domingo, 5 de agosto de 2012

S. Bento da Porta Aberta: Peregrinos em segurança

Sete alunos da Escola Padre Martins Capela, de Terras de Bouro, acompanhados de 10 militares do Destacamento Territorial (DTER) da Póvoa de Lanhoso da GNR, distribuíram ontem de manhã, vários panfletos com conselhos sobre segurança às centenas de peregrinos que rumaram ao santuário de São Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro.
A iniciativa faz parte dos programas especiais de segurança que têm sido levados a cabo, pelo DTER da GNR da Póvoa de Lanhoso, conforme explicou o Alferes Mouta.
“Temos realizado várias acções de segurança relacionadas com a Fé, o comércio e as escolas. Esta acção designa-se Fé Segura e visa informar os peregrinos e os condutores para a circulação em segurança”, afirmou o responsável da GNR.
Entre os vários conselhos dados aos peregrinos, a GNR faz apelos para que “não beba bebidas alcoólicas e caminhe em linha pela berma da esquerda. Os automobilistas devem circular com cuidado tendo em co nta a presença de pessoas na via”, referiu o Alferes Mouta.
No que diz respeito aos alunos da Escola Padre Martins Capela, a actividade serviu, também, para “estimular o convívio com outras pessoas e torná-los mais conscientes para estas acções de segurança”, afirmou Filipa Moreira, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Terras de Bouro.
Mensagem bem aceite
Os peregrinos aceitaram de bom grado a mensagem divulgada. “Tudo o que sirva para dar mais segurança é bom”, diz Jorge Martins, oriundo de Proença-a-Nova.
Para Leonídio Silva, residente em Valença, “é importante as pessoas saberem como devem andar na estrada. Isto é uma romaria e não deve ser motivo de tragédia.”
Acabado de chegar de Guimarães, Vitor Pereira, refere que “são bons conselhos para andar na estrada”, mas lamentou que nem todas as pessoas cumpram as normas de segurança.
Fonte: Correio do Minho, em 5-08-2012

Sem comentários: