quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Segurança reforça desenvolvimento económico

A segurança e a luta contra a criminalidade assumem um papel determinante para o desenvolvimento económico. A ideia ficou bem patente no workshop ‘Segurança no Comércio’ que o comando do posto da GNR de Vila Verde promoveu na Escola Profissional Amar Terra Verde e que juntou mais de uma centena de empresários do concelho.
Numa iniciativa que contou com a colaboração da Associação Empresarial de Vila Verde (AEViVer), militares e investigadores da GNR explicaram os melhores procedimentos, tanto a nível da prevenção como da reação perante as situações de risco, para reforçar a segurança de bens e pessoas.
À iniciativa juntaram-se políticos, que deram conta da importância da segurança para a estabilidade social e dinamização económica da região e não só. O eurodeputado José Manuel Fernandes falou mesmo do impacto da segurança e da paz no projeto de construção europeia e da dinamização económica da UE nos últimos 60 anos, aproveitando ainda para dar conta da força das PME’s na economia nacional e europeia.
“Em Portugal, as PME’s representam 99,9 por cento das empresas, o que evidencia bem, a importância do comércio e serviços. E este setor assume 56% do PIB da União Europeia, que é o maior bloco comercial do mundo”, destacou o eurodeputado, chamando a atenção para o impacto da criminalidade na confiança e capacidade empreendedora dos empresários. E sobretudo dos comerciantes.
A segurança enquanto “valor fundamental na defesa dos valores, da liberdade e da democracia” foi também sublinhada pelo deputado à Assembleia da República, João Lobo, que enalteceu a disponibilidade da GNR para abordar frontalmente as questões ligadas à prevenção e combate da criminalidade
Proximidade
Na sessão, o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, destacou a importância de ter em execução, no terreno, um plano de segurança para proteção de empresas e pessoas, sublinhando que esta problemática é também de extrema importância para a formação positiva do conselho e para favorecer a sua dinâmica económica.
O autarca manifestou ainda a disponibilidade do município para colaborar em ações de sensibilização de outros estratos sociais e outras questões ligadas à criminalidade, como as burlas e medidas de reforço de segurança para idosos e crianças.
A ideia foi bem acolhida pelo comandante distrital da GNR, Coronel Mota Gonçalves, que fez questão de vincar a disponibilidade total da Guarda para colaborar com as instituições e as pessoas. A proximidade e a prevenção são estratégias que considerou fundamentais para garantir um clima de segurança e confiança na sociedade.
Na sessão, o comandante da GNR de Vila Verde, Vítor Esteves, explicou que o workshop se insere no programa nacional ‘Comércio Seguro’, onde se pretende reforçar uma intervenção de maior proximidade com a população. Nesse sentido, salientou o reforço de policiamento, durante este Verão, em zonas fluviais, de lazer e de recreio, e parques infantis.
No que toca aos conselhos aos comerciantes, coube ao cabo Cunha, chefe da Equipa de Investigação e Inquéritos, falar sobre procedimentos para prevenção de atos ilícitos nos estabelecimentos comerciais, como a colocação de gradeamento, fechaduras seguras, portas e janelas sólidas, “e sempre devidamente fechadas”.
Recomendou ainda a instalação de sinalizadores de som nos acessos a loja, alarme eficiente e sistema de videovigilância aliado a boa iluminação. Aconselhou ainda a que se evite rotinas e o acumular de elevadas quantias em dinheiro, seja na loja ou nos depósitos bancários.
No que toca a reação perante os crimes, o Guarda Soares, da Equipa de Investigação e Inquéritos, fez questão de sublinhar a reação para, “em caso algum, disparar armas”. Convém manter-se calmo e concentrar-se na observação do assaltante e pormenores, sem nunca olhar diretamente para o marginal, para além de avisar GNR logo que possível. A prioridade máxima é a integridade fisica, pelo que não se deve reagir às ameaças dos assaltantes, nem mesmo à sua saída. E deixou uma mensagem: “A vida é o bem maior: os bens materiais podem ser recuperados, mas a vida não”.
Mais atenção aos acidentes de trator
O eurodeputado José Manuel Fernandes aproveitou o workshop ‘Segurança no Comércio’ para desafiar a GNR a uma intervenção mais atenta aos acidentes de trator, com particular incidência no Minho. “Devemos ser a zona do mundo em que mais pessoas morrem em acidentes de trator. Temos que fazer alguma coisa”, afirmou José Manuel Fernandes, queixando-se que tem deparado com alguns problemas para ter acesso a números e estatísticas sobre este tipo de acidentes. O comandante distrital da GNR, Coronel Mota Gonçalves, manifestou-se sensibilizado para a questão e prometeu analisar o problema.
Fonte: Terras do Homem, em 30-08-2012

Sem comentários: