenciou o empresário à Domingo.
No curto período que Ronaldo e a namorada Irina passaram na vivenda de 600 metros quadrados, no Verão passado, houve uma verdadeira "explosão" no aluguer de barcos. "Quando saiu nos jornais que o Cristiano estava aqui com a família vieram muitas pessoas", revelou Peter Fishbourne. Ninguém se poupou. Em barcos que custam 35 euros à hora, com capacidade para cinco pessoas, ou em barcos de luxo, onde por 80 euros podem viajar oito pessoas, o importante era ver e fotografar o craque do Real Madrid.
Nos cafés, restaurantes e hotéis da região, a "loucura" Ronaldo não se faz sentir tão intensamente. "Vêm cá muitos jogadores, mas o Cristiano só o vemos passar de barco, não convive com ninguém", lamentou Belmira Loureiro, que há quase dois anos explora o bar da Marina. O mesmo sente Paulo Silva, dono da pensão Entre Pontes, em Valdosende. "Aqui não se nota mais procura. Só vemos os barcos a passar, muito mais do que antes", explicou.
Fonte: Correio da Manhã, em 28-10-2012

Objetivos ambientais e importância estratégica do Gerês impõem exigências acrescidas aos Bombeiros de Terras de Bouro

O Parque Nacional da Peneda-Gerês e todo o património natural e rural que o envolve revestem-se uma particular importância estratégica tendo em vista os objetivos ambientais traçados no âmbito da Estratégia Europa 2020. Nesse enquadramento, o eurodeputado José Manuel Fernandes valoriza a “necessidade acrescida” do reforçado apetrechamento dos Voluntários Bombeiros de Terras de Bouro.
Convidado a visitar o quartel da corporação e as obras de requalificação em curso, José Manuel Fernandes manifestou-se sensibilizado pelo trabalho desenvolvido pelos bombeiros neste território, que sofre de forma particular os efeitos da interioridade, mas que assume um papel determinante para ajudar Portugal a cumprir objetivos internacionais no setor ambiental, como o combate às alterações climáticas e a diminuição das emissões de CO2.
“A defesa do único parque nacional do país e de toda a sua região envolvente, de intenso património natural e marcadamente rural, constitui um objetivo estratégico para o qual importa garantir as melhores condições de prevenção e intervenção”, defendeu José Manuel Fernandes, que apontou esta região como “um verdadeiro pulmão de Portugal e da Europa”.
O eurodeputado salientou ainda as exigências que se colocam ao nível da proteção civil numa área de forte afluência de visitantes e turistas a pontos atrativos como o Gerês, S. Bento da Porta Aberta e as albufeiras.
As graves dificuldades ao nível de acessibilidades, seja a nível interno seja para os grandes centros externos, colocam obstáculos acrescidos aos Bombeiros de Terras de Bouro, num concelho que enfrenta também, de forma ainda mais intensa que Portugal e a União Europeia, o problema do envelhecimento da população.
No encontro com os Bombeiros, o comandante José Dias deu conta precisamente do “muito serviço prestado” pela corporação, mas lamentou a “falta de retorno”.
“As despesas são maiores, os quilómetros percorridos pelas ambulâncias e pelos autotanques são também mais que noutros concelhos, mas as contrapartidas são menores”, queixou-se o comandante, apontando ainda que o PNPG “apenas dá trabalho acrescido, mas não vantagens nem melhores recursos”.
Para melhorar as condições de atividade dos bombeiros, estão atualmente em curso obras de requalificação do quartel, no valor de 343.896,06 euros, coim comparticipação comunitária de 85%.
Conforme explicaram os elementos da direção, liderados pelo presidente Gil Mendes e pelo vice-presidente Manuel João Tibo, defenderam entretanto uma nova candidatura para a requalificação do pavilhão dos Bombeiros, numa intervenção estimada em 160 mil euros que serviria para adaptar o espaço a um auditório que viabilizaria atividades de formação.
Fonte: Correio do Minho, em 28-10-2012

Aniversário do Rancho Folclórico da Balança

Hoje, o Rancho Folclórico da Balança festejou o seu segundo aniversário. A festa iniciou-se com uma Eucaristia na igreja matriz da Balança e, depois da arrematação da festa das colheitas, seguiu-se uma breve atuação do grupo. Antes do lanche convívio servido na sede da Junta de Freguesia, o rancho rumou ao cemitério para depositar flores prestando uma sentida homenagem a uma das suas principais fundadoras.
Para ver álbum de 183 fotos, clique AQUI.

Balança: arrematação na Festa das Colheitas

Depois da Eucaristia de aniversário do Rancho Folclórico da Balança, o senhor João fez o leilão da Festa das Colheitas.

José Manuel Fernandes defende mais apoios para os Bombeiros de Terras de Bouro

O Eurodeputado José Manuel Fernandes visitou os Bombeiros de Terras de Bouro e defendeu mais apoios e melhores condições para a corporação. Depois de referir que o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e todo o património natural e rural que o envolve, revestem-se uma particular importância estratégica tendo em vista os objectivos ambientais traçados no âmbito da Estratégia Europa 2020, o político social-democrata valorizou a «necessidade acrescida do reforçado apetrechamento dos Bombeiros de Terras de Bouro».
Convidado a visitar o quartel da corporação e as obras de requalificação em curso, José Manuel Fernandes manifestou-se sensibilizado pelo trabalho desenvolvido pelos bombeiros «neste território, que sofre de forma particular os efeitos da interioridade, mas que assume um papel determinante para ajudar Portugal a cumprir objectivos internacionais no sector ambiental, como o combate às alterações climáticas e a diminuição das emissões de CO2».
«A defesa do único parque nacional do país e de toda a sua região envolvente, de intenso património natural e marcadamente rural, constitui um objectivo estratégico para o qual importa garantir as melhores condições de prevenção e intervenção», defendeu José Manuel Fernandes, que apontou esta região como «um verdadeiro pulmão de Portugal e da Europa».
O eurodeputado salientou ainda as exigências que se colocam ao nível da protecção civil numa área de forte afluência de visitantes e turistas a pontos atractivos como o Gerês, S. Bento da Porta Aberta e as albufeiras.
Fonte: Amarense, em 28-10-2012

sábado, 27 de outubro de 2012

Campeonato de Futebol do Inatel de Braga: Lírio do Gerês 2 – Marrancos 1

Hoje, no Campo da Pereira, a equipa da Associação Lírio do Gerês realizou o seu primeiro jogo para a Taça Fundação Inatel frente ao Marrancos.
Os comandados de José Lobo venceram a partida por 2-1. Marcaram pela equipa geresiana o capitão Márcio aos 20 minutos da primeira parte e Carlos aos 37 minutos também da primeira parte. O tento do Marrancos foi marcado na segunda parte.
Felicitamos a Associação Lírio do Gerês, que mesmo com limitações principalmente financeiras, promove o desporto no nosso concelho e, em particular o Futebol de 11, competindo na Taça Fundação Inatel com um plantel composto pela prata da casa.

Perigo: local da estrada a precisar de sinalização adequada

Na estrada Campo do Gerês - Vila do Gerês, abaixo da Fonte de Lamas, a supressão de berma, neste local que as fotos documentam, está sinalizada desta forma.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rui Couto é o treinador do Núcleo Rio Homem

Equipa terrabourense quer ficar «no meio da tabela»
Rui Couto é o novo líder da equipa de futsal do Núcleo Rio Homem. O treinador, que já passou por clubes como o Nogueiró, Gualtar, Santo Adrião, Cabreiros e Ponte da Barca, decidiu aceitar este novo desafio na sua carreira.
O técnico bracarense está ciente das dificuldades, mas com o apoio de Manuel Freitas e de todo o grupo de trabalho pretende fazer um campeonato tranquilo e ficar no meio da tabela.
Desportivo Vale do Homem - Considera suficiente e equilibrado o plantel que tem à sua disposição?
Rui Couto – À partida o plantel será composto por 14 elementos. Neste momento estão inscritos 13 jogadores, mas na próxima semana o plantel será reforçado com mais um elemento experiente no futsal da AF Braga. Este novo atleta poderá ser uma mais-valia, o que tornará a equipa mais equilibrada.
- Quais os objectivos para esta temporada?
No ano transacto, o clube terminou o campeonato em último lugar, mas a equipa com muito trabalho pode melhorar e terminar a prova a meio da tabela.
O plantel tem qualidade, mas é necessário trabalhar certos aspectos importantes do jogo que com o decorrer do campeonato virão a ser assimilados pelos jogadores. Conto que na segunda volta a equipa se encontre mais competitiva e com os processos já assimilados para que não cometa erros primários, tal como sucedeu nos dois primeiros jogos oficiais.
Neste momento, a grande limitação prende-se com as dificuldades de se conseguir atrair as pessoas da terra para jogarem futsal. Pelo que apurei, os terrabourenses preferem o futebol.
- Como caracteriza a relação com o seu grupo de trabalho?
Existe uma relação de grande respeito entre os jogadores e o treinador.
Dentro do balneário há um grande espírito de união do grupo e um bom ambiente entre todos os elementos, apesar de haver jogadores que jogam mais do que outros. Mas isso ficou claro desde o início dos treinos. Só com o espírito de entreajuda poderemos melhorar e ultrapassar os obstáculos.
- O que é preciso mudar para que a equipa consiga vitórias?
É verdade que não conseguimos vencer os dois primeiros jogos, mas em nenhum deles merecíamos a derrota. Temos consciência de que as derrotas foram por culpa própria, uma vez que tivemos oportunidades claras para vencer. No jogo com o Caldelas perdemos uma vantagem de dois golos, fruto de erros infantis.
Contudo, a equipa monstra que sabe colocar-se bem dentro do campo, mas tem pecado na finalização. No aspecto defensivo também temos cometido faltas desnecessárias que nos prejudicam, como se viu no jogo contra a equipa do Caldelas.
Apesar de termos perdido dois dos três jogos oficiais que realizamos, os resultados foram melhores que nos anos anteriores e são fruto da evolução que se tem operado na equipa. Estou convencido de que as vitórias aparecerão a curto prazo.
- Como avalia este campeonato?
Há quatro equipas que se destacam de todas as outras a nível do plantel e pelos investimentos realizados. Em minha opinião, a luta pelo título travar-se-á entre Priscos, São Mateus, MAL e Covense.
Fonte: Desportivo Vale do Homem (José Guimarães Antunes), em 19-10-2012

Ermida: Bombeiros de Terras de Bouro indignados

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro está indignado com a forma como foi conduzido o socorro, na Ermida, uma zona de montanha que requer meios adequados.
"Não consigo entender que os bombeiros de Terras de Bouro não tenham sido acionados para um acidente na sua área de influência... Para um acidente numa zona de montanha quando estamos equipados para o socorro nestas situações", disse José Dias, comandante dos Bombeiros de Terras de Bouro.
"Acionaram uma ambulância da Cruz Vermelha que não tem condições para o socorro em montanha", explicou. "Não entendo como é possível".
"A única coisa que nos pediram foi uma equipa de socorro para um acidente de viação no Parque Nacional da Ermida...", contou José Dias.
Os Bombeiros de Terras de Bouro acabaram depois por enviar duas viaturas de resgate para o local, uma das quais se envolveu num acidente de viação na estrada de acesso ao local do incidente.
Fonte: Jornal de Notícias, em 26-10-2012

Coelhos Audiovisuais no Braga Noivos 2012

Este fim de semana Coelhos Audiovisuais, uma empresa de referência na fotografia e no vídeo «made in Terras de Bouro», estará no Braga Noivos 2012.
A Revista Noivas de Portugal, líder no setor da imprensa nupcial, é patrocinadora da Braga Noivos desde a sua 1ª edição. Todos os anos tem oferecido prémios e este ano, também, não foge à regra. Vai oferecer, em parceria com a organização do evento, um magnífico vestido de noiva da criadora Micaela Oliveira.
Para se habilitar a ganhar este maravilhoso prémio basta visitar a próxima edição do evento nos dias 26, 27, e 28 de Outubro 2012, no Parque de Exposições de Braga.

Ermida: helicóptero foi chamado para "salvar" ambulância por engano

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica foi deslocado, na tarde desta sexta-feira, para a localidade de Ermida, em Terras de Bouro, por engano. Segundo os serviços de Proteção Civil de Braga, não era um doente, mas uma ambulância em serviço com um doente no seu interior que estava "mal", pois não conseguia subir a encosta de um monte e, por isso, necessitava de um reboque.
Durante a tarde desta sexta-feira, um homem que cortava árvores num monte em Ermida, Terras de Bouro, acabou por ser atingido por uma pedra que, devido à humidade do terreno, resvalou pelo piso íngreme, atingindo-o.
Uma ambulância da Cruz Vermelha foi chamada ao local, onde a equipa médica de socorro lhe prestou os cuidados necessários e estabilizou a condição de saúde do homem.
Contudo, porque necessitava de receber tratamento hospitalar, a equipa da Cruz Vermelha meteu-se a caminho. Só que, devido à inclinação do terreno e ao facto de o piso estar molhado, a ambulância "patinava", acabando por ficar retida no local.
E foi durante o pedido de ajuda que o mal-entendido se gerou. Assim, em vez de um reboque, acabou sendo deslocado para o local um helicóptero com uma equipa médica.
Apesar da situação do doente estar estável, a segunda equipa aproveitou para reconfirmar o diagnóstico feito, enquanto se aguardava a chegada do reboque.
Fonte: Jornal de Notícias, em 26-10-2012

Câmaras do Vale do Homem preocupadas com transferência da delegação de Agricultura

Os municípios de Amares, Terras de Bouro, Vila Verde e Vieira do Minho reuniram com o director regional de Agricultura e manifestaram a sua preocupação pelos quatro concelhos terem sido ‘transferidos’ para a delegação do Alto Minho, sediada em Vila Nova de Cerveira, no âmbito da reorganização dos serviços do Ministério da Agricultura.
Numa reunião realizada, no dia 24 de Outubro, nos Serviços Regionais da Agricultura do Norte, em Braga, as câmaras municipais dos concelhos do Vale do Homem, representadas pelos seus presidentes e vice-presidentes, receberam garantias que «a alteração da distribuição dos concelhos por diversas delegações é meramente administrativa e que nenhum agricultor destes quatro concelhos terá de se deslocar a Vila Nova de Cerveira para tratar de qualquer assunto, pois os serviços situados em Braga continuarão a funcionar e a dar todas as respostas e apoio aos agricultores».
O Director-regional acrescentou ainda que «será reforçada uma resposta de proximidade pois o principal objectivo da reorganização dos serviços é prestar um serviço mais próximo das populações».
Fonte: Vilaverdense, em 26-10-2012

Mudança da hora em 2012

No dia 28 de Outubro de 2012, tem início o período de "Hora de Inverno".
Assim, os relógios irão ser atrasados de 60 minutos às 2h00 da madrugada de Domingo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 1h00.
Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 1h00 da madrugada de Domingo, dia 28 de Outubro, passando para a meia-noite (00h00).
Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa

Vilar da Veiga comemora dia de S. Martinho

O Largo da Junta de Freguesia de Vilar da Veiga acolhe, no próximo dia 11 de novembro, pelas 14h30, mais um uma tarde de S. Martinho. Este ano, a organização será tripartida, entre o Clube Frente Cultural, o Agrupamento de Escuteiros Pedra Bela e a Comissão de Festas de S.to António.
Fonte: Portal da Imprensa Regional

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

José Manuel Fernandes diz que programa Erasmus está em risco

O Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes desafiou, hoje, os estados-membros da União Europeia a assumirem os seus compromissos e a assegurarem os pagamentos devidos, no âmbito da discussão sobre os problemas de financiamento que estão a pôr em causa a viabilidade do programa Erasmus.
Numa intervenção no plenário do Parlamento Europeu, que decorre em Estrasburgo, José Manuel Fernandes sublinhou a importância do programa Erasmus para os jovens e para a União Europeia, lamentando a postura do Conselho na insistente opção de subfinanciamento do orçamento comunitário, que levou agora à situação de falta de recursos para cobrir despesas aprovadas e efectuadas.
Em causa está a necessidade de um orçamento rectificativo para reforçar as despesas de pagamento, no valor de 9 mil milhões de euros, e com um reforço de dotação para o Erasmus de 90 milhões de euros.
O Eurodeputado manifestou o desejo de que este «programa prioritário, que tem sido absolutamente fundamental para a afirmação do projecto europeu, continue», sublinhando ainda os votos para «que o Conselho, para futuro, não volte a criar dúvidas sobre se vai ou não pagar aquilo a que se comprometeu e que assumiu».
Fonte: Vilaverdense, em 25-10-2012

A importância da família na promoção da alimentação saudável

Disponibilizamos texto do terrabourense José Guimarães Antunes publicado hoje no “Correio do Minho».
No dia 19 de outubro último, a Direção Geral de Educação (DGE) enviou às escolas o documento «Bufetes Escolares – Orientações» que procede à revisão da Circular n.º11/DGIDC/2007 e altera aspetos a observar na organização, funcionamento e oferta do bufete escolar.
Enviou, também, o documento «Alergia Alimentar» feito em parceria com a Direção Geral da Saúde (DGS) e com a colaboração de Faculdades, Instituições e Sociedades Científicas na área da saúde da nutrição e alergologia.
Devido ao crescente aumento do número de crianças e de jovens com alergias e com intolerância alimentares, pretende-se facultar às escolas um referencial sobre diversas alergias, nomeadamente a alergia ao leite, ao ovo, ao trigo, ao amendoim e aos frutos de casca rija, a marisco e a moluscos, a peixe e a soja. Para além da indicação das alergias alimentares e das suas manifestações, enumeram-se os alimentos a excluir, as preparações culinárias/receitas onde podem aparecer, os alimentos processados que podem conter os alergénicos e apela-se à leitura atenta dos ingredientes das rotulagens.
Com o referencial «Alergia Alimentar», pretende-se prevenir a ocorrência de reações alérgicas restringindo-se alimentos diretamente responsáveis pelas alergias bem como conhecer os ingredientes que compõem uma receita ou preparação culinária para evitar alimentos que possam conter algum alergénio na sua composição. Alerta-se, ainda, para a importância da leitura e interpretação de rótulos alimentares para se verificar se contêm alergénios ocultos.
No que concerne à oferta do bufete escolar, a DGE insiste nos géneros alimentícios a promover, nomeadamente nas frutas, no pão mistura, no pão elaborado com farinhas escuras e nos sumos de fruta naturais. Salienta, ainda, que os géneros alimentícios a promover apresentam baixo teor de açúcares, reduzido teor de gorduras (lípidos), elevado teor de fibras e de antioxidantes e reduzido teor de sódio.
Há muito tempo que se promovem no bufete da Escola EB 2,3 de Palmeira géneros alimentícios saudáveis. Mas, infelizmente, os nossos alunos consomem pouco leite «branco» apesar deste ser disponibilizado há anos, gratuitamente, no bufete.
Também já, por inúmeras vezes, se incentivou o consumo de fruta, disponibilizando-a de forma apelativa e a um preço simbólico. Raros são os nossos alunos que optam pelo pão mistura ou elaborado com farinhas escuras, pelos sumos de fruta e pelos iogurtes naturais.
De facto, o baixo consumo de vegetais e de fibras, o excesso de açúcar, de gorduras saturadas e de sal faz com que muitos dos nossos alunos não tenham uma alimentação saudável. E se juntarmos a um comportamento alimentar errado o elevado número de horas que passam defronte da «caixinha mágica» vendo televisão, no quarto, até altas horas da madrugada, as horas ininterruptas nos jogos eletrónicos do computador e da playstation o que lhes aumenta as horas de sedentarismo, então, o problema atinge outra dimensão.
É fundamental e urgente que em casa se promova uma nutrição equilibrada, sensibilizando os jovens para a necessidade de alterar hábitos e práticas de vida sedentárias e, ainda, consciencializando-os para a prática regular do exercício físico.
Apelo aos pais que sensibilizem e incentivem os filhos à prática do desporto escolar, nomeadamente que os inscrevam no atletismo, no golf e no badminton na EB 2,3 de Palmeira.
O envolvimento da família é imprescindível para conseguirmos que os nossos alunos tenham uma forma de vida sã. Com exercício físico e a aquisição de hábitos de uma alimentação saudável evitaremos o aparecimento da diabetes tipo 2, da hipertensão arterial e do colesterol, entre outros.
Juntos, escola e família, poderemos prevenir a obesidade. Compete-nos, com o apoio dos pais, evitar que os nossos alunos troquem a refeição servida na cantina por um pacote de batatas fritas vendido no quiosque!
Fonte: Correio do Minho, em 25-10-2012